segunda-feira, 3 de outubro de 2011

É uma tristeza ver como se encontra ...

o país que me acolheu, após ter sido libertado das garras da ditadura.

Foi para isto que eu e milhares como eu, lutamos usando as armas que cada um tinha e podia? Não, não foi, mas até ao fim dos meus dias irei continuar a lutar e ajudar/ensinar quem me rodeia para que não caiam nas malhas da depressão!

Digam o que disserem, para mim uma das figuras mais hipócritas, após o 25 de Abril e já num governo formado, foi e é Mário Soares. Os mais sabedores da matéria podem vir com retóricas, ou até os filiados no PS que, eu sendo apenas um mero peão mas que senti na pele o resultado das suas ideias, não retiro uma única virgula no que toca a este senhor, cujos interesses pessoais ou partidários estiveram sempre em primeiro lugar. Talvez já se tenha esquecido que foi pai da péssima descolonização de Angola, dos anos de governação de 80 a 86 e da brilhante ideia de entrarmos na CEE, hoje UE, sem nunca ter consultado o povo. Porque será? A troco de quê?

Não, jamais estendo-lhe o tapete vermelho...e só desejo que se dedique exclusivamente à família, felizmente bem na vida sem sofrerem na pele as brilhantes alterações laborais, judiciais, económicas etc. e tal, feitas pelo seu partido que de partido já nada tem, como outros, que a meu ver, há que alterar o nome para "estilhaçado".

Mas há muitos mais no cenário político português e venham atrás de mim se faz favor e tentem não sair do trilho:
PIIIIIIII...apita o comboio

- Aos comandos o Sr.Cavaco Caladinho...mas sem saber ou dizer o destino, vai avisando que se compre produto nacional quando estamos todos de tanga porque na:

1ª- Carruagem Vip: Durão Barroso-saltou-do-barco-que-metia-água-por-todo-o-lado-e-foi-afundar-a-UE-e-cá-substituído-pelo-D.Juan Percebe-que-agora-é-das-Misericórdias-e-na-UE-juntou-Vítor-Constâncio-Portugal-falhador(existe?)-na auditoria-ao-BPN-deixando-a-SLN-de-fora pudera- e-que- como 2º.-do-BCE-não-tarda-dá-o-berro-a-não-ser-que-Guterres-com-o-seu-ar-de-bom-samaritano-desvie-para-cá-algumas-ajudas-humanitárias-num -Tratado-de -Lisbon-cujas-450 páginas-devem-dar-para-uma-parte-da-viagem-deste-comboio-com-rodas-quadradas-e-que-só-funciona-para-alimento-de-reformas-mais-reformas-e-tachos-e- tachos-com-generais-à-mistura-que-não-percebo-porque-os-consideram-Vip's!

2ª. Carruagem de 1ª.Classe: Governação-laranja-com-o-mais-africano-de-Massamá-e-com Portas-felizmente-com-dois-ou-três-Ministros -Janelas-Renovadoras-dignos-credíveis-mas-que-todos-tentam-através-do-povo-sacrificado-fazer-cumprir-as-ordens-da-Troika-mas-ainda-não-satisfeitos-porque-um-tal-Jardim-andou-na-plantação-do-sabe-se-lá-o-quê-veio-tramar-ainda-mais-a-laboriosa-manutenção-deste-comboio-com-mais-ladrões-onde-o-crime-tem-sido-recompensado-e-gestões/direcções-danosas-que-falham-mas-não-largam-o-tacho-pois-é-mais-simples-despedirem-o-povinho-que- deu-sempre-o-seu-melhor-numa-prova-mais-que-provada-porque-se-assim-não-fosse-toda-esta-malta-da-pesada-já-tinha-ido-com-a-TROIKA!

3ª. Carruagem de *****: os-reformados-uma-geração-à-rasca-os-que-deveriam-ser-mesmo-subsidiados-mas-que-não-são-em-prol-de-outros-que-dão-lustro-às-esplanadas-feiras-que-nunca-fizeram-a-ponta-de-um-corno-e-ou-nunca-pagaram-e-ou-pagam-impostos-os-desempregados-os-polícias-portagiratória-ladrões-criminosos-os-deficientes-e-os-deficientes-das-forças-armadas-das-antigas-colónias-Ponto!

Portugal é um país de ladrões de toda a espécie, onde o crime tem sido recompensado, tem direcções/gestões que são uma nulidade subindo à custa de quem de facto "é bom"!Tenho esperança porque ACREDITO na actual ministra da Justiça! A ver vamos!

Para terminar...não poderia estar mais de acordo com:

(...)"Mentirosos a governar"

Defendeu ainda que uma eventual ação judicial deveria incidir sobre os governantes dos últimos 10 anos.Era seleccioná-los, porque houve uma data de mentirosos a governar", argumentou. (...)Alegou que o caso da Madeira "só existe" porque Portugal "chegou ao estado de abandalhamento completo" e que a questão só foi tornada pública dado o período eleitoral na região autónoma."É fruto muito de haver eleições agora. Se não houvesse isto passava relativamente bem", afirmou.

"Rouba-se aqui. Rouba-se acolá" (...)"antes da Madeira, houve várias Madeiras" em Portugal. "Por toda a parte se nota que falta dinheiro aqui e ali. Rouba-se aqui. Rouba-se acolá. Nunca ninguém é julgado. Nunca ninguém presta contas. Eu atribuo uma importância relativa à Madeira", sustentou. Sobre eventuais novas "surpresas" em termos de dívida escondida, (...)que em Portugal "tudo é possível em matéria de dinheiro" num Estado "onde realmente não há rigor, não há seriedade, não há verdade".Medina Carreira in-EXPRESSO-20/09/2011

«Portugal não é um país de futuro para jovens» e as únicas saídas profissionais estão no estrangeiro" Marinho Pinto

Uma certeza eu tenho, vamos sair desta "pessegada", como não sei...só sei que será mais rapidamente do que muitos julgam... pelas mãos de milhões de jovens atentos, preocupados, empenhados, honestos, empreendedores e com esperança... ao invés de outros que se banqueteiam apenas com futebol, novelas, fado e arruaças!

17 comentários:

  1. É tudo muito relativo.
    Por exemplo, Medina Carreira.
    O homem já esteve no governo e o que fez? Zero!

    Há clientes para as várias carruagens.
    Mas alguém haveria de ser colocado na frente do comboio para ser o primeiro a sentir o impacto e a dor.
    Esse alguém tem um nome: Mário Soares.
    Mas há muitos concorrentes figurões que estão em condições de emparceirar com esse trafulha.

    Um homem existiu que faria obra séria e a sério mas a quem não foi permitido "aquecer os motores".

    Não sendo eu social-democrata tenho que me curvar perante o prestígio de Sá Carneiro.
    Não tivesse acontecido "o acidente" e hoje teríamos um País diferente para melhor.

    ResponderEliminar
  2. Observador
    Quanto a Medina Carreira, sei que foi ministro das finanças no I Governo Constitucional, mas abandonou em 1978 por divergências na governação e incluindo do partido que era do PS.
    Saí de Angola em 1975, rumo Brasil e só cheguei a Portugal onde fiquei até hoje em meados de 1979. Daí não saber exactamente o que fez, mas ao ler a sua biografia, só o facto de sair por estar contra a governação...já me diz algo mais do que ZERO!

    Mários Soares já disse o que disse e muito ficou por dizer onde incluiria o seu filho e a sua amada esposa numa época em que foi "sei lá" da Cruz Vermelha...enfimmmm! Igual a este há mais sim senhora...mas não havia mais cadeiras no comboio:):):):)

    Também ainda escrevi sobre Sá Carneiro, esse sim, um grande senhor que se fosse vivo e visse o actual PSD morreria de susto. Acidente? eu diria cilada mortífera onde ninguém escapou...mas resolvi apagar e só falar dos tubarões oportunistas que estão vivos, embora não seja de nenhum partido, mas um pouco de todos, porque em todos há gente que sabe o que faz e é honesta, que não gosta de holofotes mas são abafados pela escumalha!

    Gostaria de um dia ler uma compilação das "trocas e beldrocas" feitas pelos políticos...preto no branco...incluindo o que roubaram, os seus bens patrimoniais antes e depois de...etc e tal:)

    Toma lá um abraço rapaz nada "relativo" mas sincero:)

    ResponderEliminar
  3. muita política...

    já desisti há muito de tentar compreender aquelas danças da cadeira.

    ResponderEliminar
  4. Escreveste tudo e muito bem!
    Parabéns!
    Bejocs

    ResponderEliminar
  5. Não creio que consigamos sair deste atoleiro assim tão rapidamente. E, reitero, a culpa de estarmos nesta triste situação é nossa enquanto povo. Adoramos quem esturra o nosso dinheiro e depois, quando a conta nos é apresentada, chamamos-lhes nomes. Por mim, e admito que até possa estar errado, não vamos a lado nenhum enquanto todos não pagarem as dividas. Se calhar, para falar apenas do que conheço, se as 308 câmaras fossem obrigadas a pagar os 11 mil milhões que devem quase que dava para a correcção do déficit deste e do próximo ano...

    ResponderEliminar
  6. Pois eu tenho de lhe dizer que não concordo de todo com a análise que faz a Mário Soares com o devido respeito que lhe devo a si. Sei que não a farei mudar de opinião mas já agora lhe digo:
    1) Nunca tive nenhum cargo politico ou beneficiei de nada que me fosse dado por algum poder publico.
    2) A minha opinião é totalmente imparcial e independente embora politicamente me considere mais de esquerda do que de direita
    3) Se no verão de 75 não tivessem existido Mário Soares, Sá Carneiro, Freitas do Amaral e alguns outros Portugal tinha mergulhado numa guerra civil parecida com a que ocorreu em Espanha em 1936 com as consequências correspondentes em sangue e quebra da unidade nacional.
    4) Não apaga isto os erros cometidos e os sofrimentos infligidos, as injustiças perpetradas que ainda hoje não foram corrigidas. Isso também é verdade, a minha esperança é que um dia o estado português reconheça o dever que tem nesse capitulo.
    5) Do resto, da apropriação de bens públicos para beneficio privado não falarei porque isso é caso para ser julgado noutros fóruns. Não tenho conhecimento suficiente para ter opinião.

    Desculpe o desacordo em casa sua sobretudo em tema que vejo sensível para si. Não levo a mal que opte não publicar.

    ResponderEliminar
  7. Estou na torcida, Fatyly!! Se o povo se une por um ideal, ele se fortalece e vence!! ;) Boa semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  8. Fatyly, um assunto off-topic: Estou ouvindo Rodrigo Leão e adorando, conhece? Se não, ouve no youtube e depois me fala se gosta. + Beijus,

    ResponderEliminar
  9. Lúcia
    éde facto "muita política" e eu vou acompanhando as danças das cadeiras, tal "cubo mágico", com calma, nem todos os dias...porque de facto cada vez mais o cubo se embaralha nas mesmas cores:)

    Toma um abraço sincero

    ResponderEliminar
  10. Wind
    Obrigado:):):):)

    Toma um abraço sincero

    ResponderEliminar
  11. Kruzes Kanhoto
    Subscrevo inteiramente o que dizes...porque os maiores caloteiros "e sem direito a penalizações" é o próprio Estado e a culpa é de quem vota neles a troco sabe-se de lá...

    Toma um abraço sincero

    ResponderEliminar
  12. Fernando Vasconcelos

    Obrigado pelo teu comentário já que respeito todas as opiniões e gosto que as exponham sem medos, porque só num debate a sério é que se aprende mais.
    Ora vamos lá...

    "a minha esperança é que um dia o estado português reconheça o dever que tem nesse capitulo." também é a minha e até hoje ninguém narrou a pouca vergonha que foi, por exemplo a descolonização de Angola (das outras colónias não sei), quando na imensão de Angola, o MPLA partido amiguinho do Mário Soares & Pandilha dominava apenas Luanda e Cabinda. Os acordes foi "despachar para receber em troca o quê?" é fácil de saber. Para quem nasceu lá e ou foi para lá muito novinho, eramos totalmente contra a ida de tantos jovens militares do continente, metrópole como chamavamos, tanto nos fazia sermos comandos por brancos, pretos ou mestiços...queriamos era paz e as ordens do Continente e aqui entra o "Rosa Coutinho" quem nem se atreveu a deixar a fuzeta fundeada ao largo de Luanda...fez o que fez e pintou a manta de sangue e mais sangue!

    "Se no verão de 75 não tivessem existido Mário Soares, Sá Carneiro, Freitas do Amaral e alguns outros Portugal tinha mergulhado numa guerra civil parecida com a que ocorreu em Espanha em 1936 com as consequências correspondentes em sangue e quebra da unidade nacional."

    Com Sá Carneiro o figurino seria outro e porque o limparam? No verão de 75 ainda eu lá estava embrulhada numa guerra civil, que como todas, são terríveis e vi tropas infiltradas vindas de onde? Ordem? matar, recolher obrigatório e tudo o que mexia atirar! Luanda tinha várias fronteiras e para circularmos, por circulava àprocura de algo para comer...éramos vistoriados e sei lá mais o quê e tudo ao som do matraquear da guerra. Quem explica isto? Mário Soares dizia na rádio: venham porque vos recebemos de braços abertos...vieram (eu vim de passagem apenas) e metidos em pensões, hoteís e abrigos é certo que ajudaram, mas também é verdade e revoltei-me sobre o comportamento de milhares que vieram. Alguma vez os que viviam cá tinham culpa de levarem com essa onda gigante de gente enfurecida e esfomeada? Havia necessidade? Claro que não...teria sido bem melhor o diálogo, um governos de transicção e eleições democráticas, isto lá.
    Quem ganhou com toda aquela atrocidade? Como é que esses senhores têem a distinta lata de darem lições nos e sobre os cenários actuais?
    Já agora...algum Pidesco foi julgado? Onde estão os mandantes portugueses da guerra?
    Dou-te só um pequeno exemplo: quando saí de Angola Valentim Loureiro era um mero furriel que depois foi para o raio que o parta...e quando chego a Portugal...minha nossa...Major????
    O único que falou um pouco da realidade e que no seu último livro foi condenado pelos ex-combatentes (a ideia deve ter vindo dos reformados barrigudos e anafados) com uma frase que escreveu - MAS REAL - foi esse grande ser humano Lobo Antunes, uma peça fundamental pois eu que visitava semanalmente o hospital militar, sabia que havia tanta gente que pensava como eu - turras? havia e hoje são eles os mais turras dos turras!

    Sobre os bens também desconfio de tantos...basta estar atento que até um cego vê e sabe!

    Agradecida pela tua presença e volta a dizer o que pensas.

    Toma um abraço sincero!

    ResponderEliminar
  13. Luma Rosa
    Tal e qual!

    Sim, adoro e oiço imensas vezes Rodrigo Leão!

    Toma um abraço sincero

    ResponderEliminar
  14. FATYLY (linda mulher de branco)

    Devido à bicheza (vírus) que penetrou no meu sítio fui forçada a mudar...
    este é o meu novo link: avogieaspulgas.blogspot.com

    muitos temkiús e meni kis :=)

    ResponderEliminar
  15. Tal e qual, Fatyly.
    Eu posso confirmar.
    Um beijo amigo.
    Kao.

    ResponderEliminar
  16. Avogi
    Já vi e inclusivé na barra lateral o link foi alterado:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  17. Kao
    só quem passou por elas, é isso mesmo!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar