quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Besta Célere - Alexandre O'Neill



















Há quem lhe chame, por brincadeira, besta célere para caracterizar a qualidade mediana (tomada por média) desse produto cultural (agora é tudo cultural!) e, ao mesmo tempo, a rapidez com que ele se esgota em sucessivas edições. O best-seller é um produto perfeita (ou eficazmente) projectado em termos de «marketing» editorial e livreiro. É para se vender - muito e depressa - que o best-seller é construído com os olhos postos num leitor-tipo que vai encontrar nele aquilo que exactamente esperava. Nem mais, nem menos. Os exemplos, abundantíssimos, nem vale a pena enumerá-los. Convém não confundir, pelo menos em todos os casos, best-seller com «topes» de venda. Embora seja cabeça de lista, o best-seller tem, em relação aos livros «normais», uma característica que logo o diferencia: foi feito propositadamente para ser um campeão de vendas. A sua razão de ser é essa e só essa. E aqui poderia dizer-se, recuperando o lugar-comum para um sentido sério, que «o resto é literatura».

Estou a pensar em bestas céleres como Love Story ou O Aeroporto. Não estou a pensar em «topes» de venda como O Nome da Rosa ou Memórias de Adriano. estes últimos são boa, excelente literatura que, por razões pontuais e, muitas vezes extrínsecas à sua própria leitura, conheceram grandes êxitos de venda, o que é bastante diferente. Enquanto o best-seller é esquemático, quer dizer, não comporta mais do que o necessário, em termos de ingredientes, para comover (ou motivar, como é costume dizer-se) os simplórios, o livro «normal» nem pensa nisso. Nascido de uma necessidade interior, o livro «normal» chega ao leitor de dentro para fora. O best-seller é exactamente construído ao contrário: chega de fora para dentro ou, até de fora para fora, visto que a sua penetração no leitor não é nenhuma, ao passo que a sua propagação é imensa.

Habitualmente, o best-seller, ao fim de alguns anos, está esquecido ou, então, foi posto em cinema ou em TV e será, durante uns tempos, ainda lembrado, quase nunca em termos de literatura, que não é, mas apenas de história. O cinema ou a TV não podiam senão tornar ainda mais liso o que liso e correntio era.
Editores com o sentido da oportunidade aproveitam, então, para lançar ou desenterrar tiragens. que às vezes se vendem, outras não, mas sempre com a inevitável cinta: Um grande sucesso agora no cinema (ou na TV). Alimentam, deste modo, curiosidades menores do público: saber com antecipação o que vai acontecer (caso das séries televisivas, aliás «adiantadas» na Imprensa diária e semanal) ou ver até que ponto o cinema respeitou ou não respeitou a história original.

O best-seller é feito a pensar num leitor «espremido» por computador e serve a esse leitor tanto quanto lhe pode servir qualquer objecto de conforto. É um típico produto da chamada indústria cultural. Toma, exteriormente, a forma de livro para melhor se confundir com os verdadeiros livros. É uma espécie de ornamento (do espírito, da estante ou do caixote do lixo...) e cumpre, quase sempre, o seu papel, virada a última folha.
O best-seller pode ser preparado com muita habilidade e, para os desprevenidos, constituir, até, uma obra de qualidade. A propaganda fará o resto. Mas isso será só ilusão. O best-seller tem a qualidade apenas necessária para não comprometer a quantidade que alcançou ou deseja alcançar. Esse é o seu verdadeiro objectivo: quantidade e mais quantidade.
Hoje, que a literatura integra áreas cada vez mais vastas, uma há que não poderá integrar, a do best-seller, sob pena de se trasnformar no contrário de si mesma: o fabrico e o consumo de um produto que por acaso se chama livro.

Alexandre O'Neill, in "Uma Coisa em Forma de Assim"

(Poeta e escritor português, nascido em Lisboa a 19 de Dezembro de 1924 e onde faleceu a 21 de Agosto de 1986)

8 comentários:

  1. Ora, o homeme nasceu no mesmo di aque eu, só visto. Vou começar a afazer alarido da data : Ei, eu nasci no mesmo dia, em anos À frente, do poeta Alexandre, não sabes? Alexandre, a besta . E vivó velho
    kis :=)

    ResponderEliminar
  2. Fatyly

    Tens que fazer um "post" sobre o teclado da AVOGI.

    Deve estar tão degradado que nem consigo imaginar.

    :)

    Alexandre O'Neill foi um grande escritor.

    ResponderEliminar
  3. Avogi
    Olha lá o pedido do amigo Observador, realmente mulher tens que mudar as pilhas ao teclado:):):)

    e Alexandre, a besta????? porquê mulheriiiiiiii deves ter lido mal:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  4. Observador
    Fizeste-me rir à gargalhada, o que queres com tanta pulga a coceira deve ser enorme hehehehehehe:)

    Para mim foi de facto um grande escritor.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Ele é sem dúvida um dos meus top escritores, porque o é com um "E" muito grande.

    ResponderEliminar
  6. Mfc
    para mim também e é mesmo com "E" imensamente grande!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar