terça-feira, 19 de junho de 2012

Guerra Junqueiro...sempre actual!

"(...) Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas.
Um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai.
Um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.

Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não discriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este, criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.

A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.

Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se amalgamando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento - de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar (...)."

in- Guerra Junqueiro, “Pátria”, Portugal - 1896.

10 comentários:

  1. Disseste tudo.
    "Guerra Junqueiro sempre actual".

    ResponderEliminar
  2. Desta análise, apenas dúvido da Humildade ... de resto está certo. É apenas mais uma prova do atraso que temos na nossa sociedade lusa. Somos um povo que historicamente, temos muitas ideias e ideiais, projectos não nos faltam, iniciativa e coragem, mas depois disciplina e resiliência para conseguir terminar ou atingir os objectivos... está quieto.
    E ASSIM SE VAI VIVENDO NESTE CANTINHO À BEIRA-MAR PLANTADO.
    Gostei. Já Eça também "adivinhou"...

    ResponderEliminar
  3. Diz-me onde andam os burgueses, tb quero ser burguesa kis .=)

    ResponderEliminar
  4. Observador
    Incrivelmente...actual!

    beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Wind
    é mesmo, tal e qual e ainda dizem que a história não se repete!

    beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  6. Faires
    Uma análise certeira porque como em tudo tem que haver "humildade".

    Quando dizes: "temos muitas ideias e ideiais, projectos não nos faltam, iniciativa e coragem, mas depois disciplina e resiliência para conseguir terminar ou atingir os objectivos... está quieto." pois temos mas o graça cada vez mais em Portugal são péssimos gestores que além de nada saberem não fazem nada e quantos milhares de portugueses dizem ao chefe, superior, director etc. que algo não deve ser feito assim mas assado e são logo postos na prateleira e ou despedidos?
    O que se passa na função pública? Em vez de haver "humildade" e aceitação e colaboração por parte dos mais velhos em relação aos mais novos, é o contrário e atitudes destas há pouco, diria antes há muito mais por todo o lado.
    O actual governo criticou o anterior e gabava-se que iria ter "um executivo menor"...pois é...já ultrapassou em muito o número e por vezes pergunto o que fez PPC na vida? NADA e no entanto tem pessoas credíveis no governo...mas outros(as)? é só estar atento.
    Para que serve por exemplo o site das Finanças e no que toca ao IRS, IRC e IVA é só trapalhada, e para esclarecimentos além de demorarem para atenderem não resolvem o problema "tem que ir às Finanças locais" e perde-se tempo, e tem que se faltar ao trabalho etc. etc. e chega-se lá afinal não há erro nenhum!
    Agora estende este problema a outros como a justiça e Saúde...e a bola de neve de incompetência e balbúrdia graça e aumenta cada vez mais, quer no público...quer no privado.

    Assim se vai vivendo neste cantinho à beira-mar TÃO MAL plantado.

    Mas vai passar...

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  7. Avogi
    Fizeste-me rir à gargalhada...não digo amiga porque por aí terás resmas de burgueses loll

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  8. Deixo-te um beijo de aplauso, FATYLY, por esta postagem.

    ResponderEliminar
  9. João Menéres
    O meu maior obrigado:)

    Beijos

    ResponderEliminar