segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

DESAFIO Nº. 33 - LIBERDADE














Os homens estão sempre dispostos a coscuvilhar e a investigar sobre as vidas alheias, mas têm preguiça de se conhecerem a si mesmos e de corrigirem as suas próprias vidas.

(Santo Agostinho)

Não há excesso de liberdade se aqueles que são livres são responsáveis. O problema é liberdade sem responsabilidade.

(Milton Friedman)

19 comentários:

  1. Ai balha-me Santo António!

    O Santo Agostinho não conheceu mulheres?

    O Milton - não é o das 5 para a meia noite - é capaz de ter razão.
    Liberdade sem responsabilidade ... estamos nessa.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és tramado..."os homens" é sempre na generalidade, claro que se inclui as mulheres. Eu sabia que ias dizer isso e estive mesmo para pôr, mas depois ainda vinha lá o Santo dar-me na carola:):):)

      Um abração amigo

      Eliminar
  2. Eu acho que o Santo Agostinho falou duma maneira geral. :)

    Em relação à frase do Milton, isso faz-me lembrar o Portugal de hoje, aquele que "nasceu das cinzas" com a revolução de Abril de 1974.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1- Claro que é de uma "maneira geral" porque em tudo há quem não seja assim, certo?

      2- Lá está tu com a pancadite da "revolução de Abril de 1974" que ainda não eras nascido pá, porque jamais queríamos isto e continuo a odiar a ditadura de Salazar. Tira umas férias, vai para as mãos de um ditador e depois de passares umas certas experiências então fala. É que quem viveu uma ditadura tem uma visão diferente...agora o Portugal de hoje é por culpa do povo que elegeu PPC mas já não elegeram os seus comparsas o que é muitoooooooooo diferente.
      Eu não defendo ideais apenas baseados em livros, eu defendo num aprendizado de uma vida..."e a liberdade com ou sem responsabilidade" existem em todos os partidos, locais e até no povo. Porque não comento a maioria das notícias vindas lá dos orientes e asiáticos? Porque não tenho conhecimentos suficientes para tal...excepto atrocidades que são cometidas mas até isso acontece em todo o mundo mesmo sem muçulmanos à vista e até nestes há bons e maus, certo?

      Um abração amigo

      Eliminar
    2. E lá estás tu a generalizar. Eu conheço gente que viveu nos tempos da ditadura e que não pensa como tu, aliás, cada vez é mais unânime em afirmar que noutros tempos é que se estava bem. Portanto, és tu que estás certa e eles estão errados? :P

      Em relação à tua sugestão, diz-me lá que ditadura é que existe no mundo e que seja de Direita. O mais próximo desse conceito é capaz de ser apenas a Singapura, que é uma democracia, mas estilo ditadura mesmo, onde a liberdade anda de mãos dadas com a responsabilidade, e não é por acaso que se trata de um dos países mais desenvolvidos do mundo, muito bem organizado a nível social e com uma (muita) riqueza bastante bem distribuída. E sim, eu já lá estive e vi o progresso de lá com os meus próprios olhos. As ditaduras verdadeiras que existem actualmente são de esquerda: Cuba, Coreia do Norte, etc. Ditadura essa que foi sonhada em Portugal pelo Álvaro Cunhal e os seus camaradas, os mesmos que tentaram de tudo para derrubar o mauzão do Salazar, que tirou Portugal da bancarrota e safou-nos de duas guerras. Talvez tenha sido esse o grande erro do ditador...

      Em relação aos muçulmanos, eu acho que não há nada como estudares mesmo o que é que é o islão. Estuda a sua génese, o que foi que a "religião" fez e tudo. Não é o facto de existirem muçulmanos moderados que invalida a selvajaria civilizacional islâmica. Do mesmo modo que nem todos os ciganos ou negros são maus, também há brancos que não prestam para nada. Há que ter muito cuidado com as generalizações, mas isso não significa que tenhamos que fechar os olhos ou colocarmos duas palas e só vermos o que o politicamente correcto nos pede para vermos.

      As opiniões, como se diz, não se discutem. Mal era se eu acreditasse que os tempos da ditadura eram horríveis só porque as pessoas assim o dizem, sem procurar estudar e saber se as coisas eram realmente mesmo assim. Eu, que já nasci depois de 1974, vejo hoje com os meus olhos um país sem futuro. Prevejo que nem daqui a décadas isto melhorará. Se para ti valeu mesmo assim a pena ter acontecido a revolução dos cravos, e que isto agora é que está um espectáculo assim, fico contente por ti. Mas eu que ainda sou jovem não tenho a garantia de poder viver o tempo que tu já viveste. Por isso que já tracei um rumo alternativo, que é para não apodrecer neste país. E com muita pena minha.

      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Eu não generalizo nada...julgo eu de que...e claro que há opiniões divergentes com o antes e até com o 25 de Abril. Claro que não queria e nem quero o estado actual, aliás já tivemos vários estados todos diferentes balanceando entre PSD e PS, direita, esquerda que nos levaram à ruina e agora O "volver" com o CDS/PP também metido que a meu ver lá vai fazendo algo mas raramente, muito raramente.
      Penso que estamos metidos numa "ditadura de direita (que de direita nada tem) da era moderna", que para ser pior que a esquerda só falta...o que sabes mas caminhamos a passos largos para...

      Quanto ao estudar o Islão, eu tenho mais com que me preocupar e estudaria mais depressa "filosofia, psicologia ou até psiquiatria" para conhecer e perceber melhor a postura de muita gente perante o mundo!

      Procura sim um rumo alternativo porque se "Deus quiser" TERÁS TODO O TEMPO DO MUNDO"...o mesmo desejo para os meus e ficarei eu a apodrecer neste país a não ser que consiga ir para onde me apetecia morrer!

      Beijos

      Eliminar
    4. Hahaha, tu generalizaste sim: tu disseste que "jamais queríamos isto" (ditadura). Obviamente que é um "nós" reduzido, pois há muitos que hoje lamentam o estado em que este Portugal abrilesco se encontra. Eu pessoalmente acredito que as pessoas estão contra a ditadura pelo simples facto de não terem a liberdade, mas esquecem-se das coisas boas que o Salazar fez em nome da nação (viveste em Portugal antes de Salazar? Sabias como estava o país na altura?). É como eu não gostar de cebola e negar as suas características anti-cancerígenas só porque não gosto de cebola.

      Eu não sou a favor da ditadura nem sonho com o regresso dela. Apenas procuro ser coerente e analisar as coisas tal como elas são ou foram. E a verdade mostra-nos que Portugal está mal, caminha para a ruína, não tem futuro e os portugueses vão ainda sofrer muito mais. E isto coloca a legítima questão: vale mesmo a pena termos a bendita liberdade e pagarmos com a falta de um futuro? Que país estamos a querer deixar para os nossos filhos? Teria Salazar deixado o país chegar onde chegou se ainda mandasse?

      Esta "ditadura" não é de direita, não... é de esquerda. O socialismo é um cancro que está impregnado na Europa. As nossas sociedades são cada vez mais multiculturais, mais descaracterizadas, mais heterogéneas. Qualquer dia o povo português desaparece, o branco desaparece e ficam aqui uns seres que tratarão de destruir tudo como fizeram em África. É por isso que eu cada vez mais acredito que o futuro será dos chineses, pois estes não dão abébias aos intolerantes que nós aqui teimamos em tolerar. Entre um futuro islâmico e um futuro chinês, mil vezes o chinês.

      Acho que não perderias nada em estudar e compreender o islão, bem como também o Cristianismo ou outras coisas. Muita gente gosta de falar sobre tudo e mais alguma coisa, a questão é saber se quando o fazem sabem realmente o que é que andam a dizer. Muitas das vezes absorvem mitos e mentiras infundamentadas julgando tratar-se de verdades e correm para as proclamar aos quatro ventos como se fossem os supra-sumos portadores da verdade indubitável. Já dizia Göbells, um ministro do Hitler, que uma mentira depois de muitas vezes repetida torna-se uma verdade.

      Em Abril mudarei de vida. Mas, se Deus quiser, hei-de cá vir porque, apesar de tudo, eu amo Portugal.

      Beijinhos.

      Eliminar
    5. Quem sou eu para te contrariar? E aí alto e paira o baile...eu não generalizo nem meto tudo no mesmo saco, porque quando eu digo "nós" foram os que viveram comigo mais de perto, um grupo gigantesco mas jamais a totalidade de um povo, certo amigo?...e faço minhas as tuas palavras: "Apenas procuro ser coerente e analisar as coisas tal como elas são ou foram." já li muito, mas muito sobre o Islão e o Cristianismo, para além de resmas e resmas de livros filosóficos, poéticos e sobre a "mente e forma do nazismo". Hoje não consigo ler nada disso...tenho mais que fazer e quero lá saber se a ditadura em que estamos metidos é de direita ou esquerda...é simplesmente uma merda (desculpa) e a soberba/ganância dos homens mais dia, menos dia terá a sua sentença final.

      Sou coerente e sobretudo dou espaço a todos que pensam o contrário a mim, em termos de religião, política, fado e futebol!

      "Teria Salazar deixado o país chegar onde chegou se ainda mandasse?" não sei, mas arrisco a dizer que já tinha mandado matar, matar mesmo nos moldes que ele ordenava mas que julgo nunca ter assistido (os actuais vão matando devagar e levando à loucura)todos os deficientes, doentes e velhos hospitalizados ou em lares e os jovens a servir a pátria algures além fronteiras!!!!!

      mas já agora deixo outra pergunta e olhando para as cores políticas do governo:

      Teria Sá Carneiro deixado o país chegar onde chegou se ainda mandasse?

      Venham lá os chineses e acredito que a tua mudança de vida será para melhor e sabes porquê? Porque acreditando no que acredito, tu ( todos com quem troco opiniões) - que não te conheço de parte alguma - és incluindo no "meu pacote de orações" para que sejas/sejam e tenham...o que desejo para os meus, porque para mim não peço NADA e Deus entende-se muito bem comigo e nas baitas das discussões que por vezes tenho com Ele:):)

      Beijinhos sinceros desta velha:)

      Eliminar
    6. Mas tu que estudaste então deves saber muito bem quando e com quem é que surgiu o Estado Social. Sim, foi antes do 25 de Abril. :)

      Sabes, eu acredito que Portugal passou do 8 ao 80. Isto caminhava bem com o Marcelo Caetano, com uma ditadura que caminhava progressiva e lentamente para uma democracia. O 25 de Abril eliminou todos os passos fundamentais da adaptação. O povo não estava preparado para a democracia - se calhar muita gente nem sequer sabia o que é que isso significa -, mas farto de não ter liberdade, festejou nas ruas com cravos. Hoje podemos ver com os nossos próprios olhos que a revolução apenas beneficiou uns quantos e serviu para transformar pulhas traidoras em heróis nacionais. O Mário Soares, que ultrajou a nossa bandeira nacional no estrangeiro e desejou a morte aos seus compatriotas brancos no Ultramar, hoje em dia é visto por muitos como uma espécie de salvador da pátria. Que o sustentem com os seus impostos, pois, que o borrego está gordo que se farta e não há meio de morrer.

      Hoje vivemos uma democracia, não uma ditadura. Os governantes que temos foram eleitos. Quem não votou que votasse. Há muita gente que se abstém de ir votar, preferindo antes ir ao shopping ou à praia durante os dias das eleições. Mas foi para isso que quiseram a democracia? Foi para isso que lutaram para ter o direito ao voto? Para agora não fazerem uso dele? Eh pá, votem nem que seja em branco, mas votem! A democracia em Portugal é uma piada e o povo não tem cultura democrática. Só assim se explica o porquê de votar-se tanto na alternativa. Se o PS faz merda, vota-se no PSD. Se o PSD merda faz, vota-se de novo no PS. Nas próximas eleições ganhará o PS, independentemente de tudo de bom que este governo já fez, mas que importa, as pessoas não querem sofrer, não querem o desemprego a subir, estão fartos do Gaspar e do Passos... para depois passarem a barafustar contra o Seguro (que é o que vai ganhar as próximas eleições) e a sua chusma socialista, como aconteceu com o Sócrates, com o Guterres, etc. E depois é óbvio que o país nunca sairá disto. Como diz o ditado, cada qual tem o que merece. E se hoje estamos como estamos é porque merecemos. Já Júlio César dizia que os portugueses não governavam nem se deixavam governar...

      Tu devias preocupar-te com o futuro dos teus netos. Em que país eles viverão? Com quem eles se darão? Que sociedade eles encontrarão daqui a uns anos? Eu ainda assistirei a muita mudança no mundo, amiga, e espero que tu também. E prepara-te que as perspectivas não são as mais animadoras.

      O que nos vale é que, mesmo que percamos tudo, ficam-nos sempre a esperança e a fé. E como enquanto há vida, há esperança...

      Beijinhos sinceros deste menino de 31 anos. :P

      Eliminar
  3. Concordo totalmente com as frases e adoroooooooooooooo a imagem:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu e esta foto já a tenho há uns anos e não sei a sua origem:)

      Um abração amigo

      Eliminar
  4. Liberdade sem responsabilidade transforma-se em libertinagem.
    Foi isso que me ensinaram, foi assim que fui educado.

    ResponderEliminar
  5. Tal e qual e também foi assim que fui educada e continuo a educar!

    Um abração amigo

    ResponderEliminar
  6. Foto belíssima. Há quem não goste de frases e citações. Eu gosto, pois sempre se pode refletir sobre o que está escrito. E a reflexão sempre nos acrescenta algo. Deixo um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e eu também gosto muito frases, citações e até reflexões...e sempre que leio descubro mais qualquer coisinha de bom:)

      Um abração amiga

      Eliminar
  7. olá

    bela foto, lindissimo tigre.

    beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de facto um animal com um porte digno de ser visto e com um olhar profundo. Também gosto muito!

      Um abração amiga

      Eliminar
  8. Nada mais adequado, o número 33 seguido da palavra liberdade.

    ResponderEliminar