segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A FORÇA E O PODER DO OTIMISMO

A tecnologia e as redes sociais vieram facilitar a vida em muitos aspetos mas também gerar stresses, ansiedades e negativismos. Aprenda, com especialistas, a dominar a arte do pensamento positivo

E se lhe dissermos que a melhor forma de lidar com os problemas é encará-los com otimismo? Parece algo vago e inconsequente, mas segundo os estudos da psicologia positiva, o otimismo pode realmente mudar o curso dos acontecimentos. Apaixonados por esta forma de ver a vida, os psicólogos Maria do Carmo Oliveira e Manuel de Oliveira decidiram pôr em prática os fundamentos desta disciplina.

Há mais de uma década, juntaram-se e criaram o Clube do Otimismo para nos ajudar a descobrir o que de melhor (e mais positivo) existe em cada um de nós. Cerca de 10 de anos e muitos sorrisos depois compilaram num livro tudo o que aprenderam. Em entrevista à Saber Viver explicam como colocar a sorte a seu favor.

Continuem a ler AQUI porque merece a pena perder um pouquinho do vosso tempo!

Vi-me espelhada em muita coisa porque sou mesmo optimista mas com os pés bem assentes na terra. A "casa" pode estar a desabar mas eu continuo a ACREDITAR que tudo decorrerá pelo melhor e procuro uma porta ou portas de saída. Difícil? Claro que sim. Demora tempo? Claro que sim, mas pelo muito que já passei e passo, não me julgo mais do que os outros mas procuro sempre o lado bom de TUDO porque todos os dias existe esse lado em cada um de nós e sobretudo passar esse testemunho à minha maneira a quem vê tudo negro demais!
Não querem? paciência, mas não os deixo de ouvir porque "tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia fica lá a asa".


22 comentários:

  1. E preciso ter esperança sim! Não sei se é o mesmo que optimismo.
    Mas também acho que tem de haver espaço para os outros afectos - tristeza, zanga, revolta, raiva, ansiedade, angustia, etc.,.
    Fomos feitos de tudo! O segredo é encontrar (conseguir) a dose certa de cada um.
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Boop ter esperança e para mim ver uma nesga de céu azul no meio de uma tempestade e está interligado com o optimismo. Claro que sim há espaço para todas as emoções ou afectos e não é fácil conseguir a dose certa, mas não é impossível, tal como um desafio dos muitos que a vida nos mostra e ou dá.

      Beijocas

      Eliminar
  2. Procuro ser sempre optimista, Fatyly.
    Nem sempre consigo, confesso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro Pedro, todos temos momentos mas no meio da tempestade há que encontrar algo que nos acalme e clarifique as ideias para podermos seguir em frente.

      Beijocas

      Eliminar
  3. É verdade, também acredito que há sempre algo de positivo em tudo. Como acho que as coisas não acontecem por acaso, as coisas más acontecem porque têm que acontecer. E já se sabe que o que tem de acontecer tem sempre muita força. Depois da tempestade, vem a bonança. :)

    Beijinhos e boa semana (dá-me um desconto, pois só voltei ontem da China e do fim-de-semana)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Fire, podemos ficar baralhados, atordoados, revoltados mas quem é optimista acaba por acalmar e ver as coisas de outro modo tirando delas a positividade, porque existe mesmo.
      Eu dar-te um desconto? Por mim está completamente à vontade e imagino a tua canseira hehehehehe...e tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Força rapaz:)

      Beijocas

      Eliminar
    2. Canseira? Não, por acaso eu não fico cansado dessa maneira... Tenho imenso 'power'. :P

      Eliminar
    3. Ora bem "power" é que todos precisamos e devemos ter:):):)

      Eliminar
  4. Estes psicólogos devem praticar yoga.lololol
    Isto não é verdade para as pessoas como eu e muitas:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pratiquei Yoga, acho que adormecia :):):):)

      Claro que compreendo e aceito a tua opinião e sabes bem disso amiga Wind:):):)

      Beijocas

      Eliminar
  5. Ao perdemos uma pontinha que seja do optimismo, ficamos muito maltratados.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenhas dúvida disso e há que agarrar e valorizar essas "pontinhas".

      Beijocas

      Eliminar
  6. Oi, Fatyly!
    Percebo que as pessoas otimistas são mais inteligentes emocionalmente. Elas mantém a calma quando todos ao redor estão arrancando os cabelos e com a razão sempre procura por uma saída. Ah, eu já imaginava que você fosse uma pessoa mais ponderada.
    Na internet, principalmente nas redes sociais, precisamos ter o bom senso mais aguçado. Qualquer coisa a mais que dizemos, gera enorme discussão.
    :)
    Por isso também prefiro os blogues!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente som ponderada, luto todos os dias para o ser, mas quando sei que tenho razão e vejo ou me deparo com coisas com que não concordo...ai vai bomba:):):) mas passa rápido.
      Quando leio notícias na internet e quase sempre os comentários, o que me espanta é que começam todos bem, depois aparecem os que gostam de confusão e quase sempre terminam nos ataques dos times da bola. Esquecem-se da notícia...e por vezes pergunto a mim mesma porque é que a malta despeja a sua raiva, fúria, frustração etc, neste mundo de cabos?
      Nunca andei em redes sociais e não condeno quem ande, mas continuo nos blogues e até leio muitos, mas muitos e quando algum dos que sigo resolve parar, é substituído por outro que já tenha lido de fio a pavio:)

      Boa semana Luma extensível à tua família

      Beijocas

      Eliminar
  7. O optimismo é, de longe, o nosso melhor aliado. Nem sempre é fácil mantê-lo, mas o esforço, quantas vezes a necessidade de ter um bom "jogo de cintura" são sempre compensados.
    A vida é demasiado preciosa para a desperdiçarmos, quantas vezes com ninharias.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de facto tudo o que dizes, embora todos tenhamos momentos depressivos devemos pensar que somos capazes de dar a volta. Dizes bem, por vezes com ninharias.

      Beijocas

      Eliminar
  8. Eu sou, por norma,optimista com p, mas por viver juntamente com alguém pessimista acabo, por vrzes, de ter algumas oscilações. Mas nada de grave, pois que, tento elevar a pessoa ...o mê senhor até ver um braco de saída mesmo tendo de fazer o tal buraco, entendes?
    Por isso,amiga, queres um pouco de optimismo, com p à maneira antiga que soa melhor?
    Kis :=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente e claro que custa levar, arrastar, empurrar para que acreditem e mudem as lentes da vida mas nada impossível.

      Olhar e viver a vida o melhor que pudermos e conseguirmos é uma lei que devemos impor primeiro a nós próprios para depois ajudar os outros.

      Beijocas

      Eliminar
  9. Bom dia amiga, este é terceiro comentário que tento publicar sem sucesso. Não sei o que se passa. Vou fazer mais esta tentativa. Eu diz nos comentários anteriores que li o artigo aqui sugerido por ti e gostei muito. E veja que eles mencionam o FADO, uma música belíssima mas que sempre me sugeriram tristeza e sofrimento.Não se se todos os fados, mas alguns certamente me transmitiam certa tristeza e melancolia. Mas enfim, voltando ao tema principal do texto que é o otimismo, acredito sim que precisamos ser otimistas e enfrentar os problemas como desafios a vencer e não deixar que nos vençam. O otimismo nos leva pra cima, certamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto aos comentários também tive esse problema, dava erro e na volta sairam em triplicado, o que não foi o teu caso. Mas ficou e estou muito feliz com as tuas palavras. É isso mesmo o Fado dá uma tristeza brava daí eu não gostar nada. Gosto de alguns mas cantados por outros artistas e que lhes dão outra entoação e com isso tiram aquela carga negativa.

      Quanto ao optimismo é isso mesmo "nos leva pra cima" e tu amiga com o teu enorme "sofrimento" tens sido uma grande Mulher e sobretudo uma grande, mas grande Mãe...e és um exemplo a seguir!

      Beijocas e mil na tua/nossa Flavia

      Eliminar
  10. Penso que uma dose equilibrada de optimismo, pensamento positivo, assentes numa base de realidade, podem operar verdadeiros milagres.

    Não se trata de ser tolo, achar que basta pensar positivo, ser optimista, e... tcharan, milagre, todos os problemas desaparecem. Nada disso. Tal como em tudo na vida a coisa tem que ser honesta, é preciso acreditar, acreditar na mudança. Mas a mudança não se faz sozinha, faz-se com o nosso esforço. o nosso empenho em querer que tudo melhore. Tem que existir um primeiro passo, passo esse que só acontece se realmente o quisermos dar. O optimismo funciona quando acreditamos em nós e nas nossas capacidades, ainda que muitos tentem tudo por tudo arrasar-nos, puxar-nos o tapete. O sorriso é a melhor arma para aniquilar este tipo de gente.

    Tenha uma boa noite, Fatyly :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realço estas tuas palavras que aplaudo de pé pela sua realidade, eficácia e certeza:

      O optimismo funciona quando acreditamos em nós e nas nossas capacidades, ainda que muitos tentem tudo por tudo arrasar-nos, puxar-nos o tapete. O sorriso é a melhor arma para aniquilar este tipo de gente.

      Beijocas

      Eliminar