domingo, 1 de fevereiro de 2015

Ser INVESTIGADOR(A) não é de facto para todos(as)

Menina de oito anos pode ser «mãe» da cura para o cancro

Criança no Reino Unido fez uma sugestão aos pais, um casal de cientistas, que teve resultados surpreendentes

(...)«Estava a falar com a Camilla sobre uma possível cura para o cancro e ela perguntou-me por que não usávamos antibióticos, como fazemos para a dor de garganta. Eu sabia que os antibióticos podem afetar a mitocôndria e que estas organelas [partes constituintes da célula] são muito importantes para o crescimento dos tumores, mas a ideia dela permitiu-me fazer essa ligação», referiu o pai, num comunicado emitido pela universidade.(...)Mas a mesma ideia também tem sustentação prática: Michael Lisanti fez testes com cinco tipos de antibióticos, em linhas celulares de diferentes tipos de cancros, e os resultados mostraram que quatro dos fármacos erradicaram as células estaminais cancerígenas sem afetar as saudáveis.

O resumo do estudo, no qual o pai de Camilla contou com o apoio de vários institutos e universidades dos EUA, foi agora publicado na revista « Oncotarget».(...)

(...)Por outro lado, e de acordo com o «Daily Mail», associações que apoiam doentes com cancro também já reagiram. As associações sublinham que a experiência de Michael Lisanti mostra que, às vezes, as soluções para grandes problemas estão mesmo à frente dos olhos.

Ler mais aqui

Os cientistas a sério que pesquisam em várias áreas a "origem e a cura de doenças" têm que gostar MUITO do que fazem! Na maioria dos países há superiores/avaliadores, governos que tudo fazem em prol dos mesmos. Trabalham em rede sendo A MESMA COISA QUE TRABALHAR LÁ FORA. Depois os conhecimentos são partilhados nos inúmeros congressos anuais!

Os projectos são aprovados, financiados com rigor "isento do quer que seja." Analisado à lupa o(a) cientista e o seu trabalho extenso, e sobretudo dando ouvidos à opinião escrita e ou falada de outros grandes cientistas que aprovam o mesmo, dizendo que é viável, muito viável, excelente etc.!

Por cá é o que sabemos, há que cortar de forma cega e ainda querem que os portugueses tenham mais filhos?

Depois de ter lido imensos artigos e notícias sobre o assunto, descobri a diferença, pequenina porque não sou cientista, mas interessada em muitos assuntos que é esta:

MARIANO GAGO durante décadas foi um EXCELENTE MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 
mas a EDUCAÇÃO FOI SEMPRE ENTREGUE A OUTRO MINISTRO(a)!

NUNO CRATO é o actual MINISTRO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA!  ou seja..."quem toca muitos instrumentos ao mesmo tempo, algum há-de falhar"! 


e CARLOS MOEDAS ANDA A FAZER O QUÊ NA UE? 

No entanto há muitos investigadores que continuam a acreditar e a apostar em Portugal mesmo a "quase" custo zero e para esses o MEU MAIOR OBRIGADO! 

Ainda mais triste é ver tanto dinheiro derretido por quem nos (des)governa, com coisas que não interessam nem ao menino! Jesus!!!

12 comentários:

  1. Se o que escreveste na 1ª parte for certo é uma grande descoberta.
    Na 2ª parte concordo plenamente contigo!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No artigo completo diz que ainda há um longo caminho a percorrer, mas o certo é que a quimioterapia e feita à base de antibióticos. Acho que apostar nisso é a melhor via. No dia em que isso ocorrer será uma guerra aberta à Indústria Farmacêutica, para esta o "cancro" é uma mina de ouro. Olha para o caso do medicamento recentemente descoberto que cura a Hepatite C? Pois é...mas os garotos por vezes vêm caminhos mais simples!
      Na 2ª parte é a minha leitura de factos a nível das cúpulas da ciência neste país que a meu ver ali deve existir "gente que não presta"!

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  2. Gostava que fosse verdade mas creio que a coisa não é assim tão simples:(
    De qualquer forma,investir na investigação cientifica é uma prioridade urgente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No artigo completo diz que ainda há um longo caminho a percorrer além do que já foi descoberto após esta resposta da miúda. Depois os ensaios em seres humanos é sempre a parte mais complexa.

      Dizes bem...é "uma prioridade urgente" mas não há financiamentos, ou melhor haver há...mas só para aqueles que lhes convém e baseado em critérios que sinceramente...fico-me por aqui!

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  3. A maneira simples de pensar de uma criança pode revelar os segredos que parecem mais complexos, Fatyly.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  4. Eu em Portugal ainda vejo grávidas. Mas, curiosamente, sempre as mesmas caras. E não, em regra não são portugueses. Vêm de fora. Porque será? Os portugueses não podem ou não conseguem ter mais filhos mas os de fora já podem ou conseguem? O que é que se está a passar?

    Quanto à cura do cancro, sou como o S. Tomé. Preciso de ver para crer.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terás que perguntar a elas, porque eu não sei "porque será"!

      Já existem cancros e outras doenças curáveis...mas tudo leva o seu tempo.

      Beijocas e boa semana

      Eliminar
  5. A investigação em Portugal vive de bolsas… bolsas mal pagas… pagas com meses de atraso… por tempos reduzidos. os investigadores perdem tanto tempo e energia a pensar como vão sobreviver. conseguir o próximo financiamento, perdem meses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual...tal e qual...e o que lamento profundamente! País da treta e depois quando vão para fora e recebem prémios...até o Presidente dá medalhas...chiça!!!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  6. Por partes.
    Descoberta? Aguardemos a resistência que médicos e farmacêuticos vão fazer. Por outras palavras, os interesses económicos sobrepõem.se aos de quem precisa por estar doente.

    O resto, é isso mesmo, um resto. De um país em estado de decomposição, cujos responsáveis políticos demonstram uma má formação e uma leviandade muito grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto à tua primeira parte já o tinha referido, pelo que concordo.
      Quanto à segunda subscrevo o que dizes..."Um país em estado de decomposição...

      Beijocas e obrigado

      Eliminar