segunda-feira, 8 de junho de 2015

Final de Roland Garros 2015

RG: Stan, o “Man” da terra batida



Stanislas Wawrinka conquistou este domingo pela primeira vez na carreira o torneio de Roland Garros, segundo “grand slam do ano”. O suíço venceu na final o sérvio Novak Djokovic em quatro sets, com parciais de 4-6, 6-4, 6-3, 6-4, em 3 horas e 12 minutos de encontro.

Depois de ter vencido o Open da Austrália em 2014, Wawrinka ganhou pela segunda vez um ‘major’ e aos 30 anos tornou-se no tenista mais velho nos últimos 25 anos a levantar o troféu na terra batida parisiense.

É sempre muito difícil jogar perante um tenista tão bom como o Novak. É um grande campeão, tem sempre muito fair play. Hoje fiz o melhor encontro da minha vida. Não consigo acreditar”, confessou o suíço, oitavo cabeça de série, depois do encontro.
(...)
Wawrinka, que pelo caminho Roland Garros eliminou o compatriota Roger Federer, recebeu a taça dos mosqueteiros das mãos de Gustavo Kuerten, tenista brasileiro que venceu o “grand slam” parisiense por três vezes.
(Eurosport)


(foto do site do Guga)


Foram quase quatro horas que passei alheada de tudo e que me fez tão bem.

Terminado o jogo foi imensamente belo ver o abraço entre estes dois grandes e justos vencedores.



(foto - A Bola)

Novak depois do discurso e ao receber a salva de prata foi aplaudido por sessenta mil pessoas de pé. Comovente!

No ecrã gigante mostraram vários momentos da carreira de Gustavo Kuerten, o famoso Guga, que segui sempre e que bateu uma enorme saudade daquele (e de muitos e muitas) irreverentes e dono de um sorriso invejável.

.............................

No sábado foi a final feminina e mesmo muito doente ganhou Serena Williams. Só pude ver um pequeno resumo à noite

14 comentários:

  1. O Djokovic continua com a malapata Roland Garros.
    Um génio com uma simplicidade contagiante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade e mais uma vez não ganhou a Taça dos Mosqueteiros apesar da luta ter sido bem renhida. É interessante ver a enorme avalanche de "mais novos" (como se estes fossem velhos:)) que estão a surgir! Tenho imensa pena que em Portugal só se invista tudo ou quase tudo no futebol. Enfim!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  2. Eu acho o ténis um desporto muito aborrecido. :/

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu respeito claro!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
    2. Eu sei que não gostas de futebol, mas está agora a decorrer o Mundial de futebol feminino no Canadá. Interessa-te?

      Eliminar
    3. Não meu amigo, também não vejo. Agora estou a ver ciclismo: Dauphiné! À noite vejo os resumos do Basquetebol e ontem vi um jogo de hóquei e claro o atletismo:)

      No domingo estarei em Londres onde a nossa Dulce Félix que participará na maratona:):):)

      A partir de segunda-feira, pois é...verei apenas "resumos à noite" porque começa a minha alta competição SOS-Avó que só terminará no final de Julho:):):):)

      Eliminar
  3. Fico sempre boquiaberta com estes posts que escreve que envolvem desporto. É que passa um entusiasmo genuíno :)))

    Admito que também gosto de ténis, Ténis, basquetebol e voleibol. A minha paixão vai para corridas de karts. Estreei-me há já alguns anos no kartódromo de Évora. Uma sensação única. Por mim não saía de lá :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sou mesmo assim:):):):) Também gosto das modalidades que referes. Quanto aos Karts ainda no Brasil recordo as corridas que vi entre "garotos de bairro versus escola" onde se destacava um menino das redondezas que foi nem mais, nem menos que o saudoso e grande Ayrton de Sena. Depois já em Portugal acompanhei sempre o automobilismo até ao dia em que partiu e nunca mais consegui ver.

      Noutros tempos, o meu kart e os dos meus irmãos era feito com uma caixa de madeira (onde vinha o sabão) e rolamentos de pneus e os travões eram os pés:):):):):) São poucos os pais e avós que alimentam a "imaginação" nos miúdos de modo a fabricarem os seus brinquedos e dão-lhes tudo feito.

      Não deixes essa tua paixão e continua nessa:):):)

      Beijocas e obrigado



      Eliminar
  4. Sempre emocionantes os duelos dos grandes.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade o que dizes, mas este ano houve duelos fortes "com gente que começa a surgir" que derrubaram alguns veteranos:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  5. Fatyly, o teu apreço por estas modalidades merece ser sublinhado.

    Imagino que não aprecies matraquilhos nem chinquilho. Nem sabes o que perdes :-)

    Não penses que estou a brincar. Até porque nunca brinco com coisas sérias. Sim, coisas sérias do tipo Joseph Blatter e outros ;.)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em miúda jogava imenso matraquilhos, na minha terra "matrecos", mas perdia sempre. Chinquilho na minha terra "malha na terra" ainda hoje jogo com as netas. O que nunca deves ter jogado e eu joguei imenso era o futebol de caricas, onde cada um de nós colávamos com cola (farinha e água) papéis das cores do clube. Joguei imenso à bola e sabia todas as regras e sabes qual era a minha posição? Guarda-redes. O pessoal tinham que sortear porque todos me queriam na baliza e no clube deles. A bola era de trapos mas rija como o caraças. As chuteiras eram os pés descalços. O meu irmão e cúmplice era do Benfica, eu do Clube da Vila Alice, e outros do Porto e Sporting.
      Já te disse que por duas vezes fui ao estádio dos Coqueiros ver o Benfica jogar com o famoso Eusébio. Entrada era de borla para os mais novos e eu nunca aparentei a idade que tinha e lá ia a turma "dos bem comportadinhos" gritar pelo Benfica. Faz as contas e verás a idade que tinha.

      Mais...inda hoje jogo ao ringue, basquete e saltar à corda com as netas.

      Pois a seriedade de Joseph Blatter e outros é como navegares num bote de borracha completamente cravado de furos!!!!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar