Mãe hoje sonhei com uma coisa tão boa, mas quando acordei fiquei triste por não ser verdade. Então? Sonhei que a avó nos ia levar à escola e afinal hoje não vem.(neta 13 anos)
Ó X toma cuidado tu ainda te espalhas e podes magoar-te. Olha que o baloiço e muito menos as cordas servem para o que estás a fazer. Não avó tem calma. De repente caí e prássssss...ai avó ajuda-me. Eu? Vem cá tu se quiseres porque estou a tomar o meu café e avisei-te. Lá veio e sempre a proferir "minha Nossa Senhora da Couve". Toda ela era terra. Bateste com a cabeça? Não, mas estou a deitar sangue do joelho e do cotovelo. Vai lavar-te e pede à tua Nª. Srª. da Couve que te trate. ÓOOOO avó essa santinha é da mana, a minha és tu:)))) (neta de 10 anos)
Avó aquela fotografia é do teu casamento? É sim! hummmmm e levaste aquele vestido quando te separaste do avô que não conhecemos? Achas? Não sei porque ainda não era nascida (neta 10 anos)
Ó X vamos jogar à bola ou basquete? Já estás a ver televisão há muito tempo. Mentirosa, levantei-me agora e estou a comer os cereais. Despacha-te e anda. Não quero já disse. Bolas mana és uma chata, valha-me Nossa Senhora da Couve!(neta 13 anos)
Avó já viste as minhas sandálias? São lindas. Lindas? São pirosas e eu não gosto. Quem comprou foi a avó, não tu a outra avó e nem perguntou se eu gostava. Não fez por mal mas digo-te que são lindas. Pois mas não gosto desta porcaria, podes tirar? Dá cá que eu tiro. Toma. Fixe avó agora já gosto delas sem os repolhos (flores):) (neta 4 anos)
Avó faz um barco desta folha de papel. Agora? Sim. Vamos lá ver se eu sei. Tem calma avó vou ensinar-te, assim, depois, assim e assim e já está. É para ti. (neta 4 anos)
Avó e um avião? Pera, espera eu faço mais rápido...assim, depois assim e assim e já está. É para ti. (neto 7 anos)
Avó vou para a escola do mano, mas sabes a avó estou "pocupada". Preocupada porquê? É que não sei se o meu namorado também vai. (neta 4 anos)
Pois avó as duas que dizem que são minhas namoradas mas eu não sou de nenhuma continuam na minha. Ai sim? Pois avó é mesmo uma chatice. Não é nada rapaz, estuda e está atento nas aulas para passares com boas notas. É o que eu fiz e passei para o 2º.ano, mas elas são tãoooooo teimosas. (neto 7 anos)
Avó porque é que a Bibó não veio? Porque não consegue subir as escadas. Tadinha dela...mas eu ajudava! (neta 4 anos)
Hoje vou fazer para o almoço uma coisa que há muito tempo que não faço. É o quê? Salsichas frescas com couve lombarda. Ok avó quando começares chama-nos para aprendermos. Meninas vou começar e vieram ter comigo de caderno e caneta na mão.
Avó vai dizendo para escrevermos. Há muitas receitas na Internet. A gente sabe, mas a tua comida é tão boa, mas tão boa que não estão lá. Comecei e às tantas uma disse, avó mas quantas couves cebolas, alho etc? Ai lindas a avó faz tudo a olho e as quantidades é a que quisermos, excepto o sal que é uma pitadinha, certo?
Escreveram, escreveram e guardaram quando lhes disse que agora é só deixar ferver uns 10 minutos para que as salsichas fiquem no ponto. Comeram e repetiram e só diziam hummm que delícia! (netas 13 e 10 anos)
Nem imaginam o quanto ri, melhor gargalhei com a receita onde não faltou um ingrediente mas cujo título era:
Receita da avó: "Salsichas frescas enroladas em couve lombarda e com um palito para não fugirem...mas TUDO A OLHO!
....................................
Esta acabadinha de ouvir pelo telefone:
Mãe as tuas netas este ano não têm tardes livres, portanto não precisas de vir, vem apenas quando te apetecer e só podemos agradecer o imenso apoio que nos tens dado.
Mas sabes o que disseram as tuas netas? Temos que arranjar forma de "encaixar a avó no nosso horário porque não vamos estar sem ela uma semana inteira":)))
Vou manter os dois dias úteis para ir ao lar ver a minha mãe. Vou cedo e fico na casa da filha e a seguir ao almoço é que a visito. Por ter entrada livre a qualquer hora do dia e noite o que faço para ver tudo "com o olhar atento". Falo com ela todos os dias. Os fins de semana é para eles ou para outras visitas que venham e têm sido várias.