quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Essa Palavra Margem - Ondjaki

quem primeiro domesticou a palavra margem foi Guimarães Rosa!
Depois foi invadido por marés de margens...



depois pode-se apontar
margem de rio
margem da página
margem do momento
[ou momento à margem]
margem-só
terceira margem
[do rio, das pessoas, do amor]
poeta à margem
poesia das margens
margem de gente
à margem da vida
vidas sem margem
ficas sem margem
na margem da vida
margem de vinda
margem de ida
margens de chegada
[com canoas, jangadas, embarcações]
margem adiada
margem odiada
margens dos cegos, dos gagos
a margem dos que estão
à margem dos que não estão
margem da liberdade
[de pisar o chão]
à margem da verdade
margem da lágrima
minha margem
na margem
do meu poema.
[a terceira margem da pessoa – é o outro...?]

Ondjaki
(poeta e escritor nasceu em 1977 em Luanda e é licenciado em sociologia)


Imagem Google

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Sempre o achei e diz-me muito!

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  2. Uma única palavra, simples a quem a olha, porém é enorme de variações e sentidos.
    Grata pela partilha

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Este jovem tem imensas publicações e também escreveu alguns para crianças. Sempre gostei imenso dele e acompanho a sua carreira:)

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  3. Gosto muito do que ele escreve.
    Já aqui passou no Festival Rota das Letras.
    Beijocas, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito e desconhecia que tinha passado por aí:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  4. Um belo jogo de palavras, de envolventes palavras...
    Trouxeste um convidado que prende, da melhor maneira, a atenção do ouvinte/leitor, Fatyly. Ondjaki prima pela inovação, pelo namoro dos sentidos, pela efabulação da alma...

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo como descreves e perco-me nesse jogo de palavras. Há outro dele que me encanta "materiais para confecção de um espanador de tristezas". De uma simplicidade encantadora que nos leva, pelo menos a mim, a uma viagem de sonhos:) Gosto igualmente de dois livros para os mais pequenos "Ynari" e "O voo do Golfinho".

      Com poetas e escritores deste calibre, a nível escolar não consigo entender como recomendam a leitura de livros "mais do mesmo" sem verem que assim não conseguem prender ou que façam que aprendam o hábito de leitura.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  5. Exploram-se conceitos, de forma bela!
    AS Palavras têm essa magia, de poderem ser cantadas e poetizadas.
    Bem hajam os poetas!

    ResponderEliminar
  6. Não há margem para dúvida que poesia é uma arte que nos alimenta a alma, em bom :)

    ResponderEliminar
  7. Uma arte da qual não tenho jeito.
    Mulher é branco vai lá ao meu blogue a ver se continua "só para convidados". Nunca privatizei o estapilha...
    Depois venho cá a ver se realmente há algo de errado.
    ( Dêsculpa falar de algo que não tem a ver com o poste)
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem importância. Ando atrasada na leitura, mas já estás ali na barra lateral. Agora está tudo nos conformes e disse o que disse porque estando tu ausente eu ia ver se tinhas voltado e uma ou duas vezes deu-me esse sinal. Coisas do blogger que já passou.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  8. Obrigada eu minha mulher de branco...Mas foi um interregno que não estive nem visitei os amigos.
    Mas já passou
    Kis. :={

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te perfeitamente e respeito todas as ausências sem questionar o porquê?
      Para mim vir aqui nestes quase 16 anos nunca foi uma obrigação, porque quer eu, quer qualquer pessoa tem uma vida fora daqui, com altos e baixos. Como tal venho, leio tudo e comento, nunca o faço só por fazer, leio mesmo...tal como um livro de bolso nome que dei aos poucos blogues que sigo.

      Tudo passa na vida até nós estamos de passagem:))

      Beijocas

      Eliminar