segunda-feira, 16 de outubro de 2017

500 fogos num só dia...500 raios ou O RAIO QUE OS PARTA A QUEM PROVOCOU ESTA TRAGÉDIA?



Fotografia partilhada por Hélio Madeiras

Nas redes sociais, houve quem dissesse que era montagem esta fotografia de um cenário que parece pós-apocalítico partilhada por Hélio Madeiras no Facebook a partir do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria. Mas é bem real. E tornou-se viral.

Uma das zonas mais afetadas pelos mais de 500 fogos que deflagraram neste domingo – segundo Patrícia Gaspar, porta-voz da Proteção Civil, o “pior dia de incêndios do ano” – o distrito de Leiria continua a braços com 12 incêndios que consomem grandes áreas florestais, incluindo o Pinhal de Leiria.

DE: JORNAL I

14 comentários:

  1. Tem toda a razão RAIO QUE OS PARTAM a todos os que provocam isto e aos que nada fazem, ficando no seu poleirinho em bicos de pés. Sinto uma revolta de todo o tamanho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também a minha revolta é enorme e ouvir "senhores doutores da treta" a falarem, melhor dizendo a papaguearem o mais do mesmo e que nada fizeram quando tiveram o rabinho no poleiro...é...nem sei dizer o que sinto porque falar/opinar é uma coisa mas viver no terreno as consequências de tanta imbecilidade, é outra!

      Beijos

      Eliminar
  2. É revoltante. É urgente apurar as devidas responsabilidades de quem tem falhado na prevenção destas tragédias. Onde está a responsabilização da Protecção Civil? Do Governo? Não há demissões? Porquê? Será que se acredita que isto é normal?

    Luto nacional, sim. Mas e passar das palavras às acções? É urgente descobrir verdadeiramente quem está por detrás dos indivíduos que destroem as nossas florestas e as vidas das pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos têm culpas no cartório e as alterações feitas na legislação anterior e da anterior da anterior só me dá vontade de lhes ir às trombas quando os oiço "proferirem discursos moralistas". Ninguém ouve os bombeiros porquê? E os comandantes que são nomeados terão efectivamente capacidade e conhecimento de liderança? Em tantos empregos/empresas tudo isto sucede e que tratam os trabalhadores como meras mercadorias descartáveis?

      Quando trabalhava eu tive um director e um chefe. Digo-te que seguiria o chefe até ao fim do mundo e o director-menino-queque-de-canudo-na-mão, nem um passo porque não percebia nada de nada e nem fazia o esforço de fazer de se inteirar do assunto para uma boa gestão/liderança. A sua arrogância era atroz e meses depois caiu do poleiro.

      E sim Carpe é urgente descobrir o que referes, porque existem grandes interesses por detrás de toda esta tragédia que usam/pagam a incendiários, já para não falar das inúmeras "coisas" que vêm pelo ar!

      Beijos

      Eliminar
  3. Uma questão interessante foi hoje colocada: Porque acontece isto dois dias antes de ser anunciada chuva? E, não sei se ainda é assim ou não, costumava ser permitido queimar sobrantes - as chamadas queimas, não confundir com queimadas - a partir de 15 de Outubro. Coincidências? Talvez não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tocas num dos pontos bem reveladoras, as famosas "queimas" que ainda se fazem e que se fizeram. Os Zés das nabiças, a tia dos tomates, o amigo do gado, que conhecem bem a terra mas que não entendem nem percebem o que é o período Charlie ou Delta, não seria obra meritória das câmaras e juntas de freguesia de lhes dar "mais cultura/conhecimento/avisos"?

      Dou-te um exemplo tão simples. Há dias fui à Junta tratar de um assunto. Um senhor bem mais velho do que eu estava a ser atendido e ouvi a conversa. Depois de eu sair o senhor aguardava por mim e chamou-me.. Menina, sei que a menina estava atrás de mim, por acaso ouviu alguma coisa sobre o assunto? É que não percebi nada (e mostrava-me os papéis). Pode-me ajudar? Claro que sim...venha comigo sfv. Cheguei ao balcão e em alta voz educada disse ao funcionário: como cidadã venho com este cidadão que acabou de sair sem perceber nada do que lhe disseram. Ajudem-no sfv num português mais acessível e com tempo, porque é essa a vossa missão. Dias depois encontrei o mesmo senhor. Já nem me lembrava da "coisa" e coitado o quanto ele ficou grato e tive que ir tomar um café com ele. Só eu!:))

      Beijos

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Tal e qual Pedro e quando vejo as imagens consigo sentir a dor imensa de quem perdeu tudo...por ser tão igual à pela qual passei...a pulverização de uma guerra civil. Escrevo isto com os olhos marejados de lágrimas e mal vejo as teclas. Desculpa!

      Beijos

      Eliminar
  5. Terrível! Parece que o governo que temos e a proteção civil não fez nada depois de Pedrogão.
    Cambada de criminosos!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fizeram nada porque ficaram atolados de inquéritos, perícias...blá, blá...e quem mais sofreu aguarda em desespero. As associações...pois, pois...

      Este problema já têm barbas e por questões orçamentais reduziram bombeiros e respectivo material, etc, etc. Já ninguém se lembra do incêndio de 2005 e 2012.

      Há quatro meses que me vergo COM O MEU MAIOR RESPEITO E AGRADECIMENTO a todos os bombeiros deste país e conheço vários!

      Beijos

      Eliminar
  6. Estamos a precisar de resgatar o nosso brio como povo. É que, como as coisas andam, dá a impressão que só os pirómanos são eficazes.

    Um bom final de sábado, Fatyly :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que precisamos, melhor dizendo...devemos mas o que me assusta é o "interesse, comodismo e oportunismo" de tantos jovens políticos habituados a uma vida de poleiro em detrimento de muitos que tudo fazem em prol de uma evolução saudável e honesta a todos os níveis e são barrados...descartados.

      Bom domingo

      Beijocas

      Eliminar