segunda-feira, 29 de outubro de 2018

MÃE - ANTÓNIO LOBO ANTUNES

Os nossos mal entendidos residiam nisso: eu só me preocupava com o centro da Terra e a minha Mãe queria que eu fosse uma pessoa responsável e séria. Compreendo-a muito bem: no seu lugar faria os impossíveis para impedir um filho meu de se tornar uma espécie de Ícaro a tombar, de asas desfeitas, no negrume do desconhecido

Mãe, sabe, vou dizer-lhe uma coisa, tenho muitas saudades suas, palavra, eu que, na sua opinião, fui o mais difícil dos seus filhos e comecei cedo porque ao nascer quase a ia matando. Quase a ia matando a si e a mim dado que na aflição de a salvarem me esqueceram a um canto, afogado em secreções. Depois, com sete ou oito meses, encontraram-me em coma com a meningite, depois aos dois ou três anos uma tuberculose pulmonar de que me lembro tão bem, do mal estar horrível da febre, de semanas e semanas fechado num quarto, a olhar-me no espelho do armário numa esperança de companhia. Recordo-me do meu avô me trazer presentes à cama e de eu atirar tudo ao chão, furioso, porque não eram presentes que eu queria, conforme vomitava a comida que me davam porque não era comida que me apetecia. Pensando nisso agora afigura-se-me tão óbvio o que eu necessitava. Pouco depois ((...)

CONTINUAR A LER: VISÃO

10 comentários:

  1. Às vezes pergunto-me porque nunca me apeteceu ler um livro dele....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prefiro as suas crónicas do que os livros que li apenas um e de tão extenso que é...cansei:)))

      Beijocas e um bom dia

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Ele tem vários, mas prefiro crónicas como esta:)

      Beijocas e um bom dia

      Eliminar
  3. Gosto de ler as crónicas dele.
    Já os livros...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso das suas crónicas. Dos dois livros que li dele não gostei. Parecem dois escritores diferentes.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto também prefiro as crónicas e como dizes e bem "parecem dois escritores diferentes:)".

      Beijocas e um bom dia

      Eliminar