segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

ESCRITO POR UMA CRIANÇA ANGOLANA (NOME DESCONHECIDO)

 








Quando eu nasci, era preto;
Quando cresci, era preto;
Quando pego sol, fico preto;
Quando sinto frio, continuo preto.
Quando estou assustado, também fico preto;
Quando estou doente, preto;
E, quando eu morrer, continuarei preto!
E você, caro branco;
Quando nasce, você é rosa;
Quando cresce, você é branco;
Quando você pega sol, fica vermelho;
Quando sente frio, você fica roxo;
Quando você se assusta, fica amarelo;
Quando você está doente, fica verde;
Quando você morrer, você ficará cinzento;
E você vem me chamar de homem de cor?

(Imagem do GOOGLE)

16 comentários:

  1. Uma hipocrisia, esta ditadura do politicamente correcto em que vivemos. Nas escolas, pelo menos cá da terra, referem-se aos muitos alunos ciganos como "meninos de etnia". Uma estupidez. Não conheço nenhum cigano que não tenha orgulho em ser cigano. Chamar-lhes aquilo que são seria, acho eu, o primeiro sinal de respeito que devemos ter por eles.

    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente!
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
    2. Na américa a simples menção da palavra "negro" desencadeia de imediato uma caça às bruxas. A vida de uma pessoa fica destruída dos pés à cabeça se, por casualidade, usar essa palavra.
      Estamos a presenciar o que acontece quando as pessoas não podem chamar as coisas pelos nomes. Alimenta-se a ditadura. Ninguém se interroga se quando dizem "branco", a conotação é maliciosa. E por vezes é. Estas discrepâncias são um CANCRO, que só fazem é propagar preconceito.

      Ainda bem que naõ vivo nos EUA.
      Quando faço referencia à cor da pele de uma pessoa, digo negra não preta. Aprendi na escola que preto é a cor da caneta de pintar, do lápis, etc ahah. E negro é raça, é pessoa. Mas nos EUA essa palavra está banida das bocas de qualquer indivíduo que não seja negro. Se a mencionar, cai o ceu e a trindade. O que acho terrível! São perseguidos se a usarem. As pessoas dessa raça fazem rap com ela, chamam-se umas às outras por "ó meu preto", "essa preta", "mano preto" - e não percebem que tomaram para si uma identidade impondo o temor aos restantes. Acho que qualquer expressão (negro, preto) uma pode ser usada, o que importa é usar sem conotação preconceituosa. Aprendi, na escola, a dizer "aquela pessoa é negra" ou aquela pessoa é "hispânica", ou aquela pessoa é "oriental", ou aquela pessoa é "caucasiana". Mas tudo é-nos ensinado de uma forma antropológica. O preconceito vem do ignorante. Vem do ADULTO!!!

      Eliminar
    3. Em Angola só os finórios é que chamavam "negros" e pergunta a um angolano como prefere. Eu resposndo porque abomino a palavra "negro" e uso a palavra preto tal como eles.
      Mais e um pouco fora de contexto e tendo a idade que tenho, não sou idosa/sénior mas sim VELHA:))))
      Tudo uma questão de hábitos que devemos respeitar a opção que cada um quiser!
      Beijos e obrigada

      Eliminar
  2. Realmente dá que pensar...Haverá quem mude mais de cor do que os 'brancos'?
    E a criança ainda se esqueceu de acrescentar ao rol de cores, que até os preconceituosos mais fanáticos quando vão deitar-se na areia da praia, após o banho de mar, dizendo que é para se bronzear, alguns ficam ainda mais pretos do que os pretos que tanto desprestigiam.
    Gostei muito.
    Beijinhos e boa semana, Fatyly.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. As crianças são mais francas, diretas e verdadeiras do que muitos adultos.
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  4. É verdade :)
    Independentemente de tudo, eles são muito felizes. E isso é tão bonito.
    Se não conseguir vir aqui antes, desejo que tenhas um ótimo fim de ano e um maravilhoso 2023.
    Beijinho meu,
    docejoornadablog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e felizes com tão pouco. Retribuo os votos para ti e todos os teus.
      Beijocas e obrigada

      Eliminar
  5. Querida amiga Fatyly, boa tarde na Oitava do Natal!
    Nascemos rosa e vamos nos desbotando de tanto preconceito pela vida afora.
    Vamos colorindo de virtudes nossos relacionamentos.
    tenha uns dias finais do corrente ano cheios de paz!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  6. Já conhecia. É engraçado, embora duvido que tenha sido uma criança a escrever. Aborrece-me esta dualidade no preto-branco. Acho que qualquer menção a este tópico só propaga o racismo. Ao invés deste se dissipar, continua a ser dissiminado. Sou muito Morgan Freeman.

    Já agora, o "branco" então é o menos racista, porque é multi-colorido :) ahahah.
    E na prática, o "preto" também tem várias cores. E porquê muitos ficam quase brancos ao atingirem uma certa idade?? A pele clareia por si mesma?? Ahaha. Sempre tive curiosidade.

    A cor da pele, acho realmente, é como o tipo de olhos, a forma do corpo, o rosto... são tudo características físicas variáveis. O que realmente interessa, o que nos afecta, nos emociona, nos deixa felizes ou tristes, é o INTERIOR da pessoa.
    É esse que queremos que seja de uma forma só: BOM!

    ResponderEliminar
  7. Concordo e sendo eu nascida e criada num país africano as crianças mal nascem são quase brancas e passado umas semanas então ficam mulatas ou pretas. Não vejo neste poema qualquer ponta de incitação ao racismo e ou à diferença. O racismo existe e cabe a cada um de nós combater embora se verifica na guerra actual brancos russos que odeiam os ucranianos igualmente brancos.
    Beijocas e obrigada!

    ResponderEliminar