quinta-feira, 7 de maio de 2026

O egocentrismo das sociedades modernas.!

Por acaso conheço, cumprimento e falo com os meus vizinhos. Não é hábito andar na casa de ninguém e se me perguntarem como as têm dir-vos-ei que não sei. Só sei que em caso de necessidade socorremo-nos uns aos outros e quando nos cruzamos na escada cumprimentamo-nos e até falamos. Igualmente saúdo os novos inquilinos que de início ficam com cara de parvos mas logo logo entram na atmosfera da "boa vizinhança". Isso para mim é muito importante. Já agora conheces os teus vizinhos? de Fatyly

20 comentários:

  1. A boa vizinhança é uma coisa importante na nossa vida!
    Ter vizinhos com quem não nos damos é como um espinho cravado na garganta!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. O meu vizinho da frente, conheço-o desde criança - ele, claro. Outros vizinhos há, que habitam por aqui há pouco, só conheço de vista.
    Quanto à boa vizinhança, disso não tenho dúvidas.
    Só tive um desentendimento com um vizinho, há um ror de anos, porque a mulher dele ( cobarde, nunca deu a cara) deitava o lixo para o meu quintal. Tipo, latas de sumo dos filhos e cascas de fruta, apesar do ecoponto já existir a cerca de 50 mt. de casa.
    Montei guarda para ter a certeza. Quando soube, sem ninguém me contar, calcei luvas de borracha e apanhei para um saco de plástico todo o lixo por lá espalhado.

    Num dia em que a empregada de vªs/exªs limpava o passeio e a porta estava escancarada , atirei para dentro da casa deles o saco com tudo já deteriorado e a cheirar mal, gritando alto e bom som: "O meu quintal não é lixeira, seus badalhocos".
    Soube mais tarde, por terceiros, que 'a vontade dele' era dar-me 'porrada'. Como não ouvi e não ligo a boatos, não quis apurar mais nada.

    Abraço, vizinha! : )




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amor com amor se paga e fizeste bem!
      Beijos e um bom sábado vizinha:)

      Eliminar
  3. Nem todos, que agora há por aqui gente nova - residentes, de idade só alguns. Mas, reconheço, numa casa individual é mais fácil.

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. É bom ter vizinhos cordiais. Eu conheço a situação oposta.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje é uma raridade ser cordial!
      Beijos e um bom domingo!

      Eliminar
  5. Amiga Fatyly, bom domingo de Paz!
    Conheço meus 4 vizinhos e convivemos muito bem.
    Tenha dias novos abençoados!
    Beijinhos fraternos

    ResponderEliminar
  6. Uma das funções da instituição pública onde trabalho aqui em Macau é promover relações de boa vizinhança.
    Harmonia para que não haja solidão no meio da multidão.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Mudei de residência por razões de conforto e de mobilidade.
    A vizinhança da outra casa era muito antiga, tinha dezenas de anos, com visitas por doença ou por festa.
    No novo apartamento, conheci de relance o vizinho da frente que não me deu grande troco, e as religiosas da comunidade que ocupa todo o 3º andar. Têm um hábito bonito, azul claro, não as distingo umas das outras, mas são simpáticas, sorridentes e cumprimentadoras.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Vizinhança...
    Ora aqui está uma tema par o qual deviamos olhar mais e com mais atenção.
    Realmente, a maior parte das pessoas não conhecem nem falam com os seus vizinhos.
    Sim, é triste.
    Felizmente, não é o meu caso apesar de num bairro as coisas estão a mudar rapidamente com a "substituição" dos mais velhos por novas caras.
    Oxalá que num futuro próximo haja uma mudança de comportamentos ( e necessidades ).
    Sinceramente, não acredito.

    Cumprimentos,
    Fox

    ResponderEliminar
  9. Uma boa convivência com vizinhos baseia-se em respeito mútuo, comunicação clara e bom senso.
    Beijo portuense.

    ResponderEliminar
  10. É uma forma de estar que se tem vindo a perder, sem dúvida.
    E já não te sei dizer o que é melhor.
    O meio termo??

    ResponderEliminar