"O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é um romance fantasioso infantil do escritor irlandês C.S. Lewis. Publicado em 1950, mas escrito em meados de 1940, é o primeiro e mais conhecido livro da série intitulada As Crónicas de Nárnia a ser escrito." - Wikipédia
entre os vários personagens existe a
"Lúcia Pevensie: É a mais nova dos irmãos Pevensie, uma garotinha pura e alegre, que também foi a primeira a encontrar o Guarda-Roupa. É a mais ligada à Aslam e à Nárnia. Foi coroada Lúcia, A Destemida." - Wikipédia
Ontem foi a festa do colégio das minhas netas, que é sempre no Natal mas que foi adiada devido ao surto da Gripe A que assolou vários garotos. Antes de começar, puseram música e a professora de aeróbica incentivou a plateia a dançar seguindo a sua coreografia - agora todos os meninos, agora só os pais, agora só os avós e só sei que me diverti à brava.
Actuações musicais e instrumentais das várias turmas e recitação de poemas por outros.
Fiquei com o meu genro e depois com a neta mais pequena após a sua actuação
Finalmente a peça teatral baseada na obra que refiro. Os actores e actrizes são pais e uma avó. A minha filha este ano fez o papel de Lúcia.
Com a encenadora e coreógrafa também do colégio, ensaiaram durante dois meses numa média de cinco horas por semana, após a hora laboral, o que prova que, com empenho e dedicação tudo se faz na vida!
Os cenários, adereços e guarda roupa, como sempre, foi obra de todos (nada de comprar já feito mas sim aproveitar, fazer inventar) e como sempre com muita imaginação.
Para aligeirar a parte dramática, fizeram uma coreografia musical a mando de "Lúcia" e nem vos passa pela cabeça as gargalhadas que foram. Na vida real a "Lúcia" sempre adorou aeróbica e de olhos postos nela lá a seguiram, mas por vezes dois pais faziam uma trapalhada de morrer a rir.
Foi imensamente divertido e a garotada fazia silêncio e quando lhe perguntavam algo, gritavam ao máximo e gargalhavam... sinal que estavam atentos.
A minha neta mais velha recebeu a taça do 2º lugar de xadrez que obteve nos campeonatos que decorreram na escola, do 1º ano ao 4º ano
Não saí nada a avó porque detesto xadrez!
Eu só detesto o xadrês das prisões. Quanto ao jogo de xadrês deve ser um dos jogos mais difíceis que existem. Dar Mate, qualquer um pode dar, mas vencer todos, ainda vai aparecer o primeiro.È um jogo que requer muita capacidade cerebral. Não tenho conhecimente de alguém que tivesse feito todas as jogadas possíveis neste jogo.
ResponderEliminarQuanto à abertura da lagoa de Santo André, é realmente impressionante.A força daquela água è tal que consegue penetrar no oceano mais de uma milha.è digno de ser visto.
ResponderEliminarFatyly
ResponderEliminarGostei do conto..
Dos pequenos nadas fazem-se os grandes momentos
um beijo
XIIIII eu tb detesto xadrez. não percebo nada nem mesmo as damas se eu gosto de jogar. jogos são para se divertir e rir e acho o xadrez monótono embora seja umj ogo de estratégia, silencio e absorção. Não para mim que gosto de gargalhar em alto e bom som. lol :)
ResponderEliminarEu adoro jogar xadrez:))
ResponderEliminarE a que tempos que nao jogo.
Que rico sabado, foi uma delicia para todos:))
beijocas
Que delícia de dia:))))
ResponderEliminarSão estas coisas que nos colocam de bem com a vida:))))
Quanto ao xadrez, já joguei muito, mas depois fartei-me.lololol
Beijocas
Espaço do João
ResponderEliminarPois é e ela sempre gostou e já joga com o pai desde os 5 anos :) Por vezes lá jogo com ela mas perco sempre:)
Sobre a Lagoa de Santo André, realmente não sabia e pelas tuas fotos fiquei impressionada!
Africa em Poesia
sempre fui apologista de valorizar "os pequenos nadas" e foi de facto uma bela manhã:)
Beijocas e obrigado
Avogi
ResponderEliminarEu percebo alguma coisa e para as entreter por vezes jogo, apesar de detestar.
O xadrez foi introduzido como disciplina curricular (julgo que não disse nenhuma calinada) de apoio à matemática, dando mais poder de concentração e blá, blá, blá. O paizinho dela é o Rei das matemáticas e desde os 5 anos que joga com ela e por vezes o raio da garota vence o pai:)))
Tem duas vezes por semana e entram todas as turmas do 1º ao 4ºano, e vão sendo selecionados por "conhecimento" já que alguns garotos desconheciam por completo e outros não gostam, mas o certo é que o professor tem conseguido muitos êxitos. Em cada período há um concurso, com júri e tudo. Todos recebem uma medalha participativa, mas taças só os 5 melhores para fazer a diferença. Quando na sexta a fui buscar, ela só me disse: oh Bó é tão fácil e eu gosto muito e sabes que venci o X do 4º ano? Assim fiquei eu em 2º e ele no 3º lugar.
Na festa teatral foi a única que levou a medalha ao peito, acho que dormiu com ela e a taça estava na cómoda lolll
A irmã é o oposto, super, mas super distraida e quando estamos a fazer os números, cinco minutos depois...ai Bóbó isto cansa lolll ou seja, tal como as filhas que tenho, as netas são o 8 e o 80:))))
Beijocas e obrigado
Com o xadrez, aperfeiçoei-me no ... cheque mate!
ResponderEliminarSideny
ResponderEliminargostas que maravilha:) e eu detesto:) Sim amiga foi uma manhã super animada e divertida:)
Wind
tal e qual amiga:)
Beijocas e obrigado
Não tenho feitio nem paciência para jogar xadrês.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
fatyly
ResponderEliminarfiquei pasma com a aptidão da garota com o xadrez.realmente os profs fazem de tudo e a própria escola tb para o sucesso dos seus alunos. Penso que deste uma calinada não é disciplina curricular que isso a escola nem o prof pode alterar mas tv disciplina de enriquecimento curricular. Ou tb pode ser uma área do projecto de educativo de escola. de qualquer forma é sempre bom saber que as crianças estão ocupadas e bem entregues melhor do que estarem na rua no pátio a brincar ( que tb é bom) kis
Observador
ResponderEliminare eu noutros cheques que me passaram milhares pelas mãos lolll
Kao
é preciso uma pachorra para aquilo mas eu nem digo nada e quando ela quer muito e eu já não tenho mais argumentos, faço-lhe a vontade:)
Avogi
Ela adora jogos e puzzles. O xadrez e as damas foi incentivada pelo pai e foi introduzido este ano escolar, com toda a certeza da forma como dizes porque foste prof e estás mais a par disso. Mas hei-de saber exactamente o nome e depois digo-te:)))
Têm o seu período de brincadeira e descontracção com estupidez natural da idade heheheheh no pátio/jardim onde as roupas ficam como ficam. Mal chegam a casa até ser noitinha e estarem enregeladas brincam, pulam, trepam muros.
Enfim:)
Beijocas e obrigado
Dê os parabéns para a sua neta por mim! Adoro jogar xadrez e talvez a avó não tenha tido oportunidade para manifestar o seu talento (rs*) Boa semana! Beijus,
ResponderEliminarLuma Rosa
ResponderEliminardou sim e no meu tempo alguma vez tinhamos as "oportunidades" de hoje? Mesmo assim jogava com o meu avô ao "gamão" um jogo diferente e com peças como as damas:)
Hoje já não me recordo das regras.
Beijocas miúda linda e obrigado