quarta-feira, 30 de junho de 2010

Resposta ao Desafio...



















Queria que fosse a Argentina e passo a explicar o porquê, logo eu que não sou amante de futebol.

No Campeonato do Mundo de 1986 eu parava para ver Diego Maradona em alta corrida a percorrer um campo inteiro com a bola nos seus pés e num tiro acertar na baliza. Graças a ele e à sua forma de jogar a Argentina foi campeã do mundo.
Mas a vida tem o seu lado negro e este jovem caiu nas malhas da droga. Todos sabem o que se falou dele sobretudo o MAL sem nunca evidenciarem o BEM que ele tinha e que tem porque hoje é o seleccionador da Argentina. Mesmo assim as noticias que leio são quase todas negativas sem pouparem "elogios no bota abaixo". O mesmo sucede com Lance Amstrong no ciclismo, que sendo o ciclista mais controlado no que toca ao doping, nunca acusou nada, nas sete vezes que ganhou a Volta à França. Parou e este ano retornou com a sua própria equipe e lá começaram as críticas. Cristiano Ronaldo pode ser vaidoso, mas é reconhecido mundialmente e a meu ver como é que ele ou outro qualquer que "trabalhe" num país que não é o seu, consegue "desligar-se totalmente" quando joga contra esse mesmo país em defesa do seu país Natal? Não me venham com histórias de que é pago para isso, que blá, blá...é um ser humano como outro qualquer qualquer e ponho o caso em mim. Sou natural de Angola, sou portuguesa mas por vezes dou comigo a defender Angola, quando afinal saí ainda era de Portugal. O ship cerebral tem muito que se lhe diga e nem imaginam as faiscas que dá quando oiço a velha frase contra um preto: vai para a tua terra. Como assim? se ele nasceu cá?

Transponho esta atitude para qualquer cidadão que conhecemos, que ouvimos falar, não necessariamente drogado, que quando se encontra em baixo, pisgam-se os amigos e em vez de levantarem ainda o enterram mais por criticas tão negativistas.

Há três anos tive problemas com uma vizinha que é alemã por causa dos gatos de rua. Não faço mal a nenhum animal, mas imundice era tanta que lavei o "local" com criolina e essa senhora quis confusão e só lhe respondi: gato não é burro e vá ali à drogaria saber o que é criolina. Sempre que me cruzava com ela e o marido, cumprimentava, ela respondia mas de nariz empinado. Informou-se e veio pedir-me desculpa. Continuou a dar comida aos bichos e ela própria a desinfectar o local na via pública e com acesso a um jardim!
O marido está a trabalhar fora de Portugal e chega para a semana. Ela caiu doente e tinha que fazer dois exames para os quais tinha que levar alguém. A quem recorreu deram uma "nega com as desculpas mais esfarrapadas" e quando me pediu, claro que sim, irei consigo. Assim foi e não sabendo bem o português lá a vou ajudando na interpretação dos papéis dos médicos. Já conversamos muito sobre o que se passou e até nos rimos, não se viu sozinha o que fez com que o seu astral subisse. Mas outros já me disseram...fulana fez-lhe isto e a senhora...alto e pára o baile meus amigos é cá na terra que devemos resolver as "guerrinhas" sabendo pedir desculpa e aceitar quem nos pede e dar as mãos quando precisam ou precisamos, porque todos temos telhados de vidro!

Sou assim e assim continuarei e grito bem alto: Força Diego Maradona e torço para que cales as bocas do mundo!

Argentina foi afastada, mas não foi a afastada a minha grande admiração por DIEGO MARADONA!

14 comentários:

  1. O Ronaldo lá fora joga bem porque está integrado em equipas.
    Cá, na selecção, nunca houve equipas e Carlos Queirós consegue lixar qualquer bom jogador.
    O que é que ele pode fazer se anda sózinho lá à frente e ninguém lhe passa uma bola como deve ser?

    ResponderEliminar
  2. Não gosto do Cristiano Ronaldo e ponto final.:)
    Quanto ao resto sou solidária contigo e assino por baixo:)
    Quem somos nós para atirarmos a 1ª pedra?
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Vai ser giro vê-lo nu nas ruas da Argentina.
    Não foi o que ele prometeu caso a sua selecção ganhasse o mundial?

    D. Marta, sabe o que faz Leonel Messi? Não fica sozinho lá na frente à espera que alguém lhe passe a bola.
    Vem cá atrás, vais aos lados, procura, distribui, enfim joga.
    Mas Messi é um autêntico jogador de futebol que por acaso até não gosta de ser fotografado.

    Wind, é fácil atirar a primeira pedra desde que leve o rumo certo.

    ResponderEliminar
  4. Mas Observador se atiramos, estamos sujeitos a que nos atitem também:)

    ResponderEliminar
  5. Querida Fatyly

    Análise desassombrada sobre o momento actual...

    Gostei do que li.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. O teu coração fala mais alto do que a razão. és realmente amiga do amigo e não olhas a estigmas, aliás és contra os estigmas da sociedade.
    Em respeito ao Ronaldo para mim foi uma decepção neste mundial com tem sido sempre que ele joga em nome de Portugal. mas isso são outras historias . e a propósito gostei do teu texto.kis mulher de branco. kis :)

    ResponderEliminar
  7. Bravíssima, Fatyly!! Pois também torço para Maradona, justo porque não gosto de injustiças e ele bem merece calar a boca do povo, principalmente do ridículo do Pelé! Que tem sua honra nos pés, mas que deve ficar de boca fechada! Alimenta uma discordia entre brasileiros e argentinos por causa da sua com o craque Dieguito. Pois já disse aos quatro cantos e repito aqui, se o Brasil for desclassificado e a Argentina estiver ainda no Mundial, estarei torcendo para nossos vizinhos!
    Parabéns pela diplomacia com a sua vizinha! Não devemos alimentar ódios! Beijus,

    ResponderEliminar
  8. Marta
    Pois é...mas manda quem pode e obedece quem deve e bem ao estilo português condena-se os trabalhadores(jogadores) e safa-se o selecionador. Vieram mais cedo e assim pouparam-se mais uns milhões para a engorda dos políticos!
    Que raiva de país tão manso!!!

    Wind
    Eu não gosto nem deixo de gostar, orgulho-me apenas por ser reconhecido mundialmente embora cá dentro faça pouca coisa.
    Ninguém deve atirar a primeira pedra...

    Observador
    Diego prometeu isso? não sabia de todo, mas é homem para isso:))))
    Também já ouvi o que dizes à Marta sobe Messi e até um pequeno video exemplificativo e Ronaldo poderia ter a mesma atitude, mas houve problemas que não sei numa desarticulação da equipe.
    A Wind já te deu a resposta, que subscrevo:)

    Beijocas e um bom dia para todos

    ResponderEliminar
  9. Vicktor
    Ainda bem que gostaste pois é mesmo o que sinto:)

    Avogi
    Pode ser e quando perco a razão volto atrás, mas não me arrependo de ser como sou e estigmas? tal e qual e fico feliz por já me conheceres um pouco:)
    Sobre Ronaldo está tudo dito e "mulher de branco" quer dizer "paz e ou lutadora"? julgo que sim:)

    Luma Rosa
    É triste a tinta que gastam contra Diego e sobretudo alguma dela vindo de uma figura histórica: Pelé, e alimentar ódios não se chega a lado nenhum.
    Também falaram tão mal de Dunga e segundo sei foi um grande jogador que saltou logo para selecionador e lá vai guiando a vossa equipe alegre e bem disposta...mas gostaria que a Argentina ganhasse pelo que disse!
    Com quem nos rodeia não devemos alimentar ódios mas fomentar a paz e ao darmos a mão a quem teve uma atitude menos correcta conseguimos apaziguar, o que faço sempre qté onde chegam os meus braços e fico feliz por isso, porque falam dos problemas fora do país, ajuda-se lá fora quando cá dentro e até mesmo perto junto da nossa porta...há tanto que fazer!

    Beijocas e um bom dia para todos

    ResponderEliminar
  10. gostei do que li...e torço pela Argentina também
    beijo e bom fds

    ResponderEliminar
  11. Sim senhor, é assim mesmo.
    Uma bjoca e bom fim de semana.
    Kao.

    ResponderEliminar
  12. Kao
    Obrigado:) e a ver vamos:)

    Beijocas e um BFS para ti também!

    ResponderEliminar