domingo, 26 de dezembro de 2010

E o povo é que paga!

Sócrates diz que não há caminho alternativo à austeridade











A austeridade «é o único caminho que protege o país e que defende o interesse nacional - caminho que temos de percorrer com determinação, para que possamos, finalmente, virar a página desta crise e garantir um futuro melhor para a nossa economia e para todos os portugueses», considerou José Sócrates.

(...)Estas tarefas vão contar com o seu empenho e a sua motivação. «Os portugueses sabem que não sou de desistir, nem sou de me deixar vencer pelas dificuldades. Pelo contrário, é nestes momentos que mais sinto a energia interior e o sentido do dever para apelar à mobilização dos portugueses», declarou o líder do Executivo.(...) (TSF-Rádio Notícias)

****************

Claro que sim, a austeridade é o único caminho, mas caminho esse não percorrido por V.Exª. e os seus parceiros de dança.

Quando o estive a ouvir reparei em vários pormenores que me levaram a pensar como é que os portugueses não conseguem acreditar em si, já que:

- a árvore de Natal era a mesma do ano passado - pouparam sim senhor
- a lareira estava apagada - pouparam sim senhor
- a mesma sala pindérica e a cheirar a mofo - pouparam sim senhor
- as mesmas cortinas mais amarelecidas com o tempo - pouparam sim senhor
- o mesmo cadeirão ou poltrona já um pouco esfolada: pouparam sim senhor
- o seu fato estava um pouco amarrotado, talvez pelo seu nervosismo - pouparam sim senhor
- a sua cara tinha resmas de pó de arroz - não pouparam não senhor
- o seu cabelo está quase branco como o meu - pouparam sim senhor
- a sua "mentira" tornou-se na sua "verdade" - pouparam sim senhor!

Apela à "mobilização dos portugueses, porque não irá desistir, blá, blá" e como não conseguimos fugir como o senhor e a sua corte fogem, somos nós que temos que gramar a fava enquanto saboreia/saboreiam o bolo-rei em paraísos fiscais - cá dentro e lá fora!

Mas afinal o que foi que o senhor disse de novo se a cassete era a mesma que a do ano passado? - ah desculpe...pouparam sim senhor!

No meu disto tudo, lamento profundamente o estado de saúde da sua mãe e desejo as suas melhoras, para que lhe possa dizer o que eu diria se estivesse no lugar dela:

- filho, andei eu a lutar tanto com a tua educação e tu enveredaste por um caminho que eu não queria: O OPORTUNISMO DO COMPADRIO POLÍTICO e oxalá que nenhum dos meus netos sigam os teus passos ou venham a pagar pelas tuas aldrabices e que um dia te digam a Verdade da tua Mentira!

19 comentários:

  1. Foste sublime neste teu texto!:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Mera casualidade a descoberta do seu blogue.
    Gostei do texto.Quando atiramos o que nos vai na alma, ficamos sempre com muito por dizer.
    A mamã do Aldrabão, do mentiroso, do vendedor da banha da cobra de feira em feira, pode além do que disse, também acrescentar que "pelo menos arranjas-te uma reforma para a mamy".
    Atrevo-me a pedir-lhe que passe pelo blogue "Zé do Cão" e que faça o seu comentário, ficar-lhe-ei agradecido.
    Como vamos sair deste buraco sem fundo, sinceramente não sei.
    Sei somente que muitos passarão fome para remediar (se é que terá remédio).

    os meus cumpriomentos

    ResponderEliminar
  3. Permites-me que acredite, um pouco que seja, no que o primeiro ministro de Portugal afirmou?
    Assim farei.
    Desconfiado, com um pé à frente e outro atrás, já se vê.
    Mas, como alguém disse, quero ver para crer. Só depois deverei fazer o meu juízo.
    Será preferível este exercício ao de acreditar nos falsos profetas que já prometem sem nada ter feito.
    É tempo de reflexão. Um tempo que tem que ser analisado palmo a palmo.

    Boa semana, Fatyly.

    ResponderEliminar
  4. Pois!!!
    Eu também queria acreditar que só ele fosse o aldrabão.
    Não esqueci o debate entre o Cavaco e Defensor de Moura.
    "Tenho algumas aplicações financeiras" mas mais honesto do que eu, terá que nascer duas vezes.
    Eu sou mais honesto do que ele, pois não tenho quaisquer aplicação financeira. Vivo da minha reforma e, se ela for por água abaixo passarei a ser mais um na esquina de mão estendida.
    Venha o Diabo e escolha.
    Também não me posso esquecer quando ele estava a comer o bolo rei e, quando foi visitar o pai ao hospital de Faro e o segurança do hospital foi despedido por ele não se identificar às dez horas da noite.
    Razões que a razão desconhece.

    ResponderEliminar
  5. Para mobilizar os portugueses teria que dizer a verdade. E para Sócrates não é fácil porque, como está cansado de o demonstrar, tem com ela uma relação inconciliável.

    ResponderEliminar
  6. Wind
    Sempre brincalhona mas realista e este Sr. não me tirará do sério:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  7. Zé do Cão
    Tem sido de facto uma péssima governação e um descontrolo total nas contas públicas, mas quem votou neles esqueceu-se por completo do que foi a governação PS de 80 a 87 ou seja ninguém aprendeu nada de nada. Depois a era do cavaquismo-vacas-gordas onde foi parar tanto dinheiro que entrou? enfim...a história repete-se!
    Quanto à reforma da "mamy" terá direito aos 300€ que ganha, mas diga antes...como é que é possível obter uma casa por 250 mil euros? Não a conheço, náo sei se foi herdeira de algo e só te digo que é terrível ser mãe, filho(a), tio, etc. de uma figura política imensamente controversa. Não julgo a senhora sua mãe, mas digo o que penso sobre o senhor seu filho que é teimoso e cegueta, politicamente falando. Lá fora já tocavam os sinos a rebate e ele ainda a cantar a aleluia:)
    Claro que vamos sair do buraco, sempre saimos de todos, a bem ou a mal, porque depois da tempestade vem sempre a bonança!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  8. Observador
    Permito com toda a certeza, porque eu também aguardo para ver, mas em vez de um pé à frente e outro atrás, prefiro ficar com eles juntos.
    Acredito que vamos sair deste buraco mais cedo do que julgam e todos querem é que o povo esteja triste e apreensivo e nisso tiro o meu chapéu a Sócrates cujo discurso é...o que sabes, optimista o que acho bem mas deveras teimoso demais para o meu gosto. Deveria juntar "a nata" de todos os partidos, sentarem-se a conversar...em vez de fechar as portas e meter os amigos partidários.
    Aguardo para ver quem irá nomear para gestor dos CTT, GALP, EDP e outra que não me recordo, cujos mandatos terminam neste final do mês!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  9. Espaço do João
    Desconhecia essa do segurança do hospital.
    Não vais ficar nada sem a tua reforma e acredita que isto vai melhorar. Força aí rapagão e p'ra frente é que é o caminho:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  10. Kruzes Kanhoto
    Subscrevo inteiramente o que dizes!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  11. Alfacinha
    de repente senti a "frase dos famosos debates politicos"... porque lá fora isto e aquilo...numa desculpa esfarrapada!

    Sinceramente não me interessa os outros países, porque vivo em Portugal e pretendo que quem nos governa diga a verdade aos portugueses: onde está o dinheiro, qual a causa de mil e um problemas e as razões de nomeações absurdas para os altos cargos! Quando em 83 e 86 o FMI entrou em Portugal na governação de Mário Soares como 1º ministro, reduziram de duzentos e tal deputados para os actuais cento e oitenta e seis (se não me engano) e é a nós que todos eles devem prestar contas, porque ninguém nos perguntou se queriamos entrar numa UE onde existem mais não sei quantos euro-deputados que nada fazem!
    Sair nesta altura seria o caos e ainda pior se o FMI entrar e como a nossa Constituição tem prazos "longos" o governo cairia com toda a certeza e só em 2012 é que o comboio arrancava.
    Aliás...bem ao estilo português andamos atrasados em tudo e oxalá que os jovens saibam que têm que estudar, aplicar-se ao máximo "naquilo que fazem" porque somos bons em muitas áreas e que Portugal saia do marasmo comparativo e doentio.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  12. Querida amiga Fatyly.
    Infelizmente, fui daqueles que saí da minha terra por necessidade.
    Praticamenta após a conclusão do Curso Industrial, fui obrigado a ser um Madeirense errante. O Diabo que diga quantos pontapés levei e, quantas vergastadas me deram os verdugos.
    Sou e fui um corredor nato à procura do desconhecido. Percorri os 4 cantos do mundo.
    Conheço muitos países da Europa, África, de Norte a Sul, a América do Sul desde o Pará até aos Andes e, pasme-se que até pelos países asiáticos andei, conhecendo as pradarias Australianas.Por Timor deixei parte do meu suor.O meu regresso a Portugal, deu-se após o 25 de Abril onde pensei que o País do marasmo e das perseguições tinha despoletado para a liberdade e para a tolerância. Pensei que os Tenreiros e os Silva Cunha bem como os Vinhas, os Champalimaud, os Someers, os Burnais, os Pinto Magalhães e tantos outros tinham acabado mas para meu espanto ainda existem os Espírito Santo os Amorins os Dias Loureiro os Izaltinos e, outros que nem os quero lembrar , que andam a rapar-me os ossos, quais abutres esfomeados.
    Quanto ao Tio Cavaco, tenho muitas recordações dele que nem as quero lembrar. Não se esqueçam que foi no início do seu consulado que a crise começou a despontar. Ele criou o MONSTRO, lembra-se? O homem que raramente se engana.
    Não suporto nenhum dos candidatos que se perfilham para a Presidência da República. Todos têm rabos de palha e, é tão bom acumular reformas.
    Caso não queiras que este comentário seja visto, basta clicares no caixote do lixo , logo abaixo do coment. Não fico nada aborrecido, podes crer.
    Recebe um abraço de amizade. João

    ResponderEliminar
  13. FATYLY
    minha amiga cheia de coragem. a ti ninguém te cala e ainda bem, mas valerá a pena? já nem sei se adianta falar neste país , sabes estou com o Nero : incendiar para renascer.
    só assim de resto é farinha do mesmo saco
    kis :=(

    ResponderEliminar
  14. Espaço do João
    Apagar este teu mahnífico comentário em forma de "ronda" histórica? Jamais e olha que goste imenso e subscrevo o que escreveste.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  15. Wind
    Sou e não consigo deixar de ser quem sou:):):)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  16. Avogi
    Acredita que vale sempre a pena e foi por isso que lutei: liberdade de expressão e gritar em sede própria quando não aceito o que se passa. Devo ser bem conhecida pelos emails que mando:):):)
    Não concordo com o Nero "Incendiar para renascer" porque seria pior a emenda que o soneto...pode-se mudar pela via do diálogo e do bater do pé ou virar de mesa.
    Outra guerra? para que servem as guerras? nãooooooooo pf.

    Beijocas e obrigado

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  17. Uauuuuuuuu, o teu blog agora está lindíssimo!:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  18. Wind
    hehehehehehehehe mais com cheiro da minha terra:):):):)

    Obrigado miúda linda:)

    Beijocas

    ResponderEliminar