sábado, 25 de maio de 2013

Nuno Crato - da admiração à desilusão!







Admirada os livros de Nuno Crato assim como as entrevistas e debates como sempre deu.

Hoje e depois de lhe ir dando o benefício da dúvida...para mim a admiração deu lugar à desilusão...e é mais um que risco da lista do actual executivo!

As alterações, os megas agrupamentos, os exames do 4º ano a português e matemática que até aqui eram apenas para saberem a qualidade do ensino, passaram a valor 25% para a nota final. Para o ano será aplicado o mesmo sistema ao 3ºano e 4º ano. E outras ideias e aplicações de ficar de boca aberta!

Os bons avançam e os outros? Onde estão os cursos comerciais e industriais num país que tem sido destruído sem nunca aproveitarem o melhor que vinha de trás?

Acharia bem melhor se os professores tivessem tempo para dar e debater a matéria toda que é de loucos. Falo daqueles que se entregam de alma e coração à profissão e não daqueles que escolheram como mera opção...porque em tudo há bom e mau.
Acharia bem melhor se os manuais não fossem a "merda" que são e que mudam todos os anos conforme a vontade do freguês e no que toca ao português com o "esplenderoso acordo ortográfio".
Acharia bem melhor se durante décadas se "não tivesse sido tirado aos professores a autoridade e que não fosse permitido tudo ao menino e à menina." e responsabiliza-los desde pequenos.
Acharia melhor se nesses tais megas agrupamentos não fossem misturados alunos do 5ºano 6º, 7º,8º e 9º porque misturar tudo dos 10 anos aos 18 (os repetentes oi bi repententes).
Acharia melhor haver mais pessoal auxiliar para evitar as rebiliões feitas pela calada, dos fortes sobre os mais fracos ou melhor dizendo dos maiores sobre os menores.
Acharia melhor se os pais fossem mais responsabilizados pelos comportamentos dos filhos.

mas num país onde voltámos ao regime do tempo da outra senhora...só falta a menina dos 5 olhos, dos puxões de orelhas, reguadas...etc, etc, porque fome, muita fome já existe, resmas de material que é exigido, como comprar? salas apinhadas de alunos, etc, etc. e...

Nuno Crato, lamento dizer-lhe que para mim é um "sombra" de quem sempre seguiu os seus pensamentos...que afinal, no poleiro e por desculpa da crise...tornou tudo num molho de bróculos.

Não pelas filhas que já passaram, embora uma delas continue sempre a estudar mais e mais e mais além...mas pelos meus netos que não tivessem os pais que têm...seriam uns falhados em termos de escolaridade.

Obrigado Nuno Crato por tudo que tem feito...e teremos em breve os resultados de mais um ministro da educação e no seu caso igualmente da ciência...

De todos e a nível da ciência continuo a admirar profundamente "Mariano Gago"!

Oxalá um dia possa dizer o mesmo de si DAR O DITO POR NÃO DITO.

foto Google

10 comentários:

  1. Uma pergunta, Fatyly Amiga: desde quando a 'educação' anda a ser mal tratada?
    Ainda Nuno Crato não sonhava ser político e já o ensino, em toda a sua envolvência, andava pelas ruas da amargura.

    E não, a culpa não foi de Sócrates. Recuemos. Vá que eu ajudo. Não tenhas medo porque não cais.

    Passa a linha do 25 de Abril, o tal, e vê se encontras onde começou a desgraça.

    Claro que Crato não poderá beneficiar de um branqueamento político mas a coisa -educação - não vai lá com uma varinha mágica. Nem com duas, nem três.

    Irá lá, um dia, com um esforço conjunto.
    Governo e entidades envolvidas. Professores, alunos, auxiliares, todos os que estiverem envolvidos no processo.

    Por mim, dispensaria os sindicalistas. Mas já que existem, entrem. Desde que não abusem da paciência de quem os tem que aturar.

    Conheço Crato pessoalmente. É um Senhor e um excelente profissional.
    O que não quer dizer que por isso seja um bom ministro.
    Coelho quis queimá-lo e entregou-lhe uma 'pasta' dificílima.

    Beijocas oh refilona e boa semana que começa já ali.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo tudo o que dizes já que a EDUCAÇÃO ao longo de décadas tem sido um enorme tubo de ensaio onde se fazem experiências nunca pensadas e sobretudo sem pés nem cabeça.

      Tocas num ponto fulcral:Irá lá, um dia, com um esforço conjunto.
      Governo e entidades envolvidas. Professores, alunos, auxiliares, todos os que estiverem envolvidos no processo.

      e os sindicalistas por mim ficariam à porta!

      Não digo no meu texto que ele não seja um "excelente profissional", acredito que o seja ...mas como ministro só tem feito cálculos matemáticos que até agora só tem dado erro, confusão e balbúrdia. Coelho quis queimá-lo...entãoporque é que ele aceitou? Pois.

      Outro exemplo mágnifico deste senhor: Numa altura em que os pais que trabalham (e infelizmente vão sendo cada vez menos) com o alargamento de férias proposto para o próximo ano lectivo...onde é que poderão deixar os filhos? Fecham os ATLs, irão acabar com o prolongamento...

      pois é...os seus filhos (não sei se tem e nem me interessa) mas os de todos os que governam têm os filhos nos melhores colégios, com transporte incluido e empregadas domésticas e amas.

      Já que o conheces pessoalmente, diz-lhe a ele que sempre o admirei MUITO...mas que estou fula com algumas medidas suas:):):):):) e se precisar de alguém para varrer, mas varrer bem o ministério que me chame:):):):)

      Beijos e obrigado

      Eliminar
    2. Quando for altura para varrer, estou lá, na fila da frente.

      Eliminar
    3. de balde ou esfregona? olha lá rapaz no que te metes LOLLL

      Eliminar
  2. Isto da educação tem muito, mas mesmo muito, que se lhe diga...Conheço muitos professores e sou amigo de alguns, mas são uma classe - como direi - muito "especial", talvez. E por aqui me fico...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora pois claro e eu não sei? Daí eu dizer que há professores e professores.

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  3. Tocaste em muitos pontos, mas ainda há muitos mais, querida amiga!
    Mais desemprego de professores, professores a ficarem sobrecarregados , e sim deveríamos educar 1º os pais!
    Sempre disse isso, mas eu sou maluca:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem muitos outros pontos negros e pobres daqueles que são verdadeiros professores e que sempre se entregaram de alma e coração a essa honrosa profissão, mas outros são uma autêntica nódoa e conheci alguns, que felizmente já não fazem parte dessa classe.

      Hoje têm uma carga incrível para além de uma burocracia dantesca. Depois o mal é que a maioria dos pais e ou encarregados de educação delegam tudo na escola...esquecendo por completo que a escola deveria ser o complemento da educação dada em casa.

      A minha filha mais nova teve uma PÉSSIMA professora na 1ª e 2ª classe e qual não é o meu espanto que tantos anos depois e no meio de uma conversa com uns pais que se queixavam da professora dos filhos...deparo-me que é a mesma "peça de porcelana"...e são casos como este que originam...tanta coisa!!!!

      Já somos duas malucas...deixa lá amiga:):):):)

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  4. Muita boa gente depositou grandes esperanças nele e se sente agora desiludida.
    É um clube com muitos membros.
    Boa semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente dizes a verdade e aguardo para ver se um dia poderei dar o dito por não dito.
      Boa semana!

      Beijos e obrigado

      Eliminar