Dicas para manter a temperatura ideal em dias gelados
As mudanças climatéricas têm alterado alguns dos hábitos que seguíamos quando as quatro estações do ano eram regulares e em datas mais ou menos certas. É evidente que estamos no Inverno, mas quando a chuva dá tréguas e os dias são inundados por raios de sol radiantes acabamos por descurar certos cuidados com a época gelada.
Permanecer confortável, quer seja num simples passeio pela cidade ou numa aventura pela serra repleta de neve, requer que se tome atenção à ciência que envolve o processo de transferência de calor corporal. O processo de permanecer quente assenta em dois princípios básicos, a condução e a convecção.
A condução é a transferência de calor entre duas superfícies sólidas que estão em contacto direto. Por sua vez, a convecção é a transferência de calor entre uma massa (massa corporal, por exemplo) e um fluido ou gás (como por exemplo, o vento gelado que nos rodeia).
Compreender ambos os mecanismos, assim como trabalhar na manutenção do calor corporal, irá ajudar a que nos mantenhamos quentes e seguros quando a próxima frente polar chegar à cidade.
Camadas (de roupa)
Perdemos calor através da condução sempre que o nosso corpo entre em contacto com algo frio, como quando nos sentamos num local não quente. O vento por sua vez rouba ao corpo calor através da convecção. Para combater esta perda de calor devemos isolar-nos com camadas de roupa.
Parar de tremer
Passar o tempo todo com o corpo a tremer é sinal que o corpo precisa de um local quente e depressa. Quando a temperatura da pele desce os tremores impedem que a temperatura média do corpo desça. Durante esse processo, os espasmos de contração e relaxamento dos músculos consomem calorias e geram calor que substitui o calor que o corpo perde através da condução e convecção.
As pessoas em hipotermia elevada vão tremer, já aqueles que estejam em hipotermia moderada podem não chegar à fase dos tremores. O corpo pára de tremer quando as contrações dos músculos deixam de ser eficazes na produção de calor. O que significa que à medida que arrefecemos os tremores vão diminuindo. É nessa altura que a temperatura interna aumenta.
Estômago cheio
Estar bem alimentado (consumir mais calorias do que as que queimamos) vai ajudar a lidar melhor com o frio. Manter os níveis de açúcar suficientemente elevados deixa-nos com energia suficiente para manter o calor numa situação de frio. Manter a hidratação é também muito importante.
Continue a ler - VISÃO
Informação útil.
ResponderEliminarGrato pela partilha.
Bom domingo e uma beiojoca.
Também achei útil para quem pode, claro!
EliminarMas ainda hoje pelas 7h quando fui buscar o pão, vi um jovem deitado numa escada que serve um banco, voltei atrás, peguei num cobertor que me deram para esse fim e tapei-o. Vi-o aconchegar-se sem sequer me ter visto! Na volta lá estava ele e deixei-lhe um pacotinho de leite com chocolate. Não faço a mínima ideia quem seja, nem tive a coragem de o acordar...mas por vezes faço estes pequeninos gestos que podem marcar toda a diferença para o seu acordar.
Bom domingo e beijocas para ti e todos os teus
A isto é que se chama fazer o bem sem olhar a quem. Bravo, Fatyly! :)
EliminarTenho imensas coisas que me dão para eu dar e em vez de dar tudo em associações, guardo para actuar quando me deparo com cenários como o de hoje...no maior anonimato nem badalações televisivas!!!!
EliminarFatyly, hoje vou responder aqui em baixo. Porque sim. Porque gostei bastante da resposta que deu ao caro Observador. Nada mais a acrescentar. A sua resposta dava um belo post.
EliminarJá agora, obrigada pelas dicas.
Tenha pois, uma excelente noite :)
Fiz o que sempre faço porque há "dicas" para tudo e todos mas os maus vulneráveis são escorraçados a tal franja da sociedade cujas sociedades teimam em ignorar.
EliminarAqui tem sido uma demandada de vizinhos quer no meu prédio quer nos outros e há quem se lembre de me dar "coisas" em vez de pôr no lixo, sabendo que aquilo que deixam para trás será entregue.
Faço uma escolha, lavo o que aproveito, dou e guardo algumas para o que der e vier.
É assustador a resma de livros postos ao lado dos contentores que com a chuva e humidade estragam-se. Há uns dois meses e quando vinha da filha, enchi o porta-bagagens e fui direitinha a um local e descarregaram com mil agradecimentos. Queriam que eu assinasse o "livro de donativos", eu hem? nada disso!
Caminhar faz aquecer. Ficar em casa com medo do frio que se faz lá fora por vezes não é boa ideia.
ResponderEliminarNão tenho medo do frio, mas mesmo com a carraspana saí logo pela matina e a seguir ao almoço fui até à minha mãe e são apenas 74 degraus:):):)
EliminarBeijocas e obrigado
Eu sabia que tu tinhas um coração do'tamanho do mar.
ResponderEliminarTu és uma mulher sensível. Bonito gesto.
Kis:=)
Se quisermos todos temos "um coração do tamanho do mar", agora sensível sou, porque passei pelo que passei e acho que muitos "putos armados em governantes por esse mundo fora" deveriam passar pelo mesmo para sentirem que o ser humano é muito, mas muito mais que um mero número.
EliminarDestruir um país é tão fácil...mas reconstruir demora décadas e muitos dos que foram atirados para a rua e para as filas intermináveis para comerem já cá não estarão, mas dos filhos que ficarem saberão contar a verdade dos factos.
Quero partir com a certeza que fiz tudo em prol de quem mais precisa, sem perguntas e criticas e retóricas... claro até onde chegam os meus braços.
Beijocas e obrigado
Andas a dar- nos aulas de saúde. lololol
ResponderEliminarBeijocas
HO!HO!HO! e é para o meu bem e também o vosso:):):)
EliminarBeijocas e obrigado
Gostei do título.
ResponderEliminarE se estas dicas são um luxo impossível?? :(
Beijocas, votos de boa semana
Ora bem, dizes tudo, para muitos é mesmo impossível porque a meu ver o Natal tem 365 dias.
EliminarO que me choca é que no meio destas enormes campanhas, apareçam oportunistas que não precisam e têm a enorme lata de se gabarem do que fizeram. O povo é solidário, eu também sou, mas 99.9% faço solidariedade na maior descrição como a de ontem.
Boa semana e beijocas para ti e todos os teus