sexta-feira, 1 de março de 2019

Coisas Minhas - Notícias do abacateiro:)))

22/05/2018



28/06/2018



Foi crescendo e em finais de Setembro ficou assim mas o tronco sempre verde. Ou seja... ibernou!



Na semana passada acordou e voltou a surpreender com novos rebentos no topo e no tronco novas folhas. Aproxima-se a Primavera!



Mudei a terra e pus um vara maior para que o tronco siga direitinho.

12 comentários:

  1. Este quase inicio de Primavera é simplesmente extraordinário. Não existe melhor adjectivo para a caracterizar. É ver por tudo quanto é lado a natureza a despontar. Vive-se melhor tudo isto quando nos encontramos fora da cidade. O seu abacateiro está a renascer. Por aqui, são os pessegueiros, três neste caso, em flor, uma flor rosa que ilumina de boa energia o espaço. É a ameixoeira que começa também a dar sinais de vida depois de ter estado todo o Inverno despida, coitada dela, o frio que não deve ter passado. É o loureiro que é uma bela árvore, nem sequer sabia que dava flor, um género de flor branca miudinha. A trepadeira que fica muito florida, começa na Primavera e permanece durante quase todo o Verão, também começa a abrir uma quantidade impressionante de olhos minúsculos por ela acima. E são as flores, algumas flores também começam a acordar. Ou seja, somos muito insignificantes perante tanta grandiosidade. e ainda existe quem insista em a destruir, em não cuidar, não cuidar da natureza. Um dia a dita da natureza acordará maldisposta, sem paciência alguma para continuar a nos aguentar, nesse dia, começa o nosso verdadeiro pesadelo. A bem dizer estamos bem tramados, passo a expressão.

    Tenha um bom fim-de-semana, Fatyly :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que descreves vejo no quintal da filha e arredores. Até a figueira já começa a vestir-se de folhas e o abacateiro deles a mesma coisa e todas as árvores e trepadeiras estão a renascer. O meu deu provas disso mesmo e é pena que os humanos não sejam como a natureza que cumpre sempre a sua função/obrigação sem pedir nada em troca, mas por vezes enfurecida põe travão à ganância do homem!

      Obrigado e também um bom fim-de-semana para ti e para o Sr.teu pai:)

      Eliminar
  2. É a renovação da natureza!
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo.

      Continuação das tuas melhoras.

      Beijocas e um bom domingo

      Eliminar
  3. A Primavera já se faz sentir!

    Bjos
    Votos de um óptimo sábado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade e que me surpreende sempre!

      Beijocas e um bom domingo

      Eliminar
  4. É uma espécie de abacateiro da crise, suponho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste-me rir quando estiver mais crescido irá para o quintal de um amigo e aí é que poderá ser da crise:))))

      Beijocas e um bom domingo

      Eliminar
  5. Ah! Olha que lindo! E chega a dar fruto?!
    A primeira fotografia deixa-me uma dúvida. Espetas os "pauzinhos" e as raízes vão à procura deles? Os milagres da Natureza que não deixam de nos encantar.

    A Primavera e a sua explosão de vida, algo que nos inspira um imenso respeito.
    Respeito e fúria por quem não a respeita.:(

    Bom Carnaval. Diverte-te muito, sim?:)

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os palitos é apenas para que base do caroço do abacate fique submerso. Começa a nascer um espigão dentro de água que abre o caroço e depois desponta como a 2ª. foto e é quando é envasado. Para o final deste ano irá para o quintal de um amigo.

      Em Angola pelo clima tropical cresciam mais rapidamente e ao fim de dois anos mesmo ainda numa árvore de pequeno porte já davam fruto e a primeira vez é apenas um abacate.

      O da filha deu um no ano passado. Hibernou e agora já bem maior está carregado de rebentos e florinhas.

      Muitos tornam-se grandes árvores outras nem tanto porque deve-se ir podando para não ser doidões e crescerem desalmadamente:))))

      O Carnaval passa-me totalmente ao lado porque nunca gostei e hoje fui dar as minhas voltas a pé e o pessoal bazou todo para as festas.

      Claro que quando as filhas eram pequenas lá ia com elas rua fora até à escola. Hoje só os dois netos mais novos é que se mascararam e mandaram-me uma foto. As mais velhas...saem à avó:)

      Beijocas e um bom domingo

      Eliminar