sábado, 25 de abril de 2020

25 DE ABRIL SEMPRE e como o comemorei:)



1- Como sempre acordei cedo e enquanto me arranjava para ir buscar o pão, pensei neste grande dia que fui sabendo a conta gotas de que algo se passava na Metrópole na qual nunca tinha posto os pés. Fiquei angustiada ao recordar a minha terra etc, etc. Mas jamais esquecer que finalmente iria acabar a "sangria" dos jovens que iam daqui que mal conheciam as matas o que eu sempre defini como "Carne para canhão". Pobre gente que tanto sofreu e centenas e centenas nunca mais voltaram. A PIDE desapareceu mas quem fez tanto mal nunca foi chamado a uma barra de tribunal.

2- Trouxe o pão às vizinhas pendurando na porta. Vi a cerimónia no parlamento e quando acabou fui almoçar. Saltitava dentro de mim que para além de ir dar corda ao carro queria ir ver parte dos meus mas pensava que se estivesse alguma operação stop não iria mentir e assumiria as consequências. Almocei esperei pelo toque da minha mãe, falei com ela e nem lhe disse o que pretendia fazer.

3- A estrada era só minha porque carros? Zero. A meio do caminho estava a operação stop, abrandei e não é que me mandaram seguir? Que bom:)

4- Cheguei à casa filha e toquei a campainha. Veio o genro...quem é? Eu, Quem? eu, Quem? A sogra pá será que mudei de voz? Os cães há muito que estavam no portão porque via as suas patinhas. Veio ele, a filha e as netas, mas perguntei à filha se era preciso pôr máscara. Não mãe manteremos a distância para te salvaguardar.

5- Mal ponho o pé no quintal fizemos os gestos do abraço. O Lucky e a Zara ficaram tão contentes, mas tão contentes que tive de me sentar no chão para não cair:))) Um festival e nem imaginam os que rimos. Notei as netas mais crescidas e todos com um cabelão tal como o meu que cortava uma vez por mês. Avó que saudades mas podias ter vindo mais cedo porque hoje tivemos de lavar a loiça do almoço porque a máquina avariou. Deram mais dois dedos de conversa e foram para os computadores porque estavam a jogar com a minha filha, genro e netos da banda de lá. Gritaram por mim e fui até lá mas fiquei na porta. Avó os tios e os primos querem ouvir-te...e disse oi malta tudo bem? Pena não morarem mais perto blá, blá e xau genteeeeeeeeee:)

6- Sentei-me na mesa da sala com a filha e o genro e vi mais 50 cogulas (toucas) que estiveram a fazer para a tal roda de solidariedade. Os cães deitaram-se aos meus pés:)). Falei do relógio do carro que mantinha a hora anterior e o genro prestável como sempre foi e mudou em 5 minutos. Falámos do 25 de Abril porque também viram a cerimónia e claro do vírus. Enfim soube-me tão bem que fiquei de cabeça mais aliviada.

7- Xau pessoal e fui ver o mar da minha Praia Grande, mas parei cá em cima porque sabia que mais abaixo estava vedada.

8- Não fui ver a minha mãe porque não posso e só lá irei no dia 4 levar-lhe umas coisas e trazer o recibo. Já se pode ir visitar mas através do vidro da sala de estar e como sei como ela fica, aguardarei pelo dia 4 que já marquei.

9- Vim para casa e arrumei o carro no mesmo sitio uma sorte do caraças.

10- Tu que conseguiste ler este testamento recebe o meu maior abraço sincero e alegre e toda esta situação irá passar. FORÇA!

14 comentários:

  1. Que bom. Apanhou ar, visitou quem ama, veio para casa, e arrumou o carro no mesmo lugar. Pura Sorte, ou será que mais ninguém saiu de casa e, por isso não chegou?
    .
    Viva a Liberdade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo bom. Quanto ao estacionamento o mal daqui é haver vários carros parados há anos e outros saem muito mais tarde.

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
  2. Ah, grande Fatyly! Contigo anda tudo nas horas. :)
    Deixo-te, nesta data, palavras que escrevi outrora, mas plenamente actuais:

    Há uma luz que refulge, sulcando as trevas
    Há um gesto que renasce, fazendo o dia
    Há um canto que se ouve, quase em murmúrio
    Há um despontar de vozes, quase melodia.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soube-me tão bem que nem imaginas e sobretudo por ver que eles estão bem. Estas tuas palavras são tão belas que me encheram a alma. Recordo de as ter lido e obrigado por as teres posto aqui:)

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
  3. Como tomo nota das netas, Margarida de 8 meses e Mariana de 11 anos, tenho todos os dias a nora e o filho em casa. A nora vem trazê-las de manhã, o filho vem buscá-las à tarde. Não saímos à rua desde a consulta de urgência no Santa Maria a 7 de Março, mas por força das circunstâncias a rua vem todos os dias ter connosco.
    Temos fé que Deus nos protegerá.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua obra de avó e claro também participada pelo avô é maravilhosa mas igualmente cansativa. Já passei essa fase e sei bem o que custa. É gratificante? É sim senhora porque sabemos que estamos a ajudar os nossos. Não sei se é o teu caso mas quem tem um quintal como a minha filha tem é uma ajuda para eles bem grande e como eu moro num apartamento fui sempre avó ao domicilio e o quintal era fantástico. A mais velha já tem 17 e a outra 14...como o tempo passa.
      Também tenho fé e claro que tudo irá passar.

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
  4. Não é um testamento, é um relato do dia. e gostei muito de ler. Que bom que pudeste estar com a família! Fez-te bem. Fico contente. Abraço e continua, mas com cuidados.
    Bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e fez-me mesmo bem e claro que há que ter todos os cuidados. à outra filha já é impossível porque é na banda de lá mas falamos por video chamadas:))

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
  5. é um prazer ler-te Fatyly.
    Que bom poderes visita-los e partilhares com eles o teu Abril.
    (Também eu vejo que o meu mais novo está a crescer a olhos vistos e tenho pena que os avós não sejam testemunhas mais assíduas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Boop e foi uma "fuga" breve mas que me soube tão bem.
      Destas duas sempre as ajudei mais e hoje já tão grandes. Os outros dois da banda de lá via sempre que nos juntávamos por aqui. Ia às suas festas de aniversário e este ano ainda não fui lá. Felizmente têm os avós paternos que sempre deram uma grande ajuda.
      Enfim hoje tudo mudou em quase 9 semanas e até quando não sabemos mas acredito que tudo irá correr bem e brevemente poderemos voltar a abraçar.

      Beijos e uma boa tarde

      Eliminar
  6. Uma reportagem com nota máxima.
    Beijocas, bom domingo.

    ResponderEliminar
  7. O meu 25A foi muito menos agitado. Até me esqueci daquela cena da grandolada. O que foi uma sorte para a vizinhança, diga-se...

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e soube da "grendolada" por ti porque desconhecia por completo.

      Beijocas e uma boa tarde

      Eliminar