sábado, 20 de junho de 2020

Contradições que me tiram do sério

1- Oxalá que em Setembro o ano lectivo dos alunos seja todo presencial, talvez com turmas um pouco mais pequenas mas deixai as crianças, adolescentes e jovens crescerem uns com os outros porque é um período onde se forma o adulto que seremos.
Não é agarrados a um computador ou televisor que ganham o fermento dos amigos/colegas tão necessário. Muitos nem sequer saem de casa...tal é o pânico dos pais.
Com o enorme desemprego não será na escola que encontrarão a refeição que podem comer? Não será na escola que os professores descobrem crianças mal tratadas a todos os níveis? Não é no caminho de e para a escola que podem conversar/desabafar com os amigos? Os pais, sobretudo dos mais velhos julgam que sabem tudo dos filhos essa é a velha "história da carochinha". Como estão tão limitados vingam-se nos jogos de computador.

2- Os avós não podem abraçar e beijar os netos e vice-versa não é? Mas porque os pais têm de voltar ao trabalho e outros em busca do mesmo...onde ficam os filhos? Há pois é...com os avós e os que não os têm ficam com outros familiares.

3- Conheço quem não tenha posto um pé na rua durante dois meses e meio. Depois saíram uma, duas ou três vezes protegidos com tudo e mais alguma coisa. Agora porque Sintra tem mais infectados fecharam-se outra vez mas para a semana que vem já vão ficar com os netos porque felizmente os pais não perderam o emprego. Falando com eles só lhes disse o mal é vocês terem quem lhes traga tudo a casa. Chegaram ao cúmulo que o que traziam era tudo desinfectado com lixívia pura. Perguntei e a fruta e legumes? Também! Minha alma ficou parva!

4- Regressou o futebol com as mesmas rivalidades e sem adeptos no Estádio, mas fora deles é vê-los que nem molhos de grelos, nabiças e muitos autênticas garrafas de cerveja e outras coisas. Dois cafés daqui é vê-los a sair aos "S". Distanciamento zero e zero de máscaras. Na praia os jovens não podem jogar nada. Como é que é? Algo me está a escapar?

5- Também são os mais velhos que mais prevaricam, passam tempões nos supermercados onde mexem e remexem, com máscara sim senhora mas com o nariz de fora.

6-Depois as festas...marcam o limite de pessoas e depois é o que se sabe.

7- Termino que tudo isto é uma gaita porque se não morrermos da doença morreremos da cura...e as depressões estão a crescer como erva daninha. Tenho muita pena de quem trabalha nas obras sem qualquer protecção e quando os vêm buscar em carrinhas a cair de podre com seis lugares vão oito. Adianta denunciar? Por eles e elas não, mas se tivesse a certeza que o empreiteiro ou sub-empreiteiro passaria a cumprir a sua obrigação sem os despedir, denunciaria na hora!

8- Não se pode ter um polícia em cada esquina e não sei como não dão em doidos.


20 comentários:

  1. De facto a situação não está boa. As infecções aumentam todos os dias. A irresponsabilidade é gritante. Vêem-se muitas máscaras espalhadas pelo chão. Oxalá as coisas melhorem mas ...
    .
    Bom fim de semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os números aumentam porque se fazem mais testes o que acho muito bem. 90% são assintomáticos e têm de ficar de quarentena mas alguns desobedecem e saem. Numa terra qualquer sabiam que um vizinho tinha dado positivo e andava pelo café, padaria etc. Avisaram-no e como não queria saber amarraram-no a uma varanda e chamara a polícia. Foi levado para um local onde ficaria a cumprir a quarentena. Qual a responsabilidade deste homem com idade para ter juízo? Ainda falam dos jovens? Sim continuo a ver máscaras no chão o que mostra a educação das pessoas.
      Acredito que as coisas irão melhorar se não for a bem será a mal e a sociedade civil deverá trabalhar em conjunto com as forças de segurança e da saúde.

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
  2. Ora muito bem! Nem sei que diga, pois estive sempre com os meus netos para os pais poderem trabalhar. Também não saia para mais lado nenhum. Mas realmente não poder estar com eles e ter de trabalhar, dá que pensar! Muita força- As coisas estão muito ruins

    Beijo, e um excelente fim de semana! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomei conta das duas netas mais velhas durante 14 anos mas eu é que ia buscá-las à escola e ficava na casa delas até os pais chegarem. Hoje já não tenho essa tarefa embora vá duas vezes por semana arrumar/limpar etc. ajudando assim nas tarefas domésticas. Com isso ia ver a minha mãe que está num lar perto da casa deles. Hoje as visitas ao Lar é apenas uma pessoa por semana o que para ela é muito pouco. Enfim tudo irá correr bem mas se agora há quem não cumpra o mínimo das regras nem quero pensar quando vier a tal Liga do futebol...
      Beijocas e um bom domingo

      Eliminar
  3. Eu levo a fruta com uma mistura de água e lexívia, enxugo-a e ponho na fruteira. Ainda há dias vi uma mulher a pegar nas peças de fruta cheirar e voltar a por no lugar. Quando lhe chamei a atenção respondeu-me que não compra fruta sem a cheirar, porque é o aroma da fruta que lhe diz se é boa.
    Também fico com as duas netas, uma de 10 meses, e outra de 11 anos que adoro, mas que está insuportável, só a fazer asneiras para chamar a atenção e com a ideia de que agora só gostamos da irmã.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lavas com uma mistura mas nos casos que falei é apenas com lixivia pura que acho que é muito mau.
      Ui quantos e quantas cheiram, apalpam, pegam-pousam-pegam e sem qualquer cuidado. Por mais avisam que ponham esses não querem saber.
      A fase dos 11 anos é terrível e já passei pelo que falas e cansa a nossa cabeça e muito. Faz parte da adolescência mas tira-nos do sério. Tu felizmente tens o teu marido que sempre é uma ajuda, agora eu sozinha a aturar as "asneiras" vai lá vai:)))
      Cresceram e agora já se amanham sozinhas mas quando me apanham lá cravam boleia para as levar aqui e acolá:)))) A mais velha já tem aulas presenciais e se chego lá e a vejo que tem de ir apanhar o autocarro já sei que sou cravada:))) mas tudo ok.

      Beijocas e um bom domingo

      Eliminar
  4. Há muita falta de respeito, um pouco por todo o lado.
    Não concebo determinadas atitudes.
    Bom domingo para ti e, já que aqui estou, toma lá um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E verdade e eu também vou aos arames...

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
  5. Para evitar a Covid basta usar uma camisola com as fuças do criminoso Che Guevara. O bicho foge mal a vê.

    O número de infectados sobe por aumentar o número de testes. Sem dúvida. O azar é que noutros lados não é bem assim. A Dinamarca testa o dobro e descobre metade de novos casos...

    O governo tem vendido bem o produto. O pior é que nem todos comem a palha toda que lhes poem na gamela. A maior parte dos governos europeus, por exemplo, não se deixa ir na conversa...

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O criminoso que falas já era e eu punha na camisola as fuças de um para além de criminoso vivinho da costa mas com umas fuças de quem anda...enfim.

      Claro que sim o número sobe porque se fazem mais testes.

      Não meu amigo na Dinamarca não testa o dobro e olha quem o afirma está sempre a ver a actualização em directo. Falei há dias com um casal que vive há muito na Dinamarca que disse o que te acabei de dizer...outros interesses se levantam. Uma UE cada um toca o instrumento que lhe dá mais jeito porque de união nada tem. E fico por aqui e digo o que já disse...não votei neles mas a meu ver estão a fazer um bom trabalho. Têm falhas? Têm sim como qualquer país mas vivo cá né? Então só me interessa o que por cá se passa.

      Beijocas e um bom domingo

      Eliminar
    2. Tens razão estava errado, a Dinamarca não testa o dobro. Segundo os dados mais recentes testa apenas 50% mais por milhão de habitante. Rácio que deve ser utilizado em vez do número absoluto.

      Em casos por milhão de habitante nós temos 3838 e eles 2139. o que também não representa metade dos nossos.

      Ser governante nesta altura não será fácil mas convém ser coerente. E coerência é coisa que não tem havido. Desde permitir que o humorista do regime faça graçolas para duas mil pessoas a manifestações com não sei quantas mil. De onde, curiosamente, não resultam infectados. Deve ser sorte...

      Quanto aos interesses não posso concordar mais contigo. Há que vender isso do milagre português. Temos - todos - interesse nisso. O pior é que há uns chatos que não acreditam. E, em 27, já são 17. Ou algo parecido. São muitos números, como dizia o outro. Aquele que está à procura de um lugarzito onde se ganhe mais do que num ministério.

      Bom resto de domingo e uma boa semana, Fatyly.






      Eliminar
    3. Obrigado pelo esclarecimento e só afirmei porque tenho quem esteja mais por dentro do assunto do que eu. O foco de contágio agora está em Sintra, Amadora, Loures e Odivelas.
      Quanto a Sintra que não é tão pequena como isso porque tem uma freguesia que é a maior da Europa, falo de Algueirão-Mem Martins há muitos casos porque se fizeram mais testes e testes. O que é grave nisto tudo é que acusando positivo e assintomático não obedecem às regras de ficarem em casa a fazer quarentena. Mais, já fecharam vários cafés onde gente bem mais velha, nisto não são só os jovens que furam as regras, são os da classe 40/60 bebem e são ajuntamentos absurdos.
      Hoje será a reunião para novas medidas e como em tudo irá pagar o justo pelo pecador...e amanhã há bola não há? Pois e a burra sou eu.
      Sinceramente KK não sou contra os ajuntamentos mas mantendo o distanciamento devido como foi no concerto que referes e noutros que já vi.
      Agora meu amigo oxalá que em Setembro a escola seja presencial porque a pior coisa é não ocupar a gente mais nova, porque há alguns que abusam:))) e quem não abusou na idade deles? Até eu o fiz e com a PIDE à perna:)))

      Um enorme abraço e façamos o que pudermos e mais uma vez obrigado

      Eliminar
  6. Essa falta de coerência, que por aqui também se vê, é que tira todos do sério.
    Não se pode celebrar o 4 de Junho mas pode-se ir ao Barco Dragão??
    Pata que os pôs!
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão mas com o caldeirão a ferver deve ser uma tarefa bem dura e por vezes exagera-se numas coisas e noutras não.

      Eu continuo na minha rotina sem pânico, pensamento positivo e mudar mentes e hábitos é preciso décadas.

      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  7. Como sempre, sem papas na língua e carregadinha de razão. Eis um TIR fiável, que nunca falha. :)

    Um beijinho, Fatyly :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e por vezes salta-me a tampa:)))

      Beijocas e um bom dia

      Eliminar
  8. Desanima ver tantos quebrar as medidas de seguranca. Naturalmente interpretamos isso como um factor que vai nos impedir de voltar ao "normal" dentro denim periodo menor de tempo.

    PS; É O SABAO, nomeadamente a espuma fornada pela lavagem com agua e sabao pelos mais 20s minimo, que quebra a membrana exterior protectora do virus, por esta ser gordurosa. Por isso... lexivia nao deve ajudar muito a erradicar o virus do Covid. Mas ajuda a matar bacterias.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar