terça-feira, 18 de agosto de 2020

COMO A VIDA ME TROCA AS VOLTAS!!

 Com os meus tínhamos combinado para a próxima quinta feira irmos até ao Portinho da Arrábida e arredores e curtir uma praia em família.

No sábado passado fui ao Modelo comprar pouca coisa e uma cadeirinha de praia, porque o esqueleto já não dá para estar horas sentada na areia. Já não havia nada de praia agora é material escolar.

Sentei-me no carro e toca o telemóvel e pensei...lá vem bomba.

Avó onde estás? Estou a arrancar do Modelo o que precisas. Avó podes vir para aqui e ficar connosco porque o pai vai para o hospital e a mãe vai atrás da ambulância. Ele estava como da última vez que foi. Ok mas a avó vai arrumar as compras em casa e depois vou para aí.

Tenho que perguntar a um psiquiatra a razão de levar um murro no estômago e ficar estupidamente calma.

Depois das compras arrumadas arranquei para casa da filha. Cumprimentei e só lhes disse que tudo iria correr bem. Lá explicaram o que tinha sucedido e acalmei-as. Avó mas ele vem para casa, não vem? Acham que aquilo é um hotel? Claro que vem e sorri. Ficaram calmas.

Depois falei com a filha que disse que não era nenhum AVC e ou AVC Esquémico. Inclinava-se mais para uma inflamação do nervo facial que deu logo um nome que não fixei.

Entrou no Amadora-Sintra às 15h tão nervoso que a médica para poder analisar teve que lhe dar um calmante. Foi super bem atendido e a neurologista para ter a certeza que era mesmo o que a filha tinha dito a mim (não a ela porque não pôde estar ao pé dele) fez-lhe um TAC e estava tudo ok. Teve alta às 21,30h com a respectiva medicação e que poderia fazer a vida normal que tem feito.

As netas ficaram tão felizes que se abraçaram a mim e dançamos...avó tu tinhas razão:)))) letra e música delas.

Quando olhei para ele só notei que uma das vistas não fechava totalmente...mas mais nada e como sou leiga...queria era vir embora para desabafar aqui. Ainda me disse que cruzou-se comigo no caminho e que eu vinha com cara de preocupada. Pudera meu amigo não é caso para menos né? tu queres é matar a sogra...e rimos bastante com outros disparates e foi-se enviar no WC para se desinfectar todo. Mantivemos o distanciamento e nada de beijos e abraços:))))

Sim porque a meio da tarde a minha mãe telefonou que queria dizer-me há muito o que lhe ia na alma ao que escutei e sem nada lhe dizer o que se estava a passar. Falou, falou, falou...resumindo e concluindo: sou culpada da sua situação, fui má filha porque nunca aceitei ir viver/tratar/cuidar dela na sua própria casa. Cinco anos depois? Melhor...42 anos depois de lhe dar a ela e ao meu pai todo o meu apoio? Não...desta vez fiquei brava mesmo e só disse...Até amanhã e fique bem. Voltou a telefonar às 18h e não atendi. Ficou a saber tudo pela neta e comigo quer "ensaboar" mas tenho de lhe fazer sentir que não merecia ter ouvido o que ouvi.  Atendo bastante fria e só de escrever isto ainda me dói. Mas vai passar como tudo na vida.

Quinta-feira o meu genro tem uma consulta marcada na CUF com a neurologista dele para saber se esta no caminho certo e se podem ir até ao Algarve passar 5 dias de férias já marcadas. 

Sinceramente desejo que sim porque merecem e se assim for ficarei lá cinco dias e cinco noites que me vão saber muito bem.

Também à filha da banda de lá afinal tem de trabalhar na quinta-feira devido à ausência de uma colega.

Planos? Eu? Já tinha desistido mas o meu optimismo, esperança e Fé  não foram abalados de jeito nenhum.

OBRIGADO POR TERES LIDO O MEU DESABAFO




15 comentários:

  1. Não faltarão oportunidades para desfrutar do Portinho da Arrábida. (Uma praia fantástica onde não vou há mais de trinta anos e de onde tenhos recordações ainda mais fantásticas). O importante é a saúde. O resto resolve-se.

    Os velhotes...pois, percebo. Se percebo...Mas tenho esperança de quando lá chegar também ser chato, mas chato mesmo a sério. Para já, acho eu, estou no bom caminho. Esforço-se por chatear todos os que posso...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu KK há muitos anos que não vou lá e dizem que os acessos às praias estão totalmente mudados. Ainda não foi desta mas terei/teremos outras oportunidades.
      Quanto à minha velhota o assunto já passou e nunca tive o seu feitio mas nem sei se chegarei à sua idade...quase 91 anos, portanto posso dizer como serei:)))

      Beijos e obrigada

      Eliminar
  2. Que susto Fatyly!!!
    Eu reajo como tu. Primeiro resolve-se. Depois, quando se pode, há licença para quebrar.
    É um mecanismo adaptativo de quando servem de ser responsável por si e/ou por outros. (Sim, há quem seja mais dependente e não o consiga fazer)
    E deixa-me tentar ler a comunicação da tua mãe. Talvez completamente ao lado.... deve sentir-se abandonada sem perceber completamente esta situação do covid , ou percebendo-a vivendo na pele o isolamento. Só se “despeja” assim quando se sabe que o outro não vai embora. Tu estarás disponível para ela. No teu tempo.
    Espero que consigas ter as férias merecidas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo um grande susto a juntar a tantos outros e nunca tinha pensado que era um mecanismo adaptativo.

      Não Boop de todos quem conhece bem a minha mãe sou eu e não tem nada a haver como "abandono e ou perceber a situação do COVID."
      Como sempre fui a filha que esteve sempre mais perto sempre levei na carola e sempre quis mudar o meu feitio. Muito mandona, muito de querer saber tudo sobre todos e ter que acatar as regras do Lar foi e é dose. Ela sempre me fez coisas que nem imaginas, é boa mãe mas muitas vezes lhe disse que eu não deveria ser filha dela:)) Tudo tem um começo e desta vez também porque imagina tu que não lhe dei um beijo no dia em que faria 72 anos de casada. Tenho anotado as datas principais para ela mas como não me falou...pensei...não lhe digo nada para não se sentir ainda mais triste. Mas pensei mal porque passados umas telefonou e disse que eu era uma filha desnaturada e expliquei-lhe o ocorrido. Quer que tudo seja à maneira dela. Quanto ao COVID está bem informada mas já baralha muita coisa. Ela pode sair e ou vir almoçar connosco mas quando voltar terá de ficar 14 dias no seu quarto. Ela própria diz que tem com quem falar, o Lar faz imensas secções de cinema e teatro e já vou 3 peças do Filipe Laféria, ginástica duas vezes por semana, uma belo quintal onde pode passear na sua cadeira de rodas( ainda anda mas já com imenso custo), ouve a missa aos domingos etc, etc.
      O que eu acho um mal no meio disto tudo é que quando está no seu quarto privado está agarrada ao canal CM e aos domingos lê o jornal. Já não tem a noção das distâncias e mal ouve algo em Sintra telefona a perguntar se estamos bem e numa aflição que nem imaginas. Já desisti de lhe dizer que estar a ver o que não deve ver porque diz que não temos nada que lhe dar ordens e que quer estar bem informada. Contradições que já noto.
      Quando recebe uma visita (uma vez por semana e só 1 pessoa durante uma hora) ao fim de dez minutos corre literalmente com a pessoa. Video-chamadas não e não porque não gosta!
      Hoje era para ir o meu genro mas porque teve imensas horas no hospital acharam por bem não ir e vai a minha neta mais velha.
      Enfim é bem tratada, estou sempre atenta, comunicam-me tudo e muitas vezes faço uma video-chamada e estão a falar com ela e não percebe que estou a vê-la. Mostram-me também as alterações que fazem no lar. Enfim mais não posso fazer se não esquecer e aguentar os trancos com um sorriso:))

      Beijos e obrigada

      Eliminar
  3. Deve ter sido um susto daqueles. Espero e desejo que não seja nada de grave, meu irmão há anos teve uma paralisia facial, da qual recuperou sem problemas e ainda hoje, já lá vão uns bons 30 anos, não sabe o que a provocou.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobretudo para ele que chegou ao ataque de pânico tal era a ansiedade.
      Foi bem visto e revisto no hospital embora as horas de espera, mas nisso somos todos muito compreensivos.
      Os quatro tiveram uma manhã excelente. Foram passear de bicicleta e pararam na praia. Um imenso calor e segundo a filha a água estava muito fria, mas tomaram banho, e voltaram para casa nas calmas e por dentro da mata do Banzão. Todos felizes.
      A meu ver acho que foi provocado por um choque térmico e ele perguntou isso à médica que respondeu que sim poderia ter sido mas nestes casos é muito difícil saber exactamente a causa. Ontem já começou a sentir melhoras, quer no paladar quer na vista e hoje não sei porque ainda não falámos.Se Deus quiser irá recuperar sem problemas.

      Beijos e obrigada

      Eliminar
  4. Paralisias faciais são muitas vezes resultantes de crises de ansiedade/pânico.
    Muito fáceis nestes dias doidos que vivemos.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele teve a crise quando começou a sentir uma vez que pensava que estava a ter um AVC. Para a médica o analisar tiveram de lhe dar um calmante e meia-hora depois foi então devidamente consultado.

      E sim o que dizes pode acontecer, mas no caso já foi depois de estar a sentir o que sentiu.

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  5. Hoje ou no passado? Fiquei preocupada.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A queda que refiro no teu espaço foi emocionalmente com mais este susto com o do meu genro e com o caso da minha mãe. Felizmente não caí fisicamente melhor dizendo não sofri qualquer tombo:))))

      Beijos e obrigada pela tua preocupação

      Eliminar
  6. Escreveste: "Tenho que perguntar a um psiquiatra a razão de levar um murro no estômago e ficar estupidamente calma."

    Não precisas perguntar a um psiquiatra porque isso nada tem a ver com essa especialidade.
    Eu explico: quando recebemos uma notícia, o nosso organismo processa-a e dá a resposta imediatamente. Se ficaste calma, nada de grave está a acontecer ou vai acontecer. Se, pelo contrário, sentires algo de forma angustiante, aí poderás ter que te preocupar.
    Fiz-me entender?
    Agora passa para cá 50 euros que isto das consultas 'online' são pagas e não passo recibo 😎

    Tudo de bom para TODOS!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela explicação e fico mais tranquila:) Quanto ao pagamento posso pagar-te logo que recebe um fundo europeu?:))))

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  7. Que dizer?
    Um abraço solidário, Fatyly.

    ResponderEliminar