quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Embondeiro: a árvore da vida está em risco de extinção

 







O Embondeiro (Adansonia) é uma árvore proveniente das regiões áridas de África, sendo parte da cultura tradicional de muitos países do Continente. No Senegal, por exemplo, esta árvore faz parte do seu emblema nacional.

É também conhecida como a “árvore da vida” pela sua longevidade, muitos dos exemplares têm mais de mil anos. Com quase 20 metros de altura, serve de sombra e abrigo para várias espécies de animais, e é um local de culto e de celebração de cerimónias para várias comunidades.

A árvore consegue armazenar água no tronco de forma a sobreviver às condições de seca, e o seu fruto é utilizado para consumo humano, ou serve de alimento para os elefantes, que conseguem chegar aos seus ramos mais altos. Estes animais são essenciais para a plantação destas árvores, porque ao comer o fruto acabam por espalhar as sementes pela savana.

Segundo a Euronews, e de acordo com um estudo de 12 anos publicado na revista Nature, muitas das árvores da espécie estão em ameaça devido às alterações climáticas. Nos últimos anos, vários exemplares milenares morreram. No entanto, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) aponta também a causa humana como principal fator.

A Organização afirma que vários produtos comuns do nosso dia a dia, como cosméticos, alimentares ou domésticos, incluem plantas silvestres na sua composição. Assim, com o crescimento da indústria, existe uma má gestão dos recursos e das colheitas, pelo que muitas árvores acabam prejudicadas. O embondeiro africano é uma delas, devido ao seu fruto.

A mítica árvore encontra-se em perigo de extinção segundo a lista vermelha da IUCN, mas pode ser encontrada em diferentes partes do Continente Africano, como em Madagáscar, Angola, Moçambique, África do Sul, Zimbábue, Namíbia, e ainda em algumas regiões da Ásia e da Península Arábica.


DE: Greensavers

8 comentários:

  1. Oxalá não esteja. É uma árvore altiva e muito bonita

    .
    Deixando cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha terra ainda não estão nesta onda mas os de alguns paises africanos em seca extrema, estão sim.

      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  2. São lindas!
    Têm o seu quê de mágico por serem tão diferentes.
    os ecossistemas são tão delicados, e "nós" tão brutos a perturba-los...
    Mais uma maravilha única que não ficará de herança para gerações futuras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordo o meu/nosso embondeiro que para o abraçar contámos com 30 colegas e amigos:) Em Angola ainda não estão nesta "desolação" mas noutros países africanos com seca extrema estão sim. Isto foi dito por um amigo meu que vive num deles. Enfim!

      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  3. Infelizmente o mundo padece quando uma arvore se extingue.
    Preservar é preciso
    Kisssss

    ResponderEliminar