quarta-feira, 4 de novembro de 2020

O mesmo cenário...

 















Deparei-me com esta foto e chorei!
Todos os países têm os seus militares,
homens ou mulheres que em nome
da sua pátria cumprem um dever.
Não me vou exceder nos prós e contras.
nas mazelas deixadas, se sim ou não.
Apenas, um desabafo meu.
Esta foto...
fez-me retroceder ao passado!
Eu vi o que muitos viram
Eu sofri o que muitos sofreram,
fardados ou não...
eram portugueses, eram angolanos
homens simples, simples homens
dando o último colinho a quem não resistiu
aos quais se aconchegavam num choro compulsivo!
A...mesma foto...
neste caso um americano tão menino,
tão fragilizado
dando o último aconchego a uma criança iraquiana!
A...mesma foto...
espalhadas por esse mundo fora
onde paga o justo pelo pecador!
Mas apesar de militares, são jovens,
com familiares sofrendo por eles
neste mundo de reinantes tão crápulas!
São afinal os nossos filhos,
que bem ou mal e na maioria das vezes
debaixo de drogas, tudo fazem!
A... mesma foto...
acolho-te no meu colo a ti soldado...
porque a morte já acolheu esse ser indefeso
e sabes porquê?
porque... ainda hoje tenho medo,
muito medo desse cenário!


Fatyly
(2006)

14 comentários:

  1. Com tanta guerra, com tanto vírus, com tanto Trump, quem não temverdadeiro medo, FATYLY ?
    A imagem é muito comovente, sem dúvida.

    Beijo amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E verdade João não por mim mas pelo futuro dos meus. Melhores dias virão.

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  2. Todas as guerras deixam marcas profundas. Todas sem exceção.
    Tanta perda de vidas. Tanta dor. Que sejam malditas as guerras e quem as fomenta,
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Faço das palavras do Ricardo, as minhas! Muito comovente! :'(
    .
    Mundo louco...
    .
    Beijo, e uma boa noite!

    ResponderEliminar
  4. Julgo que é uma das imagens da World Press Photo.
    Excelente, mexe connosco.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mas já em 2006 que escrevi isto perdi o nome do autor da foto. Ai Pedro quem viveu o que eu vivi só penso no futuro dos meus, dos teus e de todos mais novos. Mas pensamento positivo porque nunca pensei ser possível chegar aos dias de hoje:)

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  5. Catorze anos depois, as lágrimas caem.
    Uma imagem forte.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E caem mesmo António e cada vez que leio o que escrevi é esse cenário.

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  6. As tuas palavras tão complementares à foto.
    As dores são muitas, e estão em ambos os lados de qualquer conflito.
    Beijo e obrigada Fatyly.

    ResponderEliminar