segunda-feira, 1 de março de 2021

Júlio Machado Vaz Psiquiatra Efeitos do confinamento Portugal



Gostei muito de o ouvir, porque sim

10 comentários:

  1. Júlio Machado Vaz sabe o que diz. É pena que os 'especialistas da especialidade' não lhe dêem ouvidos.
    Beijocas, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leio e oiço tudo dele e sempre gostei imenso.

      Beijocas e um bom dia

      Eliminar
  2. Cada caso é um caso e cada um é diferente do outro mas, nisto do confinamento e do mal que nos faz, estou como o gajo da SIC. Não nos estão a pedir para ir para a guerra...é só para ficar em casa. Eu, que nunca foi à guerra desconfio que será muitissimo pior. Por isso, aos que me dizem que ficam doentes por ficar em casa só me apetece mandá-los para um certo sitio...pena tenho é das pessoas que perderam o emprego, que perderam rendimentos e que estão a passar necessidades. Os outros que se deixem de tretas!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos por partes:
      Concordo quando dizes que cada caso é um caso. Não fostes para a guerra mas eu estive no meio dela e sobretudo nos três últimos anos de uma guerra civil. Claro que é mil vezes pior sobretudo estenderes a mão para receberes comida. Sei bem a cor da fome.
      Já não concordo quando afirmas "que ficam doentes por ficar em casa...pena das pessoas que perderam os empregos e ou os rendimentos...os outros que se deixem de tretas" porque:
      Milhares ficam em casa pelas razões que apontas onde incluis o confinamento mas já perguntaste a RAZÂO que têm em ter que sair de casa. A ansiedade (que sofro mas já domino pelo muito que já passei) a depressão ou seja as doenças mentais continuam a ser desvalorizadas por muitos da nossa geração. A violência doméstica seja de homem para mulher e vice-versa é causada porquê? Lidei com muitas patologias mentais e volto ao início...cada caso é um caso e portanto em vez de criticarmos devemos saber ouvir porque é muito mais fácil desabafar com um desconhecido do que com um familiar e escutar os silêncios dos mais novos e dos mais velhos...daí haver em Portugal tantos suicídios e depois quem fica marina no "porquê?
      Desde que começou esta pandemia tenho cumprido todas as regras, mas quando os pensamentos negativos me assolam, largo tudo e vou dar uma volta ao quarteirão. Limpo o que está limpo e mantenho a mesma rotina de sempre.
      Se partires uma perna vê-se a dor, mas as dores mentais não se vêm amigo e no melhor pano caí a nódoa. Podes andar a sorrir, ar confortável como muitos mas muitos padecem desse "horror".
      Desculpa e não leves a mal, não foi nenhuma lição de moral mas a minha vivência de ter aprendido a não criticar quem se queixa, mas tentar interpretar/ajudar quem se abeira de mim nessa situação.

      Beijocas e um bom dia

      Eliminar
  3. Sempre foi uma voz avisada.
    Gosto muito dele.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Pena é que não faça mais entrevistas/opiniões.

      Beijocas e um bom dia

      Eliminar