segunda-feira, 26 de julho de 2021

DIA DOS AVÓS












 





















Só tenho recordações muito boas do meu avô materno que morreu tinha eu os meus 12/13 anos. Os paternos viviam na metrópole. Já cá em Portugal e por decisão dela a minha avó materna vivia num lar. Num leque de 29 netos nunca por nunca teve um gesto de carinho para comigo, mas como Deus escreve direito por linhas tortas não é que quando regressei do Brasil fui viver para um quarto pertinho do lar? Á pois é e todos os sábados levava-lhe um pouco de fruta da que me davam. 

Não era para agradecer mas nem assim teve qualquer gesto de carinho para comigo e sobretudo para a minha filha mais velha com quase três aninhos. Recebemos mais das suas colegas de lar. Nada disto me deixou marcas ou rancores!

Tenho quatro netos e com as duas daqui durante anos fui (infelizmente todos os outros faleceram) o suporte delas enquanto os pais trabalhavam. Hoje apenas para quando precisam.
 
Dei-lhes e fiz de tudo o que eu nunca recebi: cumplicidade, colo, brincadeiras, abraços, jogos do meu tempo e até fizemos brinquedos com materiais recicláveis, hortas que deram sucesso,  mas sempre mantendo as regras de educação dos pais.

Os outros dois netos da banda de lá têm os avós paternos que são maravilhosos sendo o suporte dos pais.


18 comentários:

  1. Foram outros tempos, esses em que os avós não abraçavam nem brincavam com os netos, do modo como nós fizemos e fazemos com os nossos, Fatyly.
    Oa abraços e beijos eram contactos físicos que não faziam parte da nossa cultura. Só conheci o meu Avô materno que faleceu quando eu tinha doze anos, e não tenho memória de uma abraço. Aliás, cumprimentava os netos entendendo-lhe a mão, qual Papa, para que a beijassemos. Nem havia o tratamento por tu, nada disso.
    Outros tempos em que o respeito se impunha dando pouca confiança aos miúdos. :)

    Feliz Dia para ti Avó Fatyly. :-))
    ( E para mim, claro. )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim eram outros tempos mas o meu avô materno era de afectos e abraços e como adorava jogar gamão comigo:))) A minha avó também o fazia a alguns netos de quem ela gostava mais. Tudo passava por isso. Nunca fui de cobrar beijos e abraços porque prefiro e espero a iniciativa deles sem qualquer mágoa ou preferência. A minha mãe essa sim sempre foi e é de cobrar muito.
      Hoje e sempre tratei os quatro de igual forma:)

      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  2. Também tenho boas recordações dos meus avós. Tenho fazer com que os meus netos tenham boas recordações minhas! :))
    --
    Feliz dia dos Avós...
    -
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  3. Tive uma avó - a paterna - mais ou menos como a tua. Já a outra...nem preciso dizer nada, quem lê o "Kruzes" sabe!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Tenho poucas recordações dos meus avós, embora os tenha conhecido, com exceção do avô paterno. Agora que sou avô espero que as minhas netas se orgulhem de mim...
    .
    Uma semana feliz. Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E deves ser mesmo um avô muito afetuoso:))

      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  5. tive a sorte de conhecer e ser mimado pelos quatro.
    E de conhecer o gajo mais porreiro de sempre, o meu avô materno.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sorte a tua amigo e também irás ser um bom avô:)))

      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  6. Oi, Fatyly!!
    Espero que tenha sido um dia bom para você. Parabéns pelo bom relacionamento que mantém com seus netos.
    Tenho por mim que as pessoas só dão aquilo que receberam e isso vai sendo repetido. Você é uma avó amorosa porque o outro lado da família soube demonstrar o amor que sentiam por você. Não demonstrar amor, nem sempre é não senti-lo. Dó de quem represa sentimentos. A vida é tão curta, não é mesmo?
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Luma
      Subscrevo inteiramente e não guardo rancores do passado seja em que assunto for porque com isso perde-se energias positivas e não seguimos em frente.
      A vida é mesmo muito curta e há que dar o melhor todos os dias.
      Beijocas e um bom dia

      Eliminar
  7. Penso que se trata de uma justa e merecida homenagem.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  8. A nossa Instituição lembrou aos utentes esse dia.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Tive um avó materna super especial - contava-nos histórias, dava-nos a sopa quando não a queríamos comer, coseu-me um vestido novo para que a minha mãe não se zangasse -não o devia ter vestido e ido brincar e sem querer rasguei-o, fazia-nos cafuné para que fizéssemos a sesta - eu não queria dormir de tarde mas brincar e dava-nos xi-corações. O meu avô materno morreu quando eu tinha seis meses, fiquei com pena de não o ter conhecido mas ouvi tantas histórias dele que às vezes até me parece que o conheci. Só via os meus avõs paternos alguns dias nas férias no Verão, gostei deles embora não com a proximidade e amor que tive para com a nossa outra avó. Infelizmente já morreram todos há muitos anos, a minha avó materna quando eu tinha onze anos (apaguei o comentário anterior quase igual para corrigir um erro de escrita, sorry)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordações que nos marcam e felizes de quem as tem:)
      Sobra o comentário anterior já o retirei:)) e não te preocupes.

      Beijocas e um bom dia

      Eliminar