Há quase dez anos Boyan Slat, anunciou que tinha uma ideia para retirar o plástico dos oceanos. Desde essa altura fundou a Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos que pretende remover 90% do plástico flutuante do oceano até 2040.
Apesar da meta muito ambiciosa, Slat tem feito de tudo para a cumprir. A sua organização, conta o Business Insider, lançou o seu primeiro dispositivo de captura de plástico em 2018, mas infelizmente acabou por não ter sucesso e partiu-se no oceano. Um ano mais tarde, outro modelo mais eficiente conseguiu recolher grandes quantidades de plástico, mas a Ocean Cleanup fez as contas e percebeu que precisaria de centenas desses modelos para atingir o seu objetivo.
Durante o verão a organização colocou todos os esforços na Jenny. Uma nova abordagem, um novo dispositivo e esperança renovada. Este dispositivo é composto por uma linha costeira flutuante que apanha o plástico como um braço gigante e o canaliza para uma rede em forma de funil.
Posteriormente duas embarcações vão trazendo essa corda através da água a cerca de 1,5 nós e a corrente do oceano empurra o lixo flutuante em direção à rede gigante.
No início de agosto, a equipe lançou a Jenny na Ilha de Lixo do Pacífico, sendo que na semana passada este dispositivo enfrentou o seu teste final enquanto a organização procurava determinar se poderia trazer grandes quantidades de plástico para a costa sem problemas. A Ocean Cleanup disse que o dispositivo transportou 9.000 kg de lixo para fora do Oceano Pacífico – prova de que a mancha de lixo poderia eventualmente ser limpa.
“Santa mãe de Deus”, indicava um tweet de Slat naquela tarde, acrescentando: “Tudo funcionou !!!”
Depois de trazido para a costa, o plástico é reciclado. Por enquanto, a Ocean Cleanup está a utilizar o plástico para fazer pares de óculos de sol que vende a cerca de 200 dólares, canalizando os lucros de volta para os esforços de limpeza. Eventualmente, a organização espera fazer parcerias com marcas de consumo para fazer mais produtos reciclados.
Slat estimou que a equipa precisaria de cerca de 10 Jennys para limpar 50% da Grande Mancha de Lixo do Pacífico em cinco anos.
Em vez de gastarem milhões no turismo dos ou nos foguetões e armas que apliquem a fortuna que gastam em iniciativas como estas!!!
É uma iniciativa e desafio que considero fascinante. O meu aplauso e elogio.
ResponderEliminar.
Um domingo feliz
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Também achei daí ter partilhado.
EliminarBeijos
É angustiante pensarmos no estado em que estamos a deixar o planeta.... pelo menos para mim!
ResponderEliminarOlha Fatyly, mandei-te um mail mas não sei se o recebeste... reparei que o teu endereço de e-mail já não consta aqui, podes tê-lo alterado... ?
Beijinhos
Entendo mas não tenho solução para o estado do mundo , apenas tenho poderes para mudar o que me envolve em redor.
EliminarJá lá o tens nem me lembrei de tal coisa. Deves ter o que ardeu com o pc:))))
Beijos
Pois...o pior é que os rios com um leito repleto de lixo, nomeadamente plástico que depois vai dar ao mar, são asiáticos. Se calhar convinha, primeiro, educar esse pagode e, segundo, sim obrigar a India a gastar nessa limpeza o dinheiro que gasta com armas e foguetões.
ResponderEliminarA propósito disto recordo-me de ter lido uma entrevista com as assistentes sociais da CM de Odemira onde elas diziam que a principal dificuldade que tinha com os imigrantes era fazê-los compreender que o facto de uma mulher lhes dizer bom dia não significava nada mais do que isso e que o lixo era para jogar nos contentores e não para largar no chão. São, ao que diziam, conceitos paraticamente incompreensiveis para eles.
Bom domingo!
Subscrevo inteiramente e aqui também já disse as uns quantos e olha que passaram a fazer a reciclagem. Enfim!
EliminarBom domingo
Não sabia dessa louvável iniciativa...
ResponderEliminarTambém não sabia e quando li fiquei deveras admirada porque nem tudo é mau!
EliminarBeijos e obrigado
Com o devido respeito subscrevo o comentário do amigo Kruzes Kanhoto.
ResponderEliminarSem educar os povos, os rios não ficam limpos e por conseguinte os oceanos também não, embora seja louvável esta iniciativa.
Abraço, saúde e boa semana
E verdade amiga e também concordo!
EliminarBeijos e obrigada
Ora aí está uma belíssima, e urgente ideia a pôr em prática, mas educar as alminhas que já tiveram tempo de aprender que o plástico não pode ser deitado para o mar, é ainda MAIS urgente! É que enquanto não houver essa sensibilidade o problema irá manter-se.:((
ResponderEliminarBoa semana.
Beijinho, Amiga.
Concordo contigo e há que mudar a mentalidade de milhões de pessoas.
EliminarBeijos e obrigada
Já conhecia a iniciativa.
ResponderEliminarA ideia é excelente e exequível.
Terá apoios??
Beijos, boa semana
Pois os apoios é que são chave de tudo incluindo este projecto. Muitos tão mal avaliados em detrimento de outros.
EliminarBeijos e um bom dia