quarta-feira, 23 de março de 2022

OLÁ JOÃO

 Olá João 

Partiste há 44 anos, na loucura das horas vagas, em que tu e os teus amigos punham motores de carros em motos e irem para o autódromo experimentar e por vezes também assistia. O quintal dos pais era onde tinhas a oficina:)))

No último regresso maldito marco da estrada que te pregou a finta e partiste na hora. Tinhas 21 anos! e eu já tinha estado no Brasil e regressado a Portugal e foi nesta casa que soube da noticia.

Mas não é disso que quero falar, mas do rapaz que foste em que pregavas tantos sustos aos pais e quando fazias alguma passavas pelo minha casa e era eu sempre que te punha remendos e curativos, ao som das tuas palavras: mana deixa-me experimentar tudo porque sei que vou morrer cedo ao que eu respondia está bem abelha. 

Recordo o mês de férias que tive antes da tua sobrinha nascer em que na minha carrinha ia te buscar e mais 5 jovens e todos ao molho e fé em Deus rumava para a nossa praia. Lembro-me da tua /vossa preocupação quando me fazia ao mar e nadava e nadava escoltada por vós e tu sempre a dizer...ai mana ainda tens a criança numa onda e ainda falas de mim?  E os búzios enormes que apanhavas e fazias numa chapa com brasas? Ainda hoje sinto o cheiro e o sabor e a tua sobrinha tem um enorme que a mãe trouxe e deu-lhe. Ambos eramos os filhos mais irreverentes! 

Quando vejo imagens das guerras e de o povo a fugir,  digo-te que ainda guardo o amuleto que me deste no caos do aeroporto de Luanda e o abraço que me deste e nunca mais te vi porque foste obrigado a ingressar na tropa da nossa terra.

"ai uê manô qui saudades de tu":) mas hoje estás na companhia do pai.

Nunca sonhei contigo nem com o pai mas nestes 44 anos houve duas situações que tive apenas contigo:

A caminho do meu trabalho em Lisboa na companhia de dois colegas, ouvi a tua voz a chamar por mim...Fatyly...Fatyly... o que me fez olhar para trás e não te vi. Inacreditável e os meus colegas perguntaram-me o que foi? Disse que te tinha ouvido chamar por duas vezes. Mas o teu irmão não está em Luanda? respondi que sim...e segui em frente. Dois dias depois morreste...11 de Fevereiro!  

Hoje acordei e ainda estremunhada tive a sensação da tua mão na minha e ouvir umas palavras: mana continua a ser quem és e acredita que em breve virá a paz, diz isso à mãe. Não me recordo se sonhei só sei que dormi super bem.

Dei um pulo da cama e bastante serena arranjei-me, abri as janelas todas, fui ao pão e beber um café.

No regresso reparei que ontem não mudei a folha do calendário de secretária porque o sono já era por demais. Só o fiz quando me sentei aqui e vi que hoje farias 65 anos.

Que coincidências estranhas que por vezes a nossa mente nos prega.

UM ABRAÇO SINCERO PARA TI QUE TIVESTE A PACHORRA DE LER ESTA PARTILHA.

15 comentários:

  1. Esta partilha merece ser lida.
    Beijinho, Amiga.
    P.S. - esteja o teu irmão onde estiver ... parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo e não fui capaz de contar à minha mãe, disse-lhe apenas "mãe um beijo do nosso João". Estava lavada em lágrimas e é uma dor que não passa mas ficou contente por me lembrar. Para ela as datas boas e más dizem muito mas já baralha umas quantas e a maioria ocorreram delas foi sempre no dia 11, número que detesta.
      Beijocas
      Ela sim sonha muito com eles e com o seu passado etc.

      Eliminar
  2. Não foi precisa "pachorra" para esta missiva saudosa.
    Acredito piamente em todas essas sensações que relatas, também as tenho, por vezes. Não sou é nada de escrever no blogue este tipo de sonhos e lembranças familiares, mas concordo que outros o façam. Afinal, mesmo que as mensagens que se enviam aos seres que fizeram parte da nossa vida e acabam sendo lidas por outros, que não eles, servem sempre para darmos a conhecer as pessoas fantásticas que somos.

    Tudo de bom para ti, Fatyly.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo tudo o que dizes e até te agradeço de coração! Mas estas duas situações que senti não contei nada à minha mãe porque ela não acredita em nada disso.
      Também não me incomodam nada. Outra que me ocorre por vezes é acordar e sentir se as filhas e agora os netos e genros estão com algum problema. Desvalorizo, levanto-me e fico muito calma e se toca o telefone digo sempre a mesma palavra: Bingo. Talvez por ter sido mãe e pai não sei dizer a razão.
      Também tudo de bom para ti, Janita
      Beijocas

      Eliminar
  3. Amiga Fatyly, estou arrepiada de emoção.
    Senti cada palavra porque foi escrita com todo o amor por seu irmão.

    Um enorme abraço de amizade.
    Obrigada por estar ENTRE NÓS! <3

    Fê blue bird

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente tenho em mente o ser vivo que foi, cheio de vida e dos seus enormes olhos azuis da cor do mar porque não pude ir ao seu funeral. Mais é algo que fujo a sete pés e só vou se quem cá ficar me disser muito, porque pelo falecido(a) sei que fiz tudo enquanto vivos.
      Beijocas e obrigada

      Eliminar
  4. Uma homenagem muito sentida que fica gravada neste texto. As memórias que carecem de recolhimento para aplacar o desgosto.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde
    Só não chora quem não tem coração ❤️

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe sempre chorou muito e agora agarrada às notícias ainda mais ao invés de mim que é muito raro eu chorar mas em frente ao mar aí dou vazão a muita coisa.
      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  6. Pessoas que partem mas que fiquem sempre no nosso coração.
    Percebo perfeitamente.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Bonito.
    Eu acredito nessas "vozes".
    Também as tive. Não lhes prestei atenção. Estavam certas.
    Chamemos a isso tão somente "intuição".
    O nome pouco importa. O bom é ter essa capacidade e saber quando ouvir o que nos é dito.

    ResponderEliminar