sábado, 29 de julho de 2023

DESABAFOS MEUS







1- Num país com tanta precariedade nas classes média e baixa em que lutam para se aguentarem à bomboca, tardam a repartir os dinheiros vindos de fora enquanto outros engordam à custa de tantos impostos e das subidas das taxas de juros pela Lagarde e não só. Greves atrás de greves em quase todos os serviços públicos, mas o que agora mais interessa é a fausta recepção das JMJ. Trinta milhões era o previsto, mas afinal já voaram trinta e oito milhões. Moedas esfrega as mãos de contente esquecendo-se que depois da onda passar ficará com uma Lisboa com imensos buracos. Admira-me muito que pelo menos dois partidos se encontrem caladinhos sobre esta onda! 

 Não sou contra as JMJ e a vinda do Papa Francisco de quem gosto muito, mas com esta ostentação até ele se indignaria e na qual jamais participarei!

2- Muitos peregrinos já começaram a chegar a Portugal. Um enorme grupo de 50/60 elementos de várias nacionalidades já se encontram alojados em Sintra! Recebi um email do Lar onde se encontra a minha mãe, tipo convite, dando conhecimento da ida deles. Reemcaminhei também para os meus irmãos. Eu não fui porque na véspera estive com ela.

3- Ontem ao falar com a minha mãe senti a alegria dela com tantos jovens que cantaram, dançaram e fizeram com que os utentes participassem, e falaram numa companhia excelente e todos gostaram imenso.

4- Telefonema seu ao fim da tarde:

Então minha senhora manhê eles falaram em português? Não filha era em inglês que não sei, havia dois padres tradutores  mas para mim, valeram mais os gestos e aí entendi tudo numa alegria contagiante! Foi muito bom filha uma tarde muito animadora e até rezamos em conjunto e como sempre faço, pedi pelos meus filhos, netos e bisnetos mas sobretudo por ti que és o meu braço direito. 

Fico muito mais aliviada com a alegria dela porque é católica e muito praticante e o Lar sempre promoveu este tipo de encontros e não foi só agora com as JMJ.

5- A filha continua numa boa recuperação mas ainda com alguns medos (tão naturais digo eu) que o problema volte. Em Agosto será a vez da neta mais nova. Acredito e não abro mão que tudo irá correr bem!

6- Já desabafei e obrigado a ti que leste/ouviste a quem desejo

Um bom fim de semana!









(Imagens do Google)


10 comentários:

  1. Não sou muito dado às coisas da fé. Em matéria de religião sou devoto do Benfica e isso me envaidece, como diz o nosso hino. No entanto relativamente às JMJ não tenho nem de longe uma posição tão radical quanto muitas outras que já li e ouvi. Vejo isto como uma oportunidade para muita gente. Como, por exemplo, para aquele artista da passadeira. Aquilo que ele fez ontem só um totó é que acredita que foi um protesto. Foi, isso sim, uma genial acção de marketing. Possivelmente até o trabalhador que o deixou passar é capaz ter ganho uma recompensazita...

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo e sim também " Vejo isto como uma oportunidade para muita gente."
      O Bordalo II teve o seu momento de glória, porque eu que não o conhecia fiquei a conhecer e gostei da obra dele e assim disse tudo que muitos não conseguem dizer com respeito ccomo eu o fiz!
      Beijos e uma boa tarde

      Eliminar
  2. Concordo com o teor da crítica.
    Desejo que tudo corra bem com os familiares.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e sim irá correr tudo bem quanto aos meus!
      Beijos e uma boa tarde

      Eliminar
  3. Tudo de bom para ti e para os teus familiares.
    Quanto às JMJ, fico admirado por que motivo um país laico organiza um evento destes. Disseram-me hoje que a Igreja Católica Portuguesa foi convidada à sua organização. Se assim foi, por que não compete à ICP o suporte das despesas? Mas não, despesas é mais com o Zé Povinho. Impostos incluídos.
    Beijocas, Amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é bem verdade o que dizes!
      Beijocas e um bom domingo

      Eliminar
  4. Olá, querida amiga Fatyly!
    Tem coisas que não entendemos bem nem em nossa Língua...
    Mas elas acontecem e fazem bem a muitos.
    Gostei de sentir a alegria da sua mãe pelos seus escritos.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo verdade o que dizes e fiquei muito feliz com a alegria da minha mãe que embora já muito baralhada colaborou com eles e ainda lhe ofereceram um prendinha que irei ver no dia 2 de Agosto quando for ao lar!
      Beijocas e um bom domingo

      Eliminar
  5. Ora vamos lá por partes:
    Ponto 1 - Não sou contra nem a favor de Portugal ser o anfitrião deste encontro mundial da juventude, ou seja, desta JMJ.
    Se se vai gastar o que temos e não temos? Provavelmente, sim. No entanto temos de olhar para o reverso da medalha.
    O retorno económico que isso nos vai trazer. Por falar em medalha; verdadeiramente escandaloso - e eu ainda não ouvi nenhuma 'voz' erguer-se contra isso, é o custo da medalha comemoratica deste evento. Mil quinhentos e tal euros? Por amor da santa. Fosse eu milionária e não a compraria...Enfim, paradoxos religiosos entre a humildade e a ostentação.

    Pontos 2 - 3 e 4 - Se o Lar onde a senhora tua Mãe se encontra tem condições para albergar estes 50/60 jovens e eles vieram alegrar o quotidiano dos idosos residentes, não será o idioma o obstáculo a que se entendam. Hoje tive a confirmação dos motivos que me levaram a gostar tanto da tua progenitora:
    Ei-los:-...valeram mais os gestos e aí entendi tudo numa alegria contagiante! Foi muito bom filha uma tarde muito animadora e até rezamos em conjunto e como sempre faço, pedi pelos meus filhos, netos e bisnetos mas sobretudo por ti que és o meu braço direito.
    Vês como Ela te dá valor e reconhece o teu esforço? Se te voltas a queixar dela, levas logo na cabeça.

    Ponto 5 - Fico muito contente pela franca recuperação da tua filha...o resto também vai correr bem!
    Feliz fim de semana e um fraterno abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1- subscrevo por baixo e sim espero que venha algum retorno e que tudo ocarra em paz.
      Quanto à minha mãe, pois é amiga eu quando escrevo não é para me queixar porque sei que sou o seu braço direito, esquerdo e afins, mas quando me diz coisas que me magoam e que sou obrigada a fazer o que quer ou a contrariar o seu discurso, amiga aguento uma, duas mas à terceira tenho de pôr no sítio a locomotiva. Não te passa pela cabeça o que me diz mas já vou desvalorizando porque está a descair a olhos vistos e sobretudo muito baralhada. Enfim continuarei sempre a dar o corpo às balas:))
      5- Sim amiga vai correr tudo bem!
      Beijocas e um bom domingo

      Eliminar