quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

DESABAFOS MEUS












1-  A demência da minha mãe progrediu e muito e estive com ela na terça feira e só fala do passado. Ao dar-lhe um abraço e um beijo fiz cautelosamente porque dói-lhe tudo. Muito limpinha e cheirosa e custa-me muito dizer mas digo que, a minha mãe já não é quem eu abracei e abraço até que Deus queira. Uma degradação que me custa assistir e acompanhar.

2 - O calcanhar continua negro e sempre vigiado pelo enfermeiro. Como a médica do lar não pode prescrever um medicamento próprio para esta situação só um cirurgião vascular o poderá fazer. Marcaram dois exames aos membros inferiores e  consulta de cirurgia vascular para o mesmo dia devido à pouca mobilidade que tem, na CUF que tem acordos com a ADSE.  

3- Agradeço ao partido comunista o chumbo da medida que daria mais autonomia aos médicos dos lares prescreverem medicamentos como este e outros, poupando os dois exames e o enorme fluxo nas urgências hospitares cuja maioria são os mais velhos.

4- Virá na ambulância com uma funcionária e eu irei ter com elas. Sózinha seria impossível ajudar nas manobras com a minha mãe o que ao longo de anos e anos fiz mas hoje já não me atrevo.

5-  Por vontade dela não saía da cama mas não deixam para seu bem e para evitar as malditas escaras.

6- Come mal mas tudo fazem para comer um pouco mais e é uma missão impossível.

7- Toda a papelada de despesas é mandada por mim para a ADSE para ter os apoios e nunca tive qualquer problema, mas pela primeira vez os da fisioterapia que fez em Janeiro está suspensa e aguardo a carta para saber o que pedem mais. Sou bastante organizada mas estou farta de papelada!

8- Tu que me lês agora desculpa o incómodo😘😘

 

18 comentários:

  1. É muito triste ver nossas mães e não mais as sentir presentes como antes! Também vivi isso! Boa sorte e força! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo e é o que sinto acrescido das dores que ela sente. Perante ela eu mostro força porque como ela sempre disse sou o seu braço direito. Sou otimista e tenho força mental mas por vezes fico numa tristeza incontornável daí ter que fazer umas pausas.
      Beijocas e obrigada

      Eliminar
  2. Os períodos difíceis da nossa vida. Muitos de nós estão a passar por situações idênticas.
    Que tudo corra o melhor possível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade há muita gente que sofre e morre sem qualquer apoio por parte de familiares.
      Obrigada e uma boa tarde

      Eliminar
  3. Lamento muito todos esses tormentos porque está a senhora tua Mãe a passar. E tu, lá vais suportando a tua cruz como podes. Que vida triste!
    Nem sei que mais dizer, amiga. Sinto muito!
    Um grande, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta ida ao hospital irá ser um cabo dos trabalhos e vamos a ver como ela irá reagir. Enfim e só peço sem vergonha que o seu Deus se lembre dela para não sofrer mais.
      Obrigada amiga e um bom dia

      Eliminar
  4. Durante os últimos três anos passei por algo semelhante...e, nessa parte das burocracias, costumava dizer que era quase preciso um escriturário. Burocracias essas que ainda não acabaram, no último mẽs e meio tem sido uma aventura. Desligar serviços e fechar contas é mais burocrático do que um pedido de divórcio!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tal e qual o que dizes para tudo é nem quero recordar quando se vendeu a casa dela as voltas que dei e agora quando for pagar o lar irei fechar a conta a prazo que tinha e está a zeros. Felizmente não houve guerras entre irmãos e todos incluindo eu ajudamos a complementar o custo do lar e afins!
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  5. Sinto muito o que estás a passar, já vivi o mesmo e compreendo-te.
    Desejo-te muita força e coragem para ultrapassares este momento difícil da tua vida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil e apetecia-me passar a pasta a um dos meus irmãos mas todos moram longe.
      Coragem tenho mas as forças já não são muitas.
      O que me dá mais descanço é ver que é bem cuidada no lar e com uma paciência excelente.
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  6. Quando se trata saúde, arrendamento, propriedade, com preconceitos ideológicos, o resultado só pode ser uma grande bosta.
    Assistir à degenerescência dos que são queridos é horrível.
    Beijos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade o que dizes e os meus irmãos não assistem mas eu por vezes tiro uma foto e mando-lhes para verem o estado da mãe. Tenho o apoio da filha que já é médica e troca impressões/opiniões com a médica do lar.
      A minha filha só me diz: mãe a avó está no fim da vida e agora é deixá-la fazer o quer excepto estar todo o dia deitada. Também já disse que preferia que morresse no lar do que no hospital.
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  7. A demência é uma doença terrível.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim mas mais terrível não para ela mas para quem cuida dela.
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  8. Olá, querida amiga Fatyly!
    É uma fase muito doída.
    Devagar, irá encontrando a paz num quadro tão difícil.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho

    ResponderEliminar
  9. Nem sei que dizer, querida Amiga!
    Desejo o melhor para a tua mãezinha.
    Uma beijoca para ti, com votos de muita Força.

    ResponderEliminar