terça-feira, 12 de março de 2024

O CÃO E O LOBO

 









 Um Lobo esfomeado, vendo um cão gordo a comer à porta de uma quinta, dirigiu-lhe a palavra:
     - Como explicas que, sendo eu mais forte e valente, é a ti que não falta a comida?
     - É simples: Eu guardo o meu dono e esta quinta, e ele dá-me de comer todos os dias. Se queres cá ficar, eu peço-lhes. 
     O lobo já ia agradecer a ideia quando reparou na coleira que o cão tinha à volta do pescoço. Então perguntou-lhe para que servia ela, e, tendo o cão respondido que era para o dono o prender à corrente, despediu-se dizendo:
     - Obrigado, amigo, mas prefiro estar magro e ter toda a liberdade. 

20 comentários:

  1. Sem darmos por isso, somos todos escravos do trabalho. Como diz o ditado: na casa deste home quem não trabalha não come!

    ResponderEliminar
  2. Pra uma bela reflexão! beijos, lindo dia! chica

    ResponderEliminar
  3. É muito importante reter a moral da história.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Concordo na íntegra com a opinião e decisão do lobo.
    .
    Saudações poéticas e amigas
    .

    ResponderEliminar
  5. A liberdade é dos bens mais preciosos. A chatice é que o conceito de "liberdade" está a ficar cada vez mais estreito...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que me preocupa mais, não por mim mas pelas gerações mais novas.
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  6. O contrário de Mao Tse Tung - "primeiro vou alimentar o povo, depois falamos de liberdades".
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao alimentar o povo conseguirá falar de liberdades? Vejo países bem alimentados e até com tudo e mais um par de botas e no entanto ai de quem sair da linha.
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  7. Eu sou uma loba 🐺 que ataca, se alguém quiser roubar-lhe a LIBERDADE.

    O Caldor cão 🐶 não está preso a correntes.
    Ele é o dono da casa.

    Abraço em liberdade 🗽

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida amiga Fatyly!
    Muito bem dito o cão de rua, livre para sonhar e nem só de pão vive o homem...
    Tenha um dia abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar