sexta-feira, 21 de junho de 2024

Sonho Colorido!










Quando se dorme todos sonhamos
defesa do nosso subsconsciente

de uns facilmente nos lembramos

de outros... nada temos ciente!

O engraçado desta questão
dos que me lembro são a cores
faz-me uma tremenda confusão
pois até as coisas têm sabores!

Nuns sonhos vejo-me a andar
pela minha terra vermelha
muitas saudades de a pisar
poder voar como uma abelha!

Como maboques, côcos e pitangas
trepando às arvores como fazia
maçãs-da-india, múcuas e mangas
oh... oh...que bem que me sabia!

O Mar é tão quente e azulado
àguas limpidas e transparentes
salto, mergulho, brinco e nado
num vaivém como párapentes!

Do norte ao sul de Angola
a paisagem é de rara beleza
matas e rios fazem uma bola
brinco com a sua leveza!

Coqueiros, palmeiras e embodeiros
fazem parte da sua grande vegetação
mas com a passagem de bombardeiros
já nada daquilo deve ter animação!

Petróleo, diamantes é p'ros de fora
enormes riquezas mal exploradas
o povo angolano ainda sofre e chora
tocando batuques nas suas matas!

Mas a terra vermelha aparece
superior a todas as agressões
o que tomba de novo cresce
a natureza cumprindo missões!

Terra tropical bela e linda
onde a ganância tudo desfez
e nós...pobres na berlinda
de quem quiz tudo de uma vez!

O meu sonho é tão colorido
o teu futuro há-de ser bom
protegendo um povo querido
mas já não verei o novo tom!


Fatyly (2007)

16 comentários:

  1. Que poema maravilhoso.
    Uma linda homenagem a Angola
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e tenho muitas saudades do meu berço!
      Beijos e um bom sábado

      Eliminar
  2. Sensações que ficaram gravadas e estão sempre presentes.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Memórias olfactivas também tenho muitas. Todas ligadas a alimentos do Alentejo.
    Bom fim de semana e um beijo

    ResponderEliminar
  4. Quando se viveu numa terra tão colorida as cores fixam-se no subconsciente de onde vêm os sonhos!
    Belo poema memorialista!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Belo hino a Angola! Gostei de ler. Um bom domingo te desejo, amiga!

    ResponderEliminar
  6. Curiosamente, é raro relembrar os sonhos.
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
  7. Acontece-me o mesmo e é muito raro mesmo!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida amiga Fatyly!
    Nossa infância colorida nos dá um bom tom ao tempo atual em que vivemos.
    Lindos versos de belas recordações.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obriga amiga e também desejo te um bom fim de semana!
      Beijos e um bom sábado

      Eliminar