quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Não será isto uma forma de Bullying? Mais tarde os peritos dirão...porque os crimes, suicídios e toma de antidepressivos tem sido bem preocupante!

Todos sabemos qual é o retrato mais favorável de um país "credível". Os que são governados por quem vive para a política e não da política, com uma justiça célere, uma educação fabulosa em que é aproveitada quase toda a prata da casa, uma educação cívica a todos os níveis numa evolução fantástica em prol do seu povo! Todos pagam impostos porque sentem o seu retorno em prol do seu bem estar!

Portugal além de andar sempre atraso faz tudo ao contrário, daí existirem um cem número de processos de corrupção sem fim à vista, já para não falar nos vergonhosos casos que envolvem ex e actuais políticos, presidentes de Câmara, Institutos da treta e Federações disto e daquilo. Há práticas para todos os gostos e feitios. Um governo que entra funções passa metade da legislatura a dizer mal dos antecessores, não aproveitam nada do que foi feito de "bom" e a outra metade a nomear os amigos e filhos dos amigos dos amigos. Como tudo que é gasto mais cedo ou mais tarde tem de se pago, certo é que todos estamos a "tenir" por cortes brutais e cegos, em que o que conta são os mercados, a troika, e perto de eleições (perto? falta um ano e será que todos têm certezas que chegam lá? Eu não sei se...), a darem rebuçados de reduções fiscais e aumentos de favas contadas. Em três anos e tal puseram um país de pantanas, tal como uma turma de crianças quando brincam numa sala!

Todos os casos processuais e mediáticos de décadas envolvem milhões e milhões de euros gamados, atafulhados, em prol do amigo do amigos. Condenados? Zero porque um ou outro que o foi ainda está na dança dos recursos.
Agora caiu do andor "o menino Bava que num simples "Oi" do lado de lá do oceano, pôs a nuo as trafulhices de tão grande empresário! A sério? Não sei, sei apenas que tudo aumenta, que o ordenado e ou reforma encolhem, que trabalho só aparece por cunha e ou através das JP.
Como é que uma centena de "tipos" que sempre viveram em gaiolas douradas, puseram um povo apelidado de mandrião e de viver acima das suas possibilidades, em catacumbas dantescas?

Já nem me refiro à venda a retalho de tudo que é património nacional e mais dia menos dias...acordamos todos com uma, quatro, cinco línguas e o português já era!

Depois a todos os níveis é "queimada em lume brando uma geração que tudo deram e dão em prol do seu país". Se enveredam para uma candidatura onde depositam o que de melhor têm, tenho imensas dúvidas sobre "quem os avalia" porque existe em quase todos o seguinte critério:

- Sim senhora, tem 20 anos de prática e créditos valiosos, muito trabalho, avaliações, prémios, avanços mas...não interessa porque sempre trabalhou cá dentro.
- Sim Senhora, tem 10 anos de prática e créditos valiosos, muito trabalho, avaliações, prémios, avanços mas 5 foram limpar "sanitas estrangeiras" é do melhor e passa!!!

A Justiça pede desculpa
A Educação pede desculpa
Os criminosos também começaram a pedir desculpa!

e nós, a quem e como iremos atribuir e cobrar as culpas? A resolução não passa por demissões, acho TODOS deveriam sentarem-se à mesma mesa e deixarem de "partidarismos"! Não é para isso que servem as reuniões de ministros? Agora o parlamento é tudo menos...não digo!

Para arrematar, acabo de ouvir uma resposta de Nuno Crato no debate parlamentar sobre a trapalhada da "colocação de professores" onde existem ainda pais desesperados por escolas fechadas e ou a meio gás:

"Eu disse que os professores mantêm-se e não disse que manter-se-ão"! Como?

Em todos os que governam, administram, chefiam, avaliam e trabalham ...há excepções!

PS: Apesar de ser um político que não gosto, tiro o meu chapéu a António Seguro, que depois da sua derrota acaba de anunciar a renúncia ao mandato como deputado! Parabéns!

12 comentários:

  1. Ó pr'ó meu comentário: la la la la la.
    Sugiro que vejas este link e percebas o resto:
    http://youtu.be/0Jy4tMySp5o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertaste na muge e mereces destaque:) uauuuuuuuu:):)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  2. Somos aquilo que quisemos. Uns porque votaram no governo, outros porquevotaram naoposição, uns queseabstiveram, outros porque estao descontentes e nem votaram. É o que temos. Os profs em vez de fazerem churrasco pela avenida da liberdade em dia de manifestacao, manifestassem-se . hadias houvena ramuma assembleia para prof , de esclarecimento, so apareceram 5 , o resto extá esclarecido
    Kis:=(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é verdade...mas ninguém votou em ministros e deputados certo?
      Desconhecia essa de ter havido uma sessão de esclarecimento na assembleia para professores.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  3. Se situações graves se arrumam com um simples pedido de desculpas, estamos a encetar um caminho demasiado perigoso. Um caminho sem retorno.

    Pelo que sei, Seguro vai voltar à função de professor universitário, de onde (na minha opinião) não deveria sequer ter saído.

    Boa noite, Fatyly, e que grande desabafo o seu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual Maria e pior é que o exemplo vem de cima por parte de quem nunca o deveria ter feito, mas sim EVITAR desculpas e é para isso que eles lá estão à custa de todos nós.

      Quanto ao Seguro também sou da mesma opinião, mas pelo menos cumpriu o que tinha dito e nisso tiro-lhe o meu chapéu.

      Mas existem mais personagens formadas nas juventudes partidárias que deixam muito a desejar.

      Foi mesmo um desabafo depois de ter estado a ouvir parte do debate parlamentar.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  4. Não nos sabemos governar e não nos deixamos governar. É uma frase batida mas, infelizmente, verdadeira. Mas, acredito, um dia destes isto muda. E António Costa vai ter um papel decisivo nisso. Ao fim de dois ou três anos de governo isto estará de tal forma de "pantanas" que não teremos outro remédio que aprendermos a governar-nos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade e nunca mais saímos deste balancé partidário como se não houvesse amanhã.

      Se o PS o PSD e o CDS/PP já deram mostras do que valem, insistir neles é puro masoquismo. Tenho pena de não podermos escolher todos os ministros e deputados, mas que daria uma bela salada lá isso daria:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  5. Eu li bem? O país ficou de pantanas em três anos e tal? E antes desses três anos e tal, Portugal estava bem, com o "engenheiro" Sócrates?

    O facto de haver o tal "puro masoquismo" que tu muito bem referiste apenas confirma que Portugal não deveria ser um país democrático. E se pudéssemos também escolher todos os ministros e deputados, para além de não ficar nada barato nem dar muito jeito, seria tudo ainda muito pior...

    Já os antigos romanos quando viam que a democracia não estava a funcionar convertiam-na logo numa ditadura com aquele com eles no sítio para colocar ordem nas coisas. Em Portugal, como já dizia o César que existe um povo que não se governa nem deixa ser governado, as coisas são completamente diferentes. Vai-se continuando a esticar uma corda que pelos vistos não se parte nunca.

    Desta vez não vou estar a falar do passado porque não quero desenterrar cadáveres que não agradam a muitas pessoas. Vou é falar do futuro: a China faz muitíssimo bem em não ter uma democracia e a malta de Hong Kong pelos vistos já se mentalizou finalmente que não conseguem vencer o braço de ferro com o bom senso.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Sabes, estou tão habituada a olhar para dentro das pessoas que na análise do todo às vezes tão sou tão clara como queria.
    Não invejo nenhum deles - governo ou oposição.
    Não sou capaz de pensar o país nas suas imensas complexidades - nunca fui treinada para isso, Imagino que seja muito difícil ter sempre todas as questões em cima da mesa. equacionar tudo, haverá sempre alguma coisa que não se sabe, não se pondera…
    E cada individuo tem as suas próprias características (da esquerda à direita), e as suas fraquezas.
    Faz-nos falta talvez um governante com traços mais marcados de retidão e liderança. Mas rapidamente será chamado por alguns de ditador, acusado de falta de flexibilidade.
    Haverá sempre gente a sentir-se com os calos apertados. ou quartados da sua liberdade.
    Haverá sempre um convite aos homens de confiança - a que se chamam cunhas.
    Haverá sempre boas intenções

    Eu…
    Não imagino o que é estar num governo!
    (e na verdade não quero nem imaginar!)

    Só consigo ver pessoas… (de esq ou dta)
    E (tonta) crer nas suas boas intenções e práticas.
    E quando for provado crime ou má prática, que haja a coragem de dar lugar a outro!

    (mas tudo isto que disse não está ligado a cor política. Apenas à formação ética e cívica)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei imenso deste teu comentário e também eu não sou ligada a nenhuma cor política. Digo quase sempre que em todos os partidos existem "gente de confiança, honesta, trabalhadora, séria etc, etc" mas inseridos num governo mudam como da noite para o dia. O que me preocupa muito é...em muitos sectores voltou a velha cunha e proteccionismo de familiares e amigos e para outros o crime compensa!

      Caramba é mais importante o partido ou as pessoas? Todos, mas todos deviam-se sentar a uma mesa e só saiam de lá quando houvesse "fumo branco".

      Beijocas e obrigado

      Eliminar