terça-feira, 22 de maio de 2018

Coisas minhas que me limpam a alma!

Apanhei uma pernadinha de malmequer na berma estrada e não sabia de que cor seria.
O mimo e companhia que me deu foi este conforme o dia de ontem:

às 7h da manhã




às 11h da manhã


às 12 horas



Das 13 horas às 18h manteve-se assim


A partir das 19h foi dormir de novo:)



Um caroço de pera abacate que já começou a rebentar e quando estiver "mais crescida" irá para um quintal qualquer! Fiz o mesmo há dois ou três anos com outro e que se tornou numa bela árvore e querem que agora faça o mesmo. Vamos lá a ver se resulta

20 comentários:

  1. Respostas
    1. É de facto muito, mas muito bom e como me acalma!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  2. Respostas
    1. É de facto e agora imagina um canteiro cheio de malmequeres...que coisa maravilhosa:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  3. Essas flores são as que fecham durante a noite?
    =)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim estes malmequeres abrem conforme a claridade e à noite fecham-se. Se houver sol abrem-se totalmente como a foto mostra. Por esta zona existem canteiros maravilhosos e por exemplo quando está a chover os mesmos não abrem:))

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  4. Adoro os malmequeres.
    Não sabia que era assim que nascia o broto do abacateiro.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito e o mais engraçado é que se apanho uma pernanda de amarelos e pegarem mudam de cor o que desconhecia por completo. Mas para acreditar estou a fazer a experiência com uma pernada de vermelhos. Num canteiro da filha há uma mistura de cores incrivelmente belos e devido às abelhas e vento por vezes nascem por todo o lado.

      Sim o abacateiro nasce assim e já perdi a conta aos que dei depois de o broto já estar numa pequenina árvore. Mudo a água todos os dias e este que mostro já foi do fruto de um abacateiro que ofereci.

      Aplico a mesma forma à rama do ananás, claro sem os palitos:)) e depois enterro num vaso e só depois é que vai para um quintal qualquer.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  5. E é por isso que tenho a varanda e a casa cheias de flores.
    Dão vida, alegria.
    Beijocas, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho apenas este cantinho na varanda e por ser fechada não dá para ter muita flores. Transplanto para o quintal da filha:)))
      Dão alegria sim senhor e renovam o ar.

      Boa semana

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  6. A natureza é sábia e não usa isso de telhados de vidro. Essa é que é essa. Esta sua sucessão de fotos foi muito bem apanhada. Gostei bastante, confesso.

    (desde que tomo conta da casa da minha mãe e do seu jardim - grande paixão que tinha pelo seu jardim - aprendi a ler, a escutar, a observar, a natureza, com outros olhos que não os da cidade de Lisboa, a minha estação do ano preferida passou do Verão para a Primavera, é simplesmente fabuloso assistir a toda aquela explosão de cores, seja nas flores, seja nas árvores, seja no verde renovado por tudo quanto é sitio; muito temos nós que aprender com a mãe natureza, pelo menos na simplicidade com que se renova sem se queixar de coisa alguma)

    (o meu pai adora pêra abacate, recordo-me de em criança dividirem a pêra pelos dois - mãe e pai - por vezes juntavam coisas lá dentro, açúcar, mel e não sei que mais, eu não gosto mesmo nadica de nada de pêra abacate, já de anonas, adoro, existe uma anoneira em casa do meu pai mas aquilo só dá 3 ou 4 anonas por ano, quando dá... o senhor meu pai recusa-se a cortar aquilo, só cai mesmo folhas e pouco mais :)))

    Tenha um resto de bom dia, Fatyly.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente contigo a natureza é fantástica e mesmo com tanta maldade ela continua a sua função.

      O teu pai é do meu clube mas junto apenas uma colher de chá de açúcar (deveria comer mais doces porque as análises falam e berram pelo dito:))) porque não gosto de mel. O meu pai juntava além do mel um pouquinho de vinho do porto baaaakkk e eu nem provava:)

      Também gosto muito de anonas e árvore que existia no quintal dos meus pais em Angola, dava carradas. Mas após dar fruto e no cair da folha que de facto era por demais, fazia a pode necessária.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
    2. Neste caso a anoneira é oriunda da ilha da Madeira onde também temos família. O meu pai encosta-se a mim, ou seja, como não tem paciência para isso da poda e como também é somítico- sempre que lhe digo isto, ri-se - não quer abrir os cordões à bolsa e contratar alguém para fazer o trabalho, apercebeu-se que me ajeito nisto de podar e, tungas, cai tudo para cima de mim. Caramba, filha sofre, já faltou mais para começar a cobrar-lhe à hora :))))))

      (sou que faço o desbaste da anoneira, dos pessegueiros, da laranjeira, da ameixoeira que é alta que dói, das nespereiras, das duas roseiras, uma em branco e outra em cor de fogo, da trepadeira que é linda, dá umas flores miudinhas espectaculares, mas aquilo cresce que sei lá, dos arbustos que são originais, aquilo é uma mistura de verde e amarelo, coisas lá do gosto da minha mãe que felizmente tinha bom gosto nisto de arranjar jardins, só que dá muito trabalho... quem me vê nas ruas de Lisboa acha que tenho medo de partir uma unha, pois, as aparências iludem...)

      Eliminar
    3. Filha sofre ó se sofre e dos cinco filhos + 2 emprestadados:) era eu que ajudava o meu pai.

      Hoje quem poda as árvores e arranja o jardim da filha é ela e o seu amor que no seu metro e oitenta e seis recebe instruções dela sem subir a escadotes, leva o carrinho de mão até ao contentor desta matéria prima:))) porque eu já fiz e faço muito em arrumar a casa e roupas e assim ficarem com tempo para tal.

      Enquanto puderes e acredito que seja por muitos mais anos continua porque acho que é um belo ginásio e um bálsamo para a alma.

      Sim Maria em muita coisa as "as aparências iludem" mesmo!

      Beijocas

      Eliminar
  7. Que bonito! Nunca me tinha apercebido que abriam assim tão depressa!Santa - para não dizer tristissma - ignorância.:(

    Ah, mas a sô dona Fatyly está atenta aos ignorantes, muito em particular se os ditos se assumirem como tal.:))

    Beijinho, jardineira de serviço.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abrem mas se não houver sol ficam como a foto das 11h mas mal ele abre elas abrem totalmente. Se de repente desaparecer e vir novamente o tempo nublado elas fecham.

      Mostro apenas a que tenho no meu laboratório hehehehe agora imagina um canteiro cheio deles e hoje apreciei no quintal da filha o que acabei de dizer.

      Não és nada ignorante porque como também não sei tudo dou-te o braço e digo que também sou ignorante:)))

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
    2. Que bonito, e que "espertas", elas! Sem sol voltam a "dormir", não tem nada que saber!:)
      Olha, acho que é melhor dares-me os dois braços, nestas coisas só um é pouco!:(
      Ai, ai!...

      Agora muito a sério: um canteiro cheio dessas belezas deve ser um deslumbramento. Há lá coisa mais bonita que a mãe Natureza!:))

      Beijinho.

      Eliminar
    3. Apesar dos pesares a mãe Natureza não deixa de nos embelezar a vida.

      Beijocas

      Eliminar
  8. Gosto dessa tua faceta, Fatyly!
    (Vamos lá a ver se o abacate vira árvore)

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e olha que já começou a surgir a árvore e quando estiver mais crescida irei mostrar:)

      Falando com um amigo de longa data e colega de trabalho ao ver esta minha publicação disse que eu deveria ampliar o meu "laboratório" porque onde ponho a mão tudo floresce e ainda recorda alguns vasos da nossa secção cujas plantas tratadas (mudança de terra) por outros morriam e as minhas ganhavam força, tamanho e altura. O que eu ri ó minha nossa:))))

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar