sábado, 26 de maio de 2018

Os Amigos Nunca São para as Ocasiões - Miguel Esteves Cardoso

Os Amigos Nunca São para as Ocasiões

Os amigos nunca são para as ocasiões. São para sempre. A ideia utilitária da amizade, como entreajuda, pronto-socorro mútuo, troca de favores, depósito de confiança, sociedade de desabafos, mete nojo. A amizade é puro prazer. Não se pode contaminar com favores e ajudas, leia-se dívidas. Pede-se, dá-se, recebe-se, esquece-se e não se fala mais nisso.

A decadência da amizade entre nós deve-se à instrumentalização que tem vindo a sofrer. Transformou-se numa espécie de maçonaria, uma central de cunhas, palavrinhas, cumplicidades e compadrios. É por isso que as amizades se fazem e desfazem como se fossem laços políticos ou comerciais. Se alguém «falta» ou «não corresponde», se não cumpre as obrigações contratuais, é logo condenado como «mau» amigo e sumariamente proscrito. Está tudo doido. Só uma miséria destas obriga a dizer o óbvio: os amigos são as pessoas de que nós gostamos e com quem estamos de vez em quando. Podemos nem sequer darmo-nos muito, ou bem, com elas. Ou gostar mais delas do que elas de nós. Não interessa. A amizade é um gosto egoísta, ou inevitabilidade, o caminho de um coração em roda-livre.

Os amigos têm de ser inúteis. Isto é, bastarem só por existir e, maravilhosamente, sobrarem-nos na alma só por quem e como são. O porquê, o onde e o quando não interessam. A amizade não tem ponto de partida, nem percurso, nem objectivo. É impossível lembrarmo-nos de como é que nos tornámos amigos de alguém ou pensarmos no futuro que vamos ter.
A glória da amizade é ser apenas presente. É por isso que dura para sempre; porque não contém expectativas nem planos nem ansiedade.

Miguel Esteves Cardoso, in 'Explicações de Português'

20 comentários:

  1. Miguel Esteves Cardoso na sua imensa lucidez, pragmatismo, mas - e o mais importante - na sua enorme sensibilidade.
    Amizade, a verdadeira, a genuína deve ser vivida/sentida assim, numa entrega sem espera de retorno, mas quantos a "vêem" através destes "olhos", quantos a entendem desta forma?
    Sabes que visão comum da amizade me entristece? Chamem-lhe o que quiserem, mas amizade?...:(

    Bom fim-de-semana.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo daí eu sempre ter dito que tenho meia dúzia de verdadeiros amigos e muitos e muitas vão e vêm como as ondas do mar.

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
  2. Um excelente texto repleto de verdades.Adorei :))

    Hoje, do Gil António, que por motivos de trabalho não pode, por enquanto, visitar-vos:
    Amor nas entrelinhas do coração.

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei imenso deste artigo de opinião com imenso sumo. Quando ao Gil... primeiro de tudo está a nossa vida fora daqui e vir aqui é apenas quando pudermos, sem correrias e em paz:)

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
  3. A amizade pratica-se no dia a dia das nossas vidas. Falar dela, seja sob que ponto de vista for, é secundário.
    Ainda assim, nota altamente positiva para o texto de MEC.

    Bom fim de semana, amiga.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Tal e qual, já usei este texto no facebook e acho que o vou usar outra vez:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem embora este artigo já tenha um tempinho nunca é demais partilhar.

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
  5. Gostei do texto, apesar de sempre pensar que a amizade se pratica, não se descreve.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim claro mas também devemos descreve-la o que, pelo menos para mim, será sempre uma mais valia.

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
  6. A polpa do texto do MEC, está concentrada exclusivamente neste ponto que passa despercebido: "Os amigos têm de ser inúteis". E é isto.

    Bom fim-de-semana, Fatyly :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem...e na folha impressa que guardo tem precisamente sublinhada essa frase que me diz muito!

      Beijos e bom domingo

      Eliminar
  7. O MEC é um sedutor: sabe o que escreve, com que intenção e, além disso, fá-lo muito bem. Se gostei? Claro! Se concordo? Na generalidade, sim. Depois, em certos pormenores, e já depois de, no grosso do texto, seduzir o leitor, não. Em que pormenores é que não concordo? Isso fica apenas para mim. :)

    Um beijinho, Fatyly :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente e lá está o que o meu professor de Literatura me ensinou: um texto, poema, prosa etc. o autor fez com a sua opinião sentida...lida por dez poderá suscitar dez sentidos diferentes:)

      Beijos e um bom domingo

      Eliminar
  8. Bonito, oportuno e assertivo texto! Bom dia
    =)

    Olhares abandonados. .

    Bjinhos óptimo Domingo!

    ResponderEliminar
  9. Já conheci e é mais uma das preciosidades saídas da imaginação e da pena do MEC.
    Beijocas, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tem um tempinho mas nunca é demais reler:)

      Beijos e uma boa semana

      Eliminar
  10. Concordo com a interpretação de que amizade é uma troca de favores e que, quando alguém não "comparece" é sumariamente demitido. Acho que é nisto que se tornou a noção de amizade. Poucos vivem-na de forma diferente. Algures no caminho criou-se esta noção de que amigo é aquele que te faz favores e tu tens obrigação de retribuir assim que ele o solicitar.

    Não soa a amizade. Ou soa a amizade com algo mais. Algo infeccioso.
    Se a amizade é o resto que ele diz, não sei. Mas concordo que não é o que devia ser, nos dias de hoje. Confunde-se muito com OPORTUNISMO. Enquanto de te precisam, és "amiga". Quando de ti se cansam, nem bom dia, nem boa tarde. Mas até lá, é todos os dias, a qualquer hora, sem vergonha na cara.

    Porque é uma necessidade egoísta. Centrada no eu.
    COntudo, MEC conclui que é isso a amizade.
    Fico perdida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes e acontece isso em imensos momentos da nossa vida. Sou amiga sem esperar nada em troca e nunca me arrependi porque muitos desapareceram e poucos foram os que ficaram e têm a mesma postura que eu tenho. A minha mãe que é de outra geração diz-me sempre fulano ou fulana fizeram isto e mais aquilo por ti e tu nunca mais lhes ligaste...a tal obrigação que deves ter nem que tenhas levado com indiferença e não só. Contrario porque se se afastaram terão as suas razões e como tal estão arrumados no devido lugar. Não nos percamos nesse mundo da amizade para que o afastamento de muitos ou muitas não nos cause danos e procurar/insistir é um caminho penoso e por vezes deixa mossa o que eu não faço porque aprendi a lição ao longo da vida!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar