sábado, 14 de março de 2020

MUITO BOA INFORMAÇÃO E A SIC É UMA MAIS VALIA



No final da emissão desta quarta-feira, dia 11 de março, do "Jornal da Noite", da SIC, Rodrigo Guedes de Carvalho deixou um alerta sobre as medias preventivas relativas ao novo coronavírus (COVID-19) e o momento tornou-se viral. Esta sexta-feira (13), o jornalista voltou a partilhar uma mensagem que rapidamente se tornou no assunto mais comentado no Twitter em Portugal.

"Permita-me uma frase que não é minha, que li hoje nas redes sociais, mas que apetece muito partilhar: 'Aos vossos avós foi-lhes pedido para irem à guerra, a vocês pedem-vos para ficar no sofá. Tenham noção'", disse Rodrigo Guedes de Carvalho.

DAQUI


A este senhor com "S" grande junto o Bento Rodrigues Pela forma que nos dão as notícias sem alarmismos mas com imenso profissionalismo.

A forma como proferiu a frase que não é dele de repente abriu-se a gaveta da minha memória: viver, melhor sobreviver durante dois anos à guerra civil na minha terra e no último ano o consequente recolher obrigatório e com uma filha de 6 meses.

Já cá em Portugal enfrentei em 1981 (ano em que nasceu a minha segunda filha) o "desconhecido" do HIV. Em 2009 a Gripe das aves e não sei quando a doença das vacas loucas.

Hoje é o COVID 19 e acatar a quarentena profilática até diA 9 com duas filhas genros quatro netos e a minha mãe num lar. O resto da família que se cuidem que pouco ou nada contam já que guardam rancores do passado para o qual não tenho qualquer paciência.

Os portugueses sempre tiveram poucos hábitos de higiene, do mais fino ao mais humilde e este virus está a educá-los. Sempre limpei as escadas do meu prédio e sempre fui solidária com quem mais precisa...até onde os meus braços chegam. Hoje já comprei o pão a duas vizinhas e deixei-lhes pendurado na porta por serem de idade e oncológicas. Se precisarem de mais alguma coisa podem telefonar.

Ninguém me pediu para ir à guerra, mas fui obrigada a viver no meio dela sem as tecnologias que existem hoje. Realmente noto que por aqui há muito menos movimento e é natural que me preocupo com as filhas uma a atender o açambarcamento de bens alimentares e a outra embrulhada em tubos de ensaio etc, etc, etc... mas que se cuidem e que cuidem dos filhos e marido. Também se preocupam muito comigo e mãe isto e mais aquilo.

Recebi o comunicado do Lar o qual enviei para os meus irmãos o que tenho de respeitar na integra. Falo todos os dias com a minha mãe e ontem todas foram vistas pela médica(o que sempre fizeram e fazem três vezes por semana). Foi-me comunicado que a tosse dela é alérgica e sobretudo nervosa e está medicada. Pois claro nada que eu não conheça já que se preocupa com todos até com o gato, canário e periquito:))) Prevendo esta situação tratei de deixar-lhe o que precisa pelo menos para um mês.
Palavras dela: mas filha não venhas cá pf e obedece às ordens, mas só quero que me tragas a revista na quarta feira. Só lhe respondi ok mãe, porque a idade não perdoa.

Estarei agora por casa e só vou à rua buscar o que necessito e se a Protecção Civil me abordar na rua responderei mesmo à Fatyly: tenho de ir buscar algo porque não tenho os tomates em casa:))))

Desculpem o meu desabafo e obrigado à SIC pela informação que dá sem qualquer alarmismo mas com muita seriedade.

10 comentários:

  1. Bom dia:- O coronavírus deve merecer a todos o maior respeito. Já vi e ouvi brincar - um homem a tossir e a dizer aos amigos: É pá estou cheio de coronavírus e todos desataram a rir.

    Será que estas pessoas não são humanos?. Será que estas pessoas pensam que só acontece aos outros mas que eles também fazem parte dos ... outros?

    A situação está grave. E quando começarem a morrer!!! Não esquecer que, em Portugal, o pico da Pandemia é só em fins de Maio.
    .
    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já presenciei "graçolas" mas bem ao meu estilo disse o que devia dizer.
      Muitos italianos, portugueses e espanhóis são assim mas quando lhes bate à porta pois...é o que se sabe.
      A situação, pelo menos para mim, está a ser bem gerida porque acredito no nosso SNS. Haverá falhas? claro que sim mas há que cumprir as medidas impostas.
      Dizem que sim o pico só será em Maio.

      Obrigado e um bom fim de semana

      Eliminar
  2. Eu não estenderia as felicitações à SIC porque, na sua maioria, fazem também jornalismo lixo.
    Ouvi o Rodrigo Guedes de Carvalho e não fiquei admirado. Aquilo faz parte do seu ADN. Ele sim, está (ou continua) de parabéns. Tal Como Bento Rodrigues.

    Ninguém tem certezas quanto ao pico da pandemia. Uns dizem que é em Abril, outros em Maio e outros tantos ... não sabem nada mas dão palpites que são aproveitados pelo tal jornalismo de lixo.

    Saibamos ser dignos uns dos outros!

    Fica bem, Amiga, tu e todos os teus.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra o que é desconhecido há sempre incertezas mas cada um de nós que faça a sua própria triagem informativo para não em doido.

      Também tu fica bem assim como os teus e todos juntos havemos de vencer esta pandemia.

      Abraços

      Eliminar
  3. Isto da pandemia não está a ser levado muito a sério. E nem são os mais novos os piores...Como é que se convence um velho que um virus que ele não vê é mais preocupante que as suas dores nas costas? Eu não consigo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo e sei bem do que falas porque há de facto jovens inconsequentes mas convencer um velho a não sair de casa e sobretudo não estar uma manhã num café não é tarefa fácil.

      Abraços

      Eliminar
  4. Um texto mesmo à Fatyly. Gosto muito que sejas como és, mulher desembaraçada.

    Força aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que ser e acordei bem disposta. Fui beber o meu café super rápido:) buscar o pão super rápido e não vi ninguém a não ser quem me serviu. Aí pensei no recolher obrigatório ao que estive sujeita no passado...mas felizmente sem o som bélico.
      Ter calma e não ser irresponsável é o melhor caminho para tudo e há que bater palmas a quem está aos comandos da saúde a dar tudo, mas tudo para superarmos este "bicharoco".

      Também força para ti e todos os teus:)

      Abraços

      Eliminar
  5. Sempre admirei o Rodrigo Guedes de Carvalho.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar