quarta-feira, 8 de junho de 2022

PRESENÇA AFRICANA - ALDA LARA

 PRESENÇA AFRICANA

 

E apesar de tudo,

Ainda sou a mesma!

Livre e esguia,

filha eterna de quanta rebeldia

me sagrou.

Mãe-África!

 

Mãe forte da floresta e do deserto,

ainda sou,

a Irmã-Mulher

de tudo o que em ti vibra

puro e incerto...

 

A dos coqueiros,

de cabeleiras verdes

e corpos arrojados

sobre o azul...

A do dendém

Nascendo dos braços das palmeiras...

 

A do sol bom, mordendo

o chão das Ingombotas...

A das acácias rubras, 

Salpicando de sangue as avenidas,

longas e floridas...

 

Sim!, ainda sou a mesma.

A do amor transbordando

pelos carregadores do cais

suados e confusos,

pelos bairros imundos e dormentes

(Rua 11!... Rua 11!...)

pelos meninos

 

de barriga inchada e olhos fundos...

 

Sem dores nem alegrias,

de tronco nu

e corpo musculoso,

a raça escreve a prumo,

a força destes dias...

 

E eu  revendo ainda, e sempre, nela,

aquela

Longa história inconsequente...

 

Minha terra...

Minha, eternamente...

 

Terra das acácias, dos dongos,

dos cólios baloiçando, mansamente...

Terra!

Ainda sou a mesma.

 

Ainda sou a que num canto novo

pura e livre,

me levanto,

ao aceno do teu povo! 


ALDA LARA                               

 

Benguela,1953 (de  Poemas,1966)  

6 comentários:

  1. Alda Lara é uma das minhas poetas preferidas e que já esteve várias vezes no meu "A mulher e a poesia"
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. Bom dia de serenidade, querida amiga Fatyly!
    A África é aquela que ainda sorri apesar de...
    Um poema forte ressaltando as características africanas.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas tuas palavras:)
    Beijos e uma boa tarde

    ResponderEliminar