domingo, 11 de fevereiro de 2024

Fábula!

 A DONINHA ENFARINHADA











  A Doninha do moinho andava triste porque se sentia envelhecer e sem a agilidade  de outros tempos para correr atrás dos velozes ratinhos, alguns dos quais chegavam mesmo a ter o atrevimento de troçar dela. 
     Após muito pensar, resolveu que, de futuro, só iria à caça...depois de meter-se num saco de farinha e, desse jeito, enfarinhada, deixar-se-ia ficar muito quieta até que qualquer rato lhe passasse mesmo ao pé.Tal táctica resultou perfeitamente e a doninha, disfarçada, voltou a ser o terror dos ratos do velho moinho.
     Mas a doninha, não se limitou a solucionar o seu problema de sobrevivência, quis mais: certificar-se que ainda era capaz de abater ratazanas. Porém, quando viu uma delas caminhar para o sítio onde se encontrava a ninhada, ficou tão nervosa que quanto mais ela se aproximava mais fortemente ouvia bater as pancadas do seu coração.
     De repente, a ratazana parou, cheirou e, em seguida, desviando-se a correr do trajecto que levava, gritou:
- Tu, farinha? A mim não me enganas tu!...

16 comentários:

  1. E a doninha safou-se!
    Beijocas, bom dia de domingo.

    ResponderEliminar
  2. A lutar pela sobrevivência.
    Bom domingo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro fábulas.
    A minha imaginação magoada dos debates políticos, viu nesta fábula uma associação às campanhas eleitorais portuguesas. Há alguém aí que grite; A mim não me enganas tu‼️

    Mil beijinhinhos de parabéns à aniversariante 🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto imenso de fábulas!
      Quanto às campanhas não vejo porque é algo muito deprimente e já sei em quem votar desde que fiquei fula com o derrube do governo o que para mim não havia necessidade.
      A aniversariante agradece!
      Beijos e uma boa tarde

      Eliminar
  4. Uma história de encantar e adequada para explicar aos mais pequenos certas coisas que os grandes fazem.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. A idade é mais do que estatuto: é sabedoria e...cautela!
    Tal como caldos de galinha e cuidados...nunca fizeram mal a ninguém!
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade e subscrevo as tuas palavras.
      Beijos e uma boa tarde

      Eliminar
  6. Gosto de fábulas. É assim que, principalmente em crianças, nos eram transmitidos muitos principio éticos. Já na politica a efabulação é normalmente o contrário disso...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo totalmente!
    Beijos e um bom feriado

    ResponderEliminar
  8. Tentei enviar um comentário a partir do meu smartphone, mas não funcionou. E eu gostava de saber porquê!
    Também eu gosto muito de fábulas, comprei tudo o que havia no mercado, quando os meus filhos eram crianças. Agora já eles estão em idade de ser avós e nem se lembram do que é uma fábula. É a vida do Século XXI, eu que nasci durante a II Grande Guerra ainda vivo mais à moda do Século XIX.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz o mesmo com as filhas e quando voaram levaram e passaram aos netos e enquanto tomei conta destas duas lia sempre uma:)). Ainda os têm.
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  9. Olá, querida amiga Fatyly!
    Que não nos deixemos enganar por nada nem ninguém!
    Tenha um novo período pos Carnaval abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras tão certeiras!
      Beijos e um bom dia

      Eliminar