sexta-feira, 17 de maio de 2019

Se conseguirem tenham um BOM FIM DE SEMANA

1- Esta reportagem https://sicnoticias.pt/programas/reportagemsic/2019-05-16-O-Senhorio#

mostra bem o desnorte que vai no mercado imobiliário e sobretudo no arrendamento. Tudo começou com a Lei Cristas e já com imensos "remendos e acrescentos" onde tudo é legal em detrimento dos inquilinos portugueses digo que ninguém se entende. Esquemas manhosos? Afinal o que fazem os deputados no parlamento com o contributo de advogados: leis ao jeito do freguês. Depois irrita-me e muito o apregoar do CDS-PP e sua líder que a actual governação não olha para os velhos...nem imaginam o que sinto.
Sou inquilina e nada apegada à casa. Sei que os senhorios em muitos casos têm razão sobretudo quem não paga a renda mas tudo tem limites quando torneiam as leis porque sabem que muitos não têm dinheiro para sustentar advogados.

2- Ao ver as habituais "arruadas" da campanha eleitoral considero uma miséria total e um gasto que bem poderia ser investido noutras coisas. Vi o desfile do partido "NÓS CIDADÃOS" e depois de uma velhota dizer: claro que vou votar porque ele quer ir trabalhar para a NOS. Valha-me Deus ri num misto de tristeza.
O CDS-PP e o tal de Nuno Melo apesar de muito charmoso anda por feiras e mais feiras muito à quem do que era. Será que quer imitar um outro que fazia as feiras e feirinhas mas com doses de uma postura mais convincente? Ai como a Dona-Lei-Cristas sabe podar as uvas...que lindinha né?
O PSD e o tal de Rangel...fico completamente aparvalhada com os seus berros nada convictos e ou convincentes.
PS e o seu Pedro Marques...bem poderia ter escolhido outro candidato para cabeça de lista...mas será que tinha?
O BE e a sua Marisa Matias que continua igual a si própria que para mim é excelente mas tem gente que não me convence!
Seguem-se outros e outros e mais outros e numa autêntica palhaçada em que prometem tudo...quando estou careca de saber que tudo é quase NADA! Quando os vejo na rua mudo logo de direcção e jamais andar à pesca de brindes com muitos fazem. Eu hem?

3- 1º ALERTA: Os combustíveis vão ficar mais caros a partir de segunda-feira. A sério?
2º ALERTA: Os revisores da CP irão fazer greve no inicio da próxima semana? A sério?

Fui!!!





19 comentários:

  1. Respostas
    1. Vai ser sim senhora porque há que valorizar os pequenos "nadas" da vida.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  2. Não vi a reportagem completa da SIC, pretendo ver este fim-de-semana, no entanto como estou em casa hoje consegui ver o 'Opinião Pública' na SIC Notícias - penso que é assim que se intitula a rubrica - e resumidamente deu para perceber o que se passa nesse submundo onde impera a lei do mais forte, para não variar. Triste aquilo tudo. O que foi esclarecedor é que a comentadora era Helena Roseta do PS e assim consegui perceber que felizmente a lei foi alterada, sendo assim aquilo que passou na reportagem da SIC já não acontece. Neste momento as pessoas têm aquilo do 'direito de preferência', o que significa que as pessoas estão mais protegidas. Espero eu que estejam, que isto de atirar pessoas para a rua, deixá-las sem as suas casas, é do mais desumano que existe. Sejam elas quem forem, tenham a idade que tiverem, o direito à habitação não deveria nunca ser posto em causa.

    Quanto a campanhas eleitorais, há muito que me deixei disso, não perco nem um segundo com tais coisas. Não me interessam para nada.

    Quanto aos alertas, de repente a luz natural que entra no momento pela janela de casa, apagou-se :)))

    Tenha um óptimo fim-de-semana, Fatyly.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ouvi a Helena Roseta que continua a batalhar contra esta desumanização, mas a coisa não é bem assim Maria. A Fidelidade que comprou e depois vendeu à Fozum e Apollo os dois mil e tal fogos sem qualquer morador, estava a ficar mal na fotografia pela e arrepiou caminho pelo menos em dois prédios julgo em Massamá. Em Lisboa a coisa é bem diferente. Os prédios estão registados na "vertical" (um todo) e não registaram na "horizontal"(individual). O direito de preferência é exercido, o inquilino compra 1/15 avos mas ficará responsável pelo prédio todo (limpeza e arranjos como porta de entrada etc). Antes teria/teriam de comprar todo o imóvel. Quem não pode devido ao seu baixo rendimento pagar a renda que pedem é de todo impossível...e com toda a certeza iram a começar as represálias como fizeram no Porto - incêndios, ameaças etc, etc. e é caso para dizer não sais a bem sairás a mal. No Porto foi preciso morrer uma pessoa para descobrirem estas atitudes que agora estão na justiça.
      No meu caso felizmente o contrato de cinco anos que terminou em Abril não foi alterado nem aumentada a renda e pela lei foi automaticamente renovado por mais cinco anos. Sinceramente se o senhorio no seu vasto património me arranjasse outra casa poderia ser um T0:) eu sairia daqui na boa e sem qualquer problema porque não sou dona de nada e muito menos agarrada a bens materiais. Vê a reportagem e verás que o "direito de preferência" já é real mas uma pura treta porque dão a volta com uma pinta do caneco.
      Quanto às campanhas eleitorais vi apenas uma e não vejo mais porque ver Cristas e outras apregoarem pelos velhinhos e crianças - lares e creches agonia-me imenso tanta "banha da cobra". Houve velhotes que lhe disse das boas e virou-lhe as costas.
      Quanto aos alertas: li agora que o 2º - a greve da CP já foi desconvocada.
      Enfim...

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  3. Tenho um amigo que viveu toda a vida na casa onde nasceu. Um dia o senhorio entendeu que ia vender o prédio e fez com que todos os inquilinos saíssem menos o meu amigo que procurou os seus direitos e conseguiu ficar. Durante dois anos, a casa foi assaltada, durante a sua ausência, o andar de cima já vazio teve uma inundação que lhe deixou a casa numa desgraça, a porta do prédio ficou sem fechadura e supostos sem abrigos passaram a habitar as escadas, a caixa do correio foi vandalizada e teve que ir aos correios pedir um apartado para ir lá buscar o correio e muitas mais coisas que ao fim de dois anos ele estava com uma depressão e acabou por ir viver para Almada, deixando a casa onde sempre vivera em Alcântara. Diz ele que quando um senhorio quer por o inquilino na rua, não há lei que que o proteja, pois eles usam de métodos que o inquilino ou sai ou fica maluco
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem a dura realidade que há por todo o lado mais em Lisboa, Porto e Coimbra. É essa realidade que escrevi à Maria. No Porto foi preciso morrer num incêndio uma pessoa das três familias que "usaram e bem os seus direitos" para que a justiça actuasse e o processo ainda decorre. O prédio foi entregue a uma ou mais imobiliárias e ocorre o que descreve e pergunto a mando de quem? Pois é! O teu amigo fez bem e acho que esta desumanização um dia terá fim porque as maiores cidades deixarão de ter portugueses e passarão a ser ...o que se sabe!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
    2. Que testemunho triste, Elvira. Já tinha contado mas voltou a me entrestecer. Porquê o mais fraco não é protegido? Porquê pisar, destruir emocionalmente? Isso é tão desumano que devia constar na lei como crime emocional.

      Espero que ele, em Almada, tenha descoberto uma vida diferente para melhor e recuperado desse golpe. A lei devia forçar os senhorios a fazer obras e concertos nas suas propriedades.

      Eliminar
  4. Deixo votos de um bom fim de semana.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Nem comento!
    Resto de bom fim de semana:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Na Cage aux Folles.
    Conhece?
    Beijocas, boa semana

    ResponderEliminar
  7. Graças à lei Cristas foram - e, por enquanto, ainda estão a ser - recuperados milhares e milhares de imóveis degradados de norte a sul. Qual era a alternativa? Deixar estar? Pois...isso foi o que aconteceu na minha terra, onde quase não houve investimento no parque imobiliário nem se me consta que tenha havido despejos. Em contrapartida a cidade continua em ruínas e as poucas casas para arrendar são caríssimas.

    Eleições? Quando um idiota qualquer berra do alto do palanque que "com o PS a vida melhora e com a direita piora" sem que ninguém lhe atire um ovo podre à testa está tudo dito quer sobre os candidatos quer sobre os eleitores...

    Aumento dos combustíveis? Isso no tempo do outro é que era mau, agora ninguém se importa...

    Greves? Uma chatice...mas ainda me lembro quando eram jornadas de luta dos trabalhadores que reivindicavam os seu direitos roubados pela direita...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de concordar contigo no que toca à recuperação dos imóveis. Mas é gritante a especulação imobiliária e arrendamento nas grandes cidades. No interior é o que se sabe. Como bem sabes não sou contra o aumento das rendas, a casa não é minha e existem muitos senhorios que até oferecem nova habitação para assim poderem reabilitar os degradados. Nunca fui e nem sou "apegada" à casa mas uma lei mal feita dá aso a "não sais a bem sais a mal". Toda a urbanização ou quase toda ser comprada por grupos económicos sem rosto e muitos sem pagarem o tal do IMT...vai lá vai. No dia em que não puder pagar a renda logo verei mas as forças de mais uma mudança começam a dar sinal. Nunca tive problemas com o meu senhorio e a destruição que os "novos inquilinos" têm feito e deixado as casas num estado lastimável foi caso para ele dizer...mais valia ir aumentando conforme aumentava (pela inflação) porque os inquilinos antigos eram confiáveis. Isto resulta porque alugam a uma família e logo, logo juntam-se mais 2/3/4 famílias e é o fim do mundo.
      Se eu tivesse outra habitação na terra/aldeia já me tinha ido embora, mas KK sou uma sem terra e casa:))))
      Em todos os partidos há gente boa e má, gente credível e não credível mas não me fales da governação anterior. Estamos melhor? A meu ver sim embora também não concorde com muitas ideias do actual executivo.
      Também já sabes que sou contra as greves sobretudo quando muita gente precisa de ir trabalhar, gente de baixos recursos e com vidas nada fáceis. Passei por muitas e não alinhei em nenhuma, mas respeito a liberdade de quem pretenda fazer.

      Um abraço e obrigado

      Eliminar
  8. Sá vontade de apanhar um foguetão e ir passar uma temporada noutro planeta!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes dá mesmo essa vontade ó se dá:)

      Um abraço e obrigado

      Eliminar