terça-feira, 20 de outubro de 2020

OUTONO DE UMA VIDA...

 











Manhã bem cedo. Abro a janela e senti frio. Aconcheguei a roupa e vejo que a paisagem mudou.

Oiço palavras dos “vendilhões do templo” num cenário tão triste para uma época ainda mais triste. Ora faz frio, ora faz calor e as árvores despem-se das suas vestes e a pouco e pouco para gáudio dos políticos, vejo o vergar de tantos seres perante a exaustão da luta diária sem tréguas.

Há o embarcar na propaganda maquiavélica de compre hoje e pague amanhã, num acumular de contas por pagar sem saberem como.

Há regalias para os velhos, para as crianças, para os estudantes, para os novos empresários, para tudo..., mas quase tudo não passa do papel.
Interrogo-me como é possível ver que a depressão vai tomando conta de todos, numa caminhada corrosiva e silenciosa deitando por terra as árvores que seriam o futuro de amanhã.

Não é possível estar parada perante este cenário e nada fazer. Mas o que fazer?

Já sei, vou levantar um a um e se pelo menos convencer dez que tudo poderá ser diferente, sentir-me-ei gratificada.

Há tantos meios de fazer alguma coisa em prol de...

Há que saber que não é no café, na família, no emprego, nos vizinhos, na estrada que se deve descarregar a nossa raiva mas em pequenos actos diários que nos são impostos contra os quais não concordamos mas silenciamos e que se pensares bem podem mover montanhas empedernidas.

Hoje não paguei o que por incompetência me exigiram pagar e educadamente ainda apresentei queixa. Ganhei sim senhora!

Mas há quem se cale e eu jamais me calarei.

Levanta-te por favor e dá cá a mão porque não é o Outono que te põe assim, mas o gelo que te imobilizou os neurónios.

Aconchego-te para seres aconchegado e vamos acreditar que o futuro será bem mais risonho.

Fecho a janela mas deixo sempre a porta aberta!

PS: Como resposta a um desafio escrevi isto em 2007 e acho que se encontra actual nos dias de hoje.

8 comentários:

  1. Claro que continua actual!
    Beijocas, Amiga, tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda dizem que a história não se repete? Irrita-me o "bota abaixo"bolas...

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  2. Essa coisa de dar sempre a outra face também não é nada para mim.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Bonito. Sempre atual! Obrigada
    -
    Morre lentamente ...

    -
    Beijos, e um excelente dia de Quarta Feira!

    ResponderEliminar
  4. Um texto para qualquer época, sem dúvida.

    Um beijinho, Fatyly :)

    ResponderEliminar