terça-feira, 16 de novembro de 2021

“Já não há pandemia”. Pedro Simas diz que vírus perdeu “capacidade de disseminação pandémica”

 








O virologista Pedro Simas, considera que Portugal já não enfrenta uma situação de pandemia, porque o vírus tornou-se endémico, não havendo disseminação pandémica.

“Não estamos numa vaga pandémica. Vem aí uma vaga, que é endémica, mas a minha interpretação é que o vírus já não tem capacidade de disseminação pandémica e portanto estamos numa situação endémica”, onde “já não há pandemia”, disse em declarações à ‘SIC’.

O responsável esclareceu que a situação endémica atual “é muito diferente”, porque “as outras vagas que vivemos até hoje aconteceram numa altura em que praticamente não havia imunidade de grupo em Portugal”.

“Qualquer planalto de infeção subia ou descia exponencialmente, ficávamos todos desprotegidos e as variantes cada vez tinham mais capacidade de disseminação”, explicou ao canal.

Neste momento isso não acontece, defendeu. “Observamos uma estabilidade de infeção muito grande, ou seja, há um aumento que é típico de endemia na altura sazonal”, referiu.

Pedro Simas ressalvou, contudo, que “endemia não é erradicar o vírus, é precisamente o que acontece com a gripe, em que há um nível de infeção que circula numa sociedade”. Ou seja, podemos continuar a ter muitos casos, “mas nunca com a gravidade anterior”, sublinhou.

DAQUI

JÁ AGORA COISAS QUE ME TIRAM DO SÉRIO

Um virologista que conheço há muito e como é tão simples a explicação que tem dado à comunicação social e ouvi-lo é excelente. Pena é que os entrevistadores televisivos por vezes é estão "sempre com uma pressa do tempo" que não o deixa acabar, bem como a sobreposição das perguntas. 

Outro dado que vislumbrei igualmente há muito tempo é a política e alguns politiqueiros meterem-se na ciência e sem perceberem que esta é feita de avanços e recuos e poucos são os governos que apoiam os investigadores. que de três em três anos ou de cinco em cinco anos andam o tio ao tio. VERGONHOSO!!!!

Quanto aos negacionistas de isto e mais aquilo que o sejam, mas que respeitem quem não entra nestes pregões. Se o uso da máscara é obrigatória em espaços fechados e também nos transportes públicos devem obedecer a quem os avisa e não partirem para a agressão como ocorreu nesta malfadada linha de Sintra.

Também culpam os jovens que se juntam em magotes ao ar livre e os velhos que igualmente em magotes com a máscara só a tapar a boca passam a vida nas grandes superfícies e em jardins a jogarem às cartas? 

Enfim meus amigos há coisas que me tiram do sério, a sério mesmo!!!


12 comentários:

  1. Como eu a compreendo. Não há Pandemia? Na minha modesta opinião... é Mentira.
    .
    Um dia feliz … cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Lê bem o que ele diz porque sendo ele um virologista de renome a mesma já está a passar a ENDEMIA e o que esta é e o que representa.
    Quanto ao que eu escrevi obrigado por compreenderes.
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. quem dera que fosse verdade, mas a 5ª vaga está aí...
    Um beijinho e continuação de boa semana!
    http://endlessfeelingsoficial.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vírus não acaba haverá mais infecções mas estando vacinados e cumprir as regras impostas haverá muito menos internamentos e mortos.
      Como acredito muito na ciência mais do que os que se armam em especialistas e não percebem nada. A mensagem não passa porque são tão poucos os que sabem falar ao povo.
      Dou-te um exemplo: dizem para que os elegíveis já podem tomar a 3ª dose. São poucos os os noticiários que decifram isso...ou seja são todos elegíveis os que já tomaram a segunda dose há seis meses-180 dias.
      Eu apanhei em Julho e irei à 3ª só em Janeiro.
      Beijos e obrigado

      Eliminar
  4. Agora é sempre pandemia. Onde estão as gripes de outros nos que levaram muitos à morte? Ou agora mudou de nome?. Concordo que até não seja pandemia mas sim Edemia...

    Resta-nos termos muito cuidado! Gostei do tema!
    -
    Perco a noção do meu tempo
    -
    Beijo, boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A gripe é Gripe não mudou de nome e que matava imenso. Porque é que houve uma baixa drástica na mesma? Pelos cuidados que devemos ter e sobretudo pelo uso de máscara. Eu recordo o que era nos comboios que espirravam e tossiam que era obra e sem qualquer respeito pelos outros. Um chuveirada tremenda. Eu sempre que a minha renite aparecia tossia e espirrava para um lenço. O que faço até hoje. Já não é obrigatório o uso de máscara mas eu ponho sempre que me deparo com um grupo e mais à frente tiro. Espaços fechados sempre.
      É tão simples como isso.
      Beijocas e um bom dia

      Eliminar
  5. É preciso saber interpretar as várias situações decorrentes do Covid-19. E se há pessoa que sabe, Pedro Simas é uma delas.
    Ou será que Simas era apreciado por muitos quando dizia, e bem, que estávamos em pandemia, deixou de o ser porque diz algo diferente.
    Sim, a situação passou a ser endémica e não pandémica.

    Quanto às coisas que te tiram do sério ... muito teria a dizer mas não tenho espaço.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo e o maior problema é que a mensagem não passa.
      Beijocas e um bom dia

      Eliminar
  6. Portugal é um exemplo.
    No bom sentido.
    Porque passou a viver e conviver COM o vírus.
    Com uma taxa de vacinação invejável.
    Quando queremos somos mesmo craques!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim porque quando se quer há que unir e não desunir. quando oiço barbaridades com calma explico o que sei e até digo mais, em pânico nada se consegue e baixa muito as nossas defesas:)
      Hoje no café um senhor estava a falar da vacinação e com muita certeza dizia que era "elegível" porque já tinha 83 anos. O X dono do café disse-lhe para me perguntar:)) Mostrou-me o cartão da toma das duas vacinas. Expliquei e o senhor ficou espantado porque elegível não é a idade mas sim 6 meses depois da toma da segunda dose. Idade seria se não tivesse apanhado a vacina. É nisto que o Pedro Simas quando dá a sua opinião no corre-corre televisivo refere.
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  7. H+a anos que não andava num comboio da linha de Sintra...andei um dia destes e, acaso ou não, em termos de uso da máscara não achei que houvesse abusos. Pior mesmo é no Algarve. Os sacanas dos turistas - 99,9% - não usam em lado nenhum. E, pior, ninguém lhes diz nada!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim nesta linha de Sintra realmente não há o abuso de não terem máscaras.
      Por acaso também tive de ir à Amadora e no regresso quatro jovens italianas vinham com a máscara e uma com ela a meio gás(mal posta) mas houve quem lhe chamasse à atenção mesmo não sabendo a língua...EU:))) e agradeceu.
      Beijocas

      Eliminar