sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

GESTOS SIMPLES

Como já vos disse, nesta época compro apenas umas caixas de bombons, já que as restantes lembranças  para os meus é durante o ano e guardadas no baú.

As ditas ficam ali à porta da entrada, devidamente embrulhadinhas e são sempre para quem eu vir que merece ser surpreendido.
Pois bem, ontem e hoje foram as duas últimas.
Há duas semanas que a varredora da minha rua é nova por aqui. Sempre a cumprimentei coisa que muitos não fazem. Uma mulher curtida pelo tempo, muito mais alta do que eu, pesada no seu andar mas que faz bem o seu serviço tão árduo e que muitos não respeitam, porque deitam para o chão o que trazem e principalmente onde já tinha sido varrido!
Abeirei-me dela, cumprimentei-a e disse-lhe: não leve a mal mas o meu Pai Natal deixou isto para a Senhora, uma pequenina lembrança pela sua enorme utilidade, manter limpo o que todos sujamos.
Mas...ohhhhh minha senhora, nunca me fizeram tal e a chorar deu-me dois beijos!

A outra...
Há um jovem toxicodependente que dorme num vão de escada exterior de um prédio aqui bem próximo. Já o levaram para um acolhimento, já o ajudaram na igreja, já, já...mas prefere continuar na dele e dormir numa caixa de cartão embrulhado num cobertor!
Vai sempre para o seu abrigo por volta 22h ou 22,30.
Por vezes levo-lhe comida ainda quentinha, outras um maço de tabaco e à bocado fui levar-lhe a prendinha e disse-lhe que tinha sido do Pai Natal! Fiquei tão feliz com o seu sorriso!

Coisas reais desta doida que vos deseja uma boa ceia riam, riam, confraternizem em abraços carinhosos, beijos, afagos e pensem que vale a pena viver a 100% um dia de cada vez fazendo "GESTOS tão simples!

Beijos para quem por aqui passar!
Escrito e feito a 23 de Dezembro de 2006
🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄🎄

Hoje a varredora da rua é outra mais jovem a quem dou durante o ano e sempre que posso algo de comer(bolo, sandes, etc) . Falo com ela e já melhorou muito o seu português porque é mexicana. Por vezes é mal tratada por gente parva e digo-lhe para não ligar.
Do jovem que falo, hoje muito mais crescido, largou as drogas e trabalha numa associação. Raramente o vejo mas quando acontece fala comigo e nem parece o mesmo.
Desde que moro aqui faço "sonhos de abóbora" também distribuo pelos vizinhos ou seja:
Continuo a "ser como sou e não sei deixar de o ser"
BOM FIM DE SEMANA

13 comentários:

  1. " O MEU APLAUSO " " O MEU ELOGIO "

    São nas duas frases que me apetece deixar
    .
    Cumprimentos natalícios
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo e é a mais pura verdade e se todos o fizessem o mundo seria bem melhor.
      Beijos e um bom sábado

      Eliminar
  2. Amiga...desde a lindíssima imagem que tens no cabeçalho deste teu acolhedor espaço, até ao escrito de agora, passando pelo que escreveste há 15 anos atrás, existem tantos e tão nobres sentimentos que sinto um nó na garganta.

    Porque será que essa "máscara" ( no bom sentido, entenda-se) que afivelaste em ti e te deu a alcunha de TIR, é tão diferente da pessoa que na verdade tu és?!?
    Eu sei, por vezes levamos tudo na nossa frente, mas é apenas quando as injustiças, as discriminações sociais e a dor da impotência, vemos apartar da sociedade tão hipócrita, os seres menos favorecidos pela sorte e pela condição do seu nascimento.
    Olha, vou ficar por aqui, pois acho que me entrou um cisco para os olhos e não estou a ver nada na minha frente.

    Igualmente, para ti, um bom fim de semana e que nunca deixes de fazer esses pequenos gestos simples, pois são eles que te fazem GRANDE!

    Beijocas e um apertado abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Antonieta aka Janita...o raio do Blogger voltou a bloquear-me a conta. Não quis nem poderia, deixar de te vir dizer isto, fosse eu a Rainha do Sabá!! :))

      Eliminar
    2. Janita amiga não te aborreças com o Blogger porque ele deve é estar apaixonado por ti.:)
      Desde 2006 mais ou menos que ando neste mundo de cabos e passados alguns num dos "cadernos de bolso" que frequentava e que resolveu desaparecer, é que me rebatizaram por TIR o que achei imensa graça porque desde pequena e defensora dos mais fracos e pelo muito que aprontei e ainda apronto o meu pai apelidou-me de TIR. Nunca tinha falado disso e o certo é que acertaram.
      Ajudar e ou contribuir com dinheiro não é a minha praia porque desconfio e não acredito nos que gerem associações e afins. Contribuo apenas para umas TRÊS OU QUATRO que merecem a minha confiança.
      Quem me conhece sabe bem como funciona este TIR:) e saiam da frente quando acho que tenho toda, mas toda a razão e nunca fui de nham, nham que por vezes soam-me tão falsos.
      Beijocas e obrigada Maria Antonieta, desculpa Janita Rainha do Sabá:)))))

      Eliminar
  3. Bom dia
    Gestos simples, mas maravilhosos, que não só no Natal como durante todo o ano são muito raros.
    Um bem haja.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim Rosario e sou mesmo assim, gestos até onde os meus braços chegam e durante todo o ano.
      Beijos e um bom sábado

      Eliminar
  4. Leio-te e... gosto muito da tua forma de ser, Fatyly.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado AC e faço minhas as tuas palavras porque tomara eu escrever como tu e como gosto tanto.
      Beijos e um bom sábado

      Eliminar
  5. Tão bonito o de 2006 e desde então, Natal é isto, e ler aqueceu-me um bocadinho por dentro porque às vezes nesta altura fico triste a pensar nos que já cá não estão e o bom nos outros ajuda muito
    um beijinho muito grande Fatyly

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre fui assim amiga "redonda" e sem te querer influenciar em nada digo-te que dos meus que já partiram continuam a fazer parte de mim mas não fico na tristeza, porque todos eles não o queriam sobretudo o meu pai, o meu irmão João e a minha querida Maria Rosa que me viu nascer. Mais te digo o que penso e faço, eles já estão no descanso e nós devemos continuar a lutar e a viver com esperança e sobretudo otimismo um dia de cada vez. Isto não é nenhuma lição de moral coisa que sempre detestei desde que me conheço porque somos todos, mas todos diferentes mas tão iguais.
      Beijos e um bom sábado

      Eliminar
  6. Fiquei a admirá-la muito mais com estes pequenos grandes gestos. Isto sim, é partilhar e olhar para o lado sem indiferenças. Parabéns! 🌲💖👏
    *
    Devaneio que afeta a minha apetência.
    *
    Votos de um excelente fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre fui assim Cidália e tenho com cada história desde miúda por vezes relembrada pela minha mãe. A pobre coitada partiu algumas réguas da costura em mim e por causas que eu defendia os mais fracos. Ainda hoje o faço. Enfim como fui gémea até o meu irmão ou irmã (não sei) fugiu e nasci eu com quase 5kgs e com uma força que coitada da minha conta isto milhares de vezes.
      Beijos e um bom sábado
      B

      Eliminar